Download Free Institucionalizacao Dos Estudos Da Linguagem Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Institucionalizacao Dos Estudos Da Linguagem and write the review.

A realização do Seminário de Estudos Linguísticos, Literários e En- sino de Línguas (SEELLEL) se provou pela crescente necessidade, por parte dos pesquisadores, acadêmicos do curso de Letras da UEG Câmpus Morrinhos e do POSLLI, além de professores da educação básica, de refletir sobre os campos da Linguística, da Literatura e do ensino- aprendizagem de línguas. Não há como negar, na atualidade, a necessidade de se apresentar aos acadêmicos do curso de Letras e pós-graduandos, práticas outras de leitura e de trabalho com a materialidade linguística em sala de aula. Nesse sentido, o trabalho com as várias manifestações de linguagem deve ocupar um espaço singular nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Por essa razão, consideramos relevante que os acadêmicos tivessem a oportunidade de assistir a conferências, a palestras, a minicursos e a comunicações individuais sobre a temática do SEELLEL para que possam se conscientizar das diversas possibilidades de se ensinar e aprender Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura na contemporaneidade.
Os estudos da linguagem encontraram terreno fértil no Brasil. Historicamente, a coexistência de diferentes povos, culturas e línguas resultou na diversidade cultural, étnica e linguística, densamente heterogênea, que caracteriza os brasileiros e as línguas faladas no Brasil. O português brasileiro sofreu influência indígena, africana, de imigrantes europeus e asiáticos, fatores, dentre outros, que condicionaram a formação de nossas variedades. Assim, vários são os pesquisadores e os centros de pesquisa de excelência que contribuem para o desenvolvimento da Linguística e para a descrição das línguas naturais, em especial, o português brasileiro. Esta obra tem o propósito de se alinhar a essas pesquisas e de ser um contributo para a compreensão de fenômenos linguísticos diversos, sob diferentes perspectivas teóricas, em diferentes níveis de análise, desde os que tratam de fenômenos sintáticos e discursivos àqueles que tratam de argumentação, ensino de língua e políticas linguísticas
Entendendo os estudos da linguagem como um campo inter(trans)disciplinar, temos uma agenda bastante ampla acerca de estudos teóricos e aplicados no campo das Linguísticas. Da Linguística Teórica à Linguística Aplicada, o objeto de estudo é sempre a língua(gem) em que se transgride fronteiras disciplinares convencionais, objetivando desenvolver novas agendas de pesquisa encabeçadas por uma ampla variedade de disciplinas que nada tem de subalternas, mas de poderosos caminhos para ação. Estas estão em célebres discussões subsidiando uma a outra para estabelecer diálogos profícuos nos diversos campos de investigação, trazendo consigo o caminho intercambiável em diferentes áreas do conhecimento, de soluções para problemas linguísticos socialmente relevantes e de construções conceituais conjuntas. Esta obra agrega saberes com o produto do olhar subjetivo de cada pesquisador e contribui para a ampliação da pesquisa científica e acadêmica sobre o fenômeno da língua(gem), compilando importantes pesquisas e olhares sobre o fenômeno que nos constitui como atores sociais: a língua(gem).
Como disciplina acadêmica, a Análise de Discurso se desenvolveu e hoje está institucionalizada no Brasil. A disciplina faz parte de componentes curriculares de cursos de graduação e pós-graduação de norte a sul do país, é objeto de grupos de pesquisas e possui ampla produção intelectual que a discute. Por conta de sua institucionalização, a AD tem extrapolado os espaços dos estudos da linguagem e cada vez mais tem sido uma metodologia buscada por interessados de diversas áreas. Pesquisadores do direito, da comunicação, do serviço social, da psicologia, da enfermagem, entre tantas outras, têm procurado pensar seus objetos por meio da linguagem e têm recorrido aos construtos teóricos da AD. Ao propor uma metodologia de análise não pretendemos cair na ilusão da completude. Não se diz tudo na língua. Há sempre o espaço do não-dito, das brechas e das fissuras inerentes à sua estrutura. Trata-se apenas de uma proposta metodológica, recortada em determinado momento, sob certas circunstâncias histórico-sociais e por um determinado sujeito do discurso. Seria contra a própria natureza do discurso entrar no engodo da univocidade entre ideias e signos ou na falácia do fechamento definitivo do sentido. Temos a certeza de que ao sistematizar uma proposta metodológica de análise o fazemos para atender à necessidade do nosso próprio fazer de analista de discurso e de responder à vocação do sujeito-professor, que é a de indicar caminhos sempre. Foi na sala de aula que essa lacuna se fez sentir. É para a sala de aula que este material foi pensado. Este livro foi pensado para ser, portanto, uma obra didática. Esta é a segunda edição, revista e ampliada, incluindo agora um Glossário de Análise de Discurso.
Este livro aborda temas gerais de linguística em que o falante desempenha um papel essencial. São estudadas as relações entre a linguagem e as línguas, entre a língua e a realidade, entre a língua, a cultura e a sociedade, entre a língua e o pensamento. São abordados, também, os fenômenos da aquisição da linguagem, da tradução, da voz, do distúrbio de linguagem e da metalinguagem, entre outros assuntos. O esforço do autor, inspirado nos trabalhos de Saussure, Jakobson e Benveniste, se volta para a abertura da linguística às áreas conexas, o que coloca em debate o isolamento disciplinar da Linguística em virtude de sua crescente especialização. A intenção é, enfim, expor aos linguistas, sem dúvida, mas também aos não linguistas, interessados na linguagem humana, grandes “problemas” que rondam os estudos da linguagem.