Download Free Metodologias De Ensino Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Metodologias De Ensino and write the review.

Este livro, organizado por Blasius Debald, apresenta o que há de mais atual em educação: aprendizagem ancorada em metodologias ativas e em tecnologias inovadoras que coloca o aluno como protagonista. Indicada para professores, gestores e estudantes de licenciatura, esta obra propõe uma análise do cenário de transformações vivenciadas no ensino superior, a partir da experiência bem-sucedida de inovação curricular, estrutural e metodológica da UniAmérica.
O livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da Matemática, e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.
As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo "Programa Ciências na Escola", fi - nanciado pelo CNPq, intitulado "Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científi co e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências", que fora aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao planejar esta obra, pareceu-nos uma boa oportunidade colocar em perspectiva algumas metodologias, abordagens e estratégias de ensino discutidas no GPAMEC, a fim de tornar disponíveis os instrumentos e os conhecimentos adquiridos quando se desenvolvem aulas consideradas ativas, especialmente no ensino de Ciências, que, por vezes, são mal compreendidas pelos licenciandos e professores da educação básica. Não se trata, contudo, de uma obra de investigação, mas de uma tentativa de tornar amplamente disponíveis os procedimentos, abordagens, estratégias e ações, e, antes de mais nada, os questionamentos e reflexões para tornar o ensino de Ciências mais ativo e participativo por parte dos alunos. Os textos que constituem os capítulos deste livro foram escritos para os licenciandos, pós-graduandos e professores de Ciências, e servem apenas como material de apoio. Tais textos são indicações e orientações a partir dos trabalhos consolidados na literatura e nos diferentes grupos de pesquisa. Por isso, não existe uma preocupação em oferecer muitos exemplos ou aprofundar a produção teórica e acadêmica sobre tal temática, uma vez que ela ainda é escassa para o ensino do Ciências.
Transformar a educação tem sido pauta constante na contemporaneidade. A importância de repensar novos formatos para a sala de aula, espaços de aprendizagem, a necessidade de oferecer experiências significativas e engajadoras aos estudantes permeiam o fazer pedagógico, que se torna cada dia mais desafiador. A proposta deste livro é inspirar os docentes na construção de um novo olhar, em busca de uma educação que faça sentido para os alunos e que ressignifique o papel da escola por meio de metodologias ativas.
Temos o prazer de lançar o primeiro livro internacional do ano de 2022 voltado a área do desenvolvimento, que tem como título Principles and concepts for development in nowadays society, essa obra contém 152 artigos voltados a área multidisciplinar, sendo a mesma pela Seven Publicações Ltda. A Seven Editora, agradece e enaltasse os autores que fizeram parte desse livro. Desejamos uma boa leitura a todos
No campo educacional, seguimos com muitos desafios em proporcionar uma prática educativa voltada para a experiência significativa dos estudantes. Em diferentes realidades sociais e culturais, bem como em distintos segmentos de ensino, é bem verdade que a Educação segue sendo desvalorizada do ponto de vista socioeconômico e cultural. O peso de antigos paradigmas educacionais, a falta de investimentos e reconhecimento de profissionais, as mudanças tecnológicas, tendem a aumentar os obstáculos. O propósito desta obra, frente a esta realidade, é provocar reflexões e dialogar sobre a ação criativa e ativa das práticas pedagógicas, entendendo os desafios e as sobrecargas da docência e das demandas socioemocionais atuais. Nesta leitura, o diálogo versará pelos seguintes tópicos: - O que são metodologias ativas e qual a correlação destas com a busca de um olhar crítico frente a paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade; - Quais as possibilidades que a visão sistêmica das metodologias ativas nos traz, como a forma individualizada e personalizada do processo de aprendizagem e do ensino adaptativo, inclusive sob a perspectiva de inteligências múltiplas; - Frente a um olhar focado na aprendizagem significativa, quais as contribuições dos pilares da Educação da UNESCO, da BNCC e da Avaliação Formativa; - Quais as competências necessárias do docente para que este possa ativar, provocar e desenvolver junto aos estudantes a melhor e mais significativa experiência de aprendizagem; - Como ampliar e aprimorar a prática por meio de um repositório de metodologias ativas e da relação destas com o ensino híbrido (aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, aprendizagem em pares, modelo de rotação – rotação por estações, laboratórios rotacionais, rotação individual, sala de aula invertida); - Quais as contribuições extras para o campo da Educação, no que envolve design thinking, cultura maker, gamificação, STEAM. E também sob a perspectiva da Educação Empreendedora para a vida, bem como da Educação 4.0 e as nuances de um novo cenário de sociedade presente e futura. Além disso, temos uma surpresa neste livro! Compartilharemos uma ferramenta muito especial: um mapa de planejamento de metodologias ativas, atrelado à BNCC e outras diretrizes educacionais, para você usar nos seus projetos e nas suas aulas.
Acompanhamos, nos dias atuais, discussões a respeito de dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Básica em diferentes instâncias da sociedade brasileira. De modo geral, tais dificuldades têm sido observadas em relação aos estudantes, aos professores e às instituições de ensino. Por outro lado, a formação continuada em Educação Matemática tem contribuído para o enfrentamento dessas dificuldades, fomentando a construção de novas práticas para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os estudos na área de formação de professores que ensinam Matemática avançaram no entendimento em relação ao que pensa, sabe e sente o professor, e seus resultados apontam outra perspectiva para a formação, sendo entendida como um processo de desenvolvimento ao longo de toda a vida. A articulação entre teoria e prática, saberes específicos e saberes pedagógicos, a partir de atividades que promovem a reflexão e o trabalho colaborativo na Educação Básica são objetos de estudo e pesquisa. Metodologias de Ensino em Matemática: ações na Educação Inclusiva converge esses ideais em uma obra repleta de experiências que envolvem professores e estudantes em momentos de aprendizagem matemática.
This book constitutes the thoroughly refereed proceedings of the 7th Iberoamerican Workshop on Human-Computer Interaction, HCI-Collab 2021, held in Sao Paulo, Brazil, in September 2021.* The 15 full and 4 short papers presented in this volume were carefully reviewed and selected from 68 submissions. The papers deal with topics such as emotional interfaces, usability, video games, computational thinking, collaborative systems, IoT, software engineering, ICT in education, augmented and mixed virtual reality for education, gamification, emotional Interfaces, adaptive instruction systems, accessibility, use of video games in education, artificial Intelligence in HCI, among others. *The workshop was held virtually due to the COVID-19 pandemic.
Em tempos que tudo muda, evolui, inova e, de forma muito rápida, a educação não pode e não vai ficar de fora. Por isso a escolha do tema metodologias ativas, já que representa um dos pontos chaves da educação do século XXI. Abordando procedimentos de ensino mais dinâmicos e centrados no aluno, valorizando e incentivando a participação dele no próprio processo de aprendizagem – na formação humana e profissional. Este livro reúne 11 artigos de diversos autores que individualmente ou em equipe contribuíram com seus conhecimentos abordando as metodologias ativas na educação, cada qual na sua área de atuação ou de interesse, ora fazendo abordagens teóricas, ora aplicada. Como não houve uma pretensão de selecionar capítulos previamente, os autores ficaram livres para escreverem sobre o que quisessem dentro da linha de metodologias ativas. Como resultado, apresentamos capítulos independentes que podem ser lidos na ordem de preferência do leitor, lembrando que todos tratam da mesma temática: a importância das metodologias ativas na conjuntura em que a educação se encontra. Primeiramente, o livro apresenta uma discussão sobre a aplicabilidade das práticas educativas e pedagógicas evidenciando o que elas são e, apresentando alguns dos pensamentos sobre essas práticas, que acabam por refletir no contexto escolar em que estão inseridas, com o intuito de provocar o debate sobre as práticas pedagógicas no cotidiano, tanto dentro como fora da escola. A educação e as metodologias ativas no contexto do ensino público brasileiro são o assunto do segundo capítulo, fazendo uma análise histórica valiosa, apresentando a conceituação de metodologias ativas e a utilização deste recurso na educação básica, no ensino profissionalizante e no ensino superior. Emergindo desafios e perspectivas sobre a importância de adotar métodos inovadores no processo educativo da esfera pública. Já o próximo capítulo foca na análise das metodologias ativas no ensino superior, discutindo sobre as práticas pedagógicas e seus métodos no ensino superior, e também apresentando caminhos para a utilização de metodologias ativas na modalidade educacional. O quarto capítulo analisa a importância das condições de produção textual nas atividades do tipo tarefa do Moodle na visão de Geraldi. O trabalho contextualiza a modalidade de educação a distância e do ambiente virtual de aprendizagem, assessorado pela utilização da atividade tarefa da ferramenta Moodle. Seguidamente, o capítulo cinco discorre sobre o modelo “aprendizado baseado em problemas”. Investigando a contribuição das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos na educação básica, com ênfase na ampliação e discussão da qualidade do ensino. Propondo uma reflexão do uso da resolução de problemas como apoio ao ensinar e ao aprender, como estratégia para tornar o ensino-aprendizagem significativos aos envolvidos. O capítulo seis traz a utilização da metodologia ativa por meio da aprendizagem baseada em projeto, a qual permite o aluno a desempenhar um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem, abrangendo maior iniciativa e autonomia, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Posteriormente, apresenta-se a sala de aula invertida no ensino on-line e suas estratégias de envolvimento do professor-tutor, bem como das ferramentas utilizadas para uma aprendizagem mais autônoma e efetiva, na qual a tecnologia é fator imprescindível no processo de educação a distância. Em seguida, encontra-se preposições teórico-práticas por meio das metodologias ativas no âmbito da educação física e saúde, em que o autor realça a importância da disciplina educação física como componente curricular na educação básica, que, de acordo com a Política Nacional Comum Curricular frisa a contemplação dos temas contemporâneos transversais na busca da melhoria da aprendizagem. Por fim, o livro reúne três capítulos que tratam da bioacústica e como ela pode servir de eixo didático permitindo trabalhar vários conceitos importantes ao currículo educacional. Iniciando com a conceituação da bioacústica e uma abordagem da relação das sociedades humanas com a paisagem sonora, como a habilidade da escuta ativa pode ser ampliada à nossa volta, bem como, da importância da escola e de educadores na tarefa de dar voz aos alunos ou a natureza. Em seguida, explora-se o potencial da bioacústica como temática para a educação ambiental, exemplificando o uso de metodologias ativas através do envolvimento com animais silvestres e domésticos. Completando com a descrição da relevância do som na vida humana, com a relação que os homens têm com o som em termos linguísticos e musicais e, as consequências desse processo. Boa leitura!