Download Free Influencia Da Pandemia Para Os Trabalhadores Da Educacao Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Influencia Da Pandemia Para Os Trabalhadores Da Educacao and write the review.

A pandemia de COVID-19 causou mudanças nas rotinas de profissionais no mundo todo. Em especial na educação, o ensino dos alunos e o trabalho dos profissionais, docentes e técnicos foram afetados por essas mudanças. Nesse sentido, é proposto o seguinte trabalho, que tem como objetivo geral analisar as influências da COVID-19 na rotina de trabalho dos profissionais da educação, no contexto de uma universidade pública federal, bem como propor estratégias de gestão de pessoas que contribuam para a saúde e o bem-estar desses profissionais. A análise dos dados foi feita a partir da metodologia de análise de conteúdo. Podemos inferir deste estudo que a pandemia afetou física e psicologicamente os trabalhadores da educação. Em função do isolamento social, a falta do convívio com os colegas bem como as relações pessoais foram prejudicadas. Também, a organização do tempo tornou-se um desafio para os trabalhadores da educação, que, além do aumento de trabalho e de carga horária, tiveram que se adaptar ao ensino e trabalho remotos. Identificar fontes de risco psicossocial que podem conduzir os trabalhadores da educação ao estresse e ao adoecimento, durante e após a pandemia, apresenta-se como uma importante tarefa para os gestores. Desse modo, faz-se necessário a adoção de medidas de proteção, capazes de reduzir os impactos da COVID-19 na saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente, no trabalho dos profissionais da educação, oportunizando mais qualidade de vida.
A emergência de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe repercussões multidimensionais e transescalares e se tornou responsável por significativas mudanças na realidade humana, devido ao transbordamento de uma série de crises do campo epidemiológico para outras áreas, com significativos efeitos assimétricos no tempo e no espaço, incluindo de modo preocupante no campo de Educação. Tomando como foco a relação da pandemia com a Educação, o presente livro, “Educação, Ensino Superior e a pandemia da COVID-19” tem como objetivo geral analisar os impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior desde a emergência e rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 a partir de uma leitura combinada de temas. Esta obra foi realizada com a participação de um seleto grupo de quinze pesquisadores do campo de Educação de distintas nacionalidades e origens institucionais em universidades públicas e privadas, demonstrando a relevância de um trabalho coletivo com contribuições das agendas de pesquisa que partem de estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil até chegarem ao México. A natureza exploratória, descritiva e explicativa deste livro é o alicerce para uma abordagem qualitativa em termos de análise dos impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior advindos da difusão da pandemia da COVID-19, trazendo assim um olhar engajado dos pesquisadores e sujeitos sociais em suas realidades educacionais que combina a abstração e empiria Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma convergente lógica discursiva dedutiva que se fundamentou no uso de diferentes recortes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos para levantar e analisar os dados e informações sobre a relação COVID-19, Educação e Ensino Superior em cada um dos capítulos com temáticas empíricas específicas. O núcleo ontológico deste livro fundamenta-se no estudo da relação entre a pandemia da COVID-19 entre o campo Educação, focalizando seu olhar específico no Ensino Superior, por meio de um conjunto de capítulos que versaram respectivamente sobre os seguintes temas: formação e educação integral; pedagogia da pandemia; Ensino Superior pré-pandemia e pós-pandemia; gestão do Ensino Superior; bem como, ensino remoto, educação a distância e aulas por vídeo conferência no Ensino Superior. Ao conciliar a pluralidade autoral, teórica e metodológica, esta obra é indicada para um amplo público de leitores, tendo sido escrita com uma linguagem que concilia a tecnicidade científica ao jargão popular, de modo a apresentar-se como uma leitura instigante ao debate multidisciplinar e amplamente acessível, tanto para um público leigo, quanto para um público especializado de pesquisadores e acadêmicos da área educacional.
A difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe amplos impactos de natureza complexa e multifacetada na realidade humana, repercutindo em transformações significativas no dia-a-dia em diferentes campos, inclusive no educacional. Partindo da análise crítica sobre as transformações engendradas pelos novos protocolos sanitários no campo educacional diante da pandemia multilateral de um novo coronavírus é que, surge de modo oportunista, o presente livro “Ensaios sobre a Educação em tempos de COVID-19”. Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por um conjunto seleto de educadores e pesquisadores, esta obra tem como objetivo analisar a nova realidade educacional no contexto da pandemia da COVID-19 a partir de um criterioso olhar, fundamentado na capacidade dialógica e na pluralidade temática. Os debates fornecidos por este livro compilam uma reflexão desenvolvida em rede de modo colaborativo e que é amalgamado pela pluralidade do pensamento e pela diversidade de experiências de profissionais oriundos de instituições público e privadas de ensino do Brasil e da Colômbia. Por um lado, no recorte metodológico, a agenda exploratória, descritiva e explicativa desta obra foi alicerçada em uma convergente triangulação metodológica qualitativa de procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e de hermenêutica educacional na análise de dados. Por outro lado, no recorte teórico, os principais marcos epistemológicos utilizados trazem um pluralismo teórico e conceitual que se fundamenta nos paradigmas reflexionista e socio-construtivista, repercutindo em uma análise em que os sujeitos sociais têm voz ativa nos processos educacionais. Organizado em cinco capítulos, o presente livro traz como temas centrais de discussão, no contexto dos impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, as agendas de investigação sobre isolamento social, ensino remoto, Ensino Básico e Superior, Educação Especial, Educação e analfabetismo, bem como sobre a política educacional e a gestão subnacional. Fruto de um olhar crítico e reflexivo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 sobre as realidades educacionais dos sujeitos sociais, o presente livro apresenta um panorâmico debate sobre dilemas e estratégias existentes no campo educacional desde o Ensino Básico até o Superior, razão pela qual é indicado para apreciação de um amplo público interessado.
A rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 trouxe significativas inflexões na realidade humana, impactando assimetricamente diferentes áreas, inclusive a educacional que passou por significativas transformações, a qual se tornou objeto de pesquisa neste livro a partir da visão privilegiada dos docentes. Tomando como referência esta temática, o livro, “COVID-19: Educação e a Ótica Docente”, apresenta relevantes debates sobre os impactos da pandemia da COVID-19, por meio do prisma analítico da comunidade docente, com o objetivo de discutir os desafios e possibilidades da Educação lato sensu e tomando como foco a complexa realidade brasileira. Fruto de um trabalho coletivo engendrado por dez pesquisadoras e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e experiências docentes, oriundos de instituições públicas e privadas das regiões Nordeste e Sudeste do país, a presente obra traz um rico olhar multidisciplinar sobre as repercussões da pandemia, bem como as transformações da área educacional sob o olhar docente. Organizado em sete capítulos, o presente livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e robustecidos por uma diversidade de apreensões empíricas. Por um lado, a caracterização metodológica das distintas pesquisas apresentadas neste livro é identificada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e por uma abordagem qualitativa quanto aos meios, tendo no método teórico-histórico-dedutivo o fundamento para a utilização de distintos procedimentos de levantamento e análise de dados. Por outro lado, as discussões sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional são articuladas por cinco diferentes marcos teórico-conceituais aglutinadores, respectivamente identificados pela percepção dos docentes, a prática pedagógica em tempos de pandemia, os desafios e trilhas alternativas de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como a saúde mental docente. Construída por meio de uma abordagem que concilia teoria e empiria, bem como focalizada em uma aprazível leitura, a presente obra é indicada para um amplo público, seja de acadêmicos e profissionais da área educacional, seja de pais e alunos, contribuindo assim para a valorização de novos conhecimentos sobre a realidade educacional tão pouco explorada e impactante no contexto da pandemia da COVID-19.
A inesperada difusão da pandemia de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) gerou significativas inflexões na realidade humana em uma periodização temporal curta, por meio do transbordamento de múltiplas crises e transversais materializações espaciais de natureza multiescalar. Caracterizada por uma dinâmica de relativa compressão espaço-temporal, a pandemia da COVID-19, muito rapidamente se tornou em um fenômeno complexo de natureza glocal devido à fluida interdependência da contaminação e dos seus efeitos entre as escalas global e local, o que repercutiu na conformação de problemas parecidos e em eventuais soluções abertamente compartilhadas. Partindo da natureza glocal da pandemia e suas repercussões no contexto educacional lato sensu, o presente livro foi propositalmente intitulado como “COVID-19 e Educação: Debates entre o Global e o Local” tendo como objetivo analisar diferentes agendas temáticas na Educação a partir de distintas espacializações que partem do internacional e chegam ao intra-nacional. Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma linha multidisciplinar de debates temáticos relacionados ao contexto educacional durante a pandemia da COVID-19 que foi construída a partir de um plural recorte teórico-conceitual e com base em distintas abordagens metodológicas que valorizaram, tanto um discurso teórico, quanto uma análise empírica. Os capítulos apresentados nesta obra trazem uma abordagem exploratória dos impactos da pandemia da COVID-19 no campo educacional a partir de discussões relacionas à governança global da educação durante a pandemia no contexto mundial, estudos de casos de respostas nacionais, a realidade educacional brasileira frente à COVID-19 e políticas de avaliação educacional em larga escala nas distintas macrorregiões brasileiras. Fruto de um trabalho coletivo realizado um conjunto de 14 pesquisadores com distintas formações acadêmicas, experiências profissionais e oriundos das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, a presente obra traz uma leitura multidisciplinar e plural sobre os problemas glocais no campo educacional frente à difusão da pandemia da COVID-19. As discussões ora apresentadas nesta obra justificam leitura em função da lacuna científica de publicações no assunto e da própria relevância empírica do objeto de estudo, uma vez que a Educação se tornou em um dos campos mais afetados pelos impactos multitemáticos e transescalares da pandemia da COVID-19, projetando uma série de desafios e respostas públicas e privadas.
This book is a novel contribution to academic discourses on the coronavirus (COVID-19) crisis and how it has impacted societies globally. It proffers an overview on the social development and political measures, from both the Global North and Global South, to prevent COVID-19's spread. It illuminates major social, political and economic challenges that already existed in different contexts and which are also currently being amplified by COVID-19. Curiously, this global pandemic has opened spaces for different actors, across the globe, to begin to fundamentally question and challenge the hegemony of the Global North, which sometimes is evident in social work. Linked to the foregoing and while reflecting beyond the pandemic and into the future, the book proposes that social work must become more political at all levels, and strive to transform societies, global social development efforts, and economic and health systems. This contributed volume of 38 chapters discusses and analyses ethical, social, sociological, social work and social development issues that complement and enrich available literature in the socio-political, economics, public health, medical ethics and political science. It provides various case studies which should enable readers to gain insights into how countries have responded to the pandemic and learn how COVID-19 negatively impacted countries in different parts of the world. This book also provides a platform for the articulation of neglected and marginalized voices, such as those of indigenous populations, the poor, or oppressed. The chapters are grouped according to three main themes as they relate to research on the COVID-19 pandemic and social work in Africa, Asia, Europe, Latin America and North America: Analysis: Social Issues and the COVID-19 Pandemic Strategies and Responses in Social Work: Globally and Locally Outlook: Looking Ahead Beyond the Pandemic Intended to engage a global, diverse and interdisciplinary audience, The Coronavirus Crisis and Challenges to Social Development is a timely and relevant resource for academics, students and researchers in inter alia Social Work, Philosophy, Sociology, Economics, and Development Studies.
A emergência de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe repercussões multidimensionais e transescalares e se tornou responsável por significativas mudanças na realidade humana, devido ao transbordamento de uma série de crises do campo epidemiológico para outras áreas, com significativos efeitos assimétricos no tempo e no espaço, incluindo de modo preocupante no campo de Educação. Tomando como foco a relação da pandemia com a Educação, o presente livro, “Educação, Ensino Superior e a pandemia da COVID-19” tem como objetivo geral analisar os impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior desde a emergência e rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 a partir de uma leitura combinada de temas. Esta obra foi realizada com a participação de um seleto grupo de quinze pesquisadores do campo de Educação de distintas nacionalidades e origens institucionais em universidades públicas e privadas, demonstrando a relevância de um trabalho coletivo com contribuições das agendas de pesquisa que partem de estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil até chegarem ao México. A natureza exploratória, descritiva e explicativa deste livro é o alicerce para uma abordagem qualitativa em termos de análise dos impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior advindos da difusão da pandemia da COVID-19, trazendo assim um olhar engajado dos pesquisadores e sujeitos sociais em suas realidades educacionais que combina a abstração e empiria Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma convergente lógica discursiva dedutiva que se fundamentou no uso de diferentes recortes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos para levantar e analisar os dados e informações sobre a relação COVID-19, Educação e Ensino Superior em cada um dos capítulos com temáticas empíricas específicas. O núcleo ontológico deste livro fundamenta-se no estudo da relação entre a pandemia da COVID-19 entre o campo Educação, focalizando seu olhar específico no Ensino Superior, por meio de um conjunto de capítulos que versaram respectivamente sobre os seguintes temas: formação e educação integral; pedagogia da pandemia; Ensino Superior pré-pandemia e pós-pandemia; gestão do Ensino Superior; bem como, ensino remoto, educação a distância e aulas por vídeo conferência no Ensino Superior. Ao conciliar a pluralidade autoral, teórica e metodológica, esta obra é indicada para um amplo público de leitores, tendo sido escrita com uma linguagem que concilia a tecnicidade científica ao jargão popular, de modo a apresentar-se como uma leitura instigante ao debate multidisciplinar e amplamente acessível, tanto para um público leigo, quanto para um público especializado de pesquisadores e acadêmicos da área educacional.
O livro “COVID-19: Letramento, Educação Especial e Saúde Mental” trata-se do septuagésimo livro da Coleção Comunicação e Políticas Públicas, o qual tem como objetivo promover um amplo debate sobre um tripé temático muito pouco discutido no contexto de difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), embora com significativa relevância empírica no contexto educacional para o público de discentes e docentes. Tomando como referência o tripé temático do letramento, da Educação Especial e da Saúde Mental de discentes e docentes, este livro promove relevantes debates sobre os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19 ao contexto escolar e as consequentes estratégias e dilemas existentes no ensino remoto, permitindo assim refletir sobre a realidade educacional brasileira em temáticas tão pouco exploradas. Organizado com base em sete capítulos, a presente obra instiga uma pioneira leitura sobre temáticas consideradas relativamente marginais no debate público sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no campo educacional, fomentando assim não apenas uma análise descritiva dos desafios enfrentados, mas também uma análise prescritiva funcional para a gestão escolar e o policymaking da política educacional lato sensu. A compilação dos sete capítulos presentes nesta obra revela um trabalho coletivo de dezesseis pesquisadores com filiações em instituições de ensino superior público e privadas, oriundos de distintos estados das macrorregiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, contribuindo assim para a conformação de uma pluralidade de experiências acadêmicas em diferentes partes do país. Caracterizado por pesquisas com uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e estudos qualitativos quanto aos meios, o presente livro apresenta um convergente uso do método dedutivo, por meio da triangulação metodológica dos procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e de hermenêutica educacional na análise de dados. Os marcos epistemológicos utilizados no trabalho trazem um pluralismo téorico e conceitual que se fundamenta em um paradigma reflexionista e socio-construtivista, repercutindo assim em um padrão de discurso disciplinar comandado pelo campo teórico da Educação, no qual os sujeitos sociais têm voz ativa nos processos educacionais mesmo em um contexto crítico como da pandemia da COVID-19. Fruto de um olhar crítico e reflexivo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 sobre as realidades educacionais dos sujeitos sociais, o presente livro traz uma rica e plural contribuição sobre os dilemas e estratégias existentes no contexto de letramento, da Educação Especial ou mesmo na saúde mental de discentes e docentes, razão pela qual é amplamente indicado como leitura para um público leigo ou especializado nestas temáticas.
A difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe amplos impactos de natureza complexa e multifacetada na realidade humana, repercutindo em transformações significativas no dia-a-dia em diferentes campos, inclusive no educacional. Partindo da análise crítica sobre as transformações engendradas pelos novos protocolos sanitários no campo educacional diante da pandemia multilateral de um novo coronavírus é que, surge de modo oportunista, o presente livro “Ensaios sobre a Educação em tempos de COVID-19”. Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por um conjunto seleto de educadores e pesquisadores, esta obra tem como objetivo analisar a nova realidade educacional no contexto da pandemia da COVID-19 a partir de um criterioso olhar, fundamentado na capacidade dialógica e na pluralidade temática. Os debates fornecidos por este livro compilam uma reflexão desenvolvida em rede de modo colaborativo e que é amalgamado pela pluralidade do pensamento e pela diversidade de experiências de profissionais oriundos de instituições público e privadas de ensino do Brasil e da Colômbia. Por um lado, no recorte metodológico, a agenda exploratória, descritiva e explicativa desta obra foi alicerçada em uma convergente triangulação metodológica qualitativa de procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e de hermenêutica educacional na análise de dados. Por outro lado, no recorte teórico, os principais marcos epistemológicos utilizados trazem um pluralismo teórico e conceitual que se fundamenta nos paradigmas reflexionista e socio-construtivista, repercutindo em uma análise em que os sujeitos sociais têm voz ativa nos processos educacionais. Organizado em cinco capítulos, o presente livro traz como temas centrais de discussão, no contexto dos impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, as agendas de investigação sobre isolamento social, ensino remoto, Ensino Básico e Superior, Educação Especial, Educação e analfabetismo, bem como sobre a política educacional e a gestão subnacional. Fruto de um olhar crítico e reflexivo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 sobre as realidades educacionais dos sujeitos sociais, o presente livro apresenta um panorâmico debate sobre dilemas e estratégias existentes no campo educacional desde o Ensino Básico até o Superior, razão pela qual é indicado para apreciação de um amplo público interessado.
A rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 trouxe significativas inflexões na realidade humana, impactando assimetricamente diferentes áreas, inclusive a educacional que passou por significativas transformações, a qual se tornou objeto de pesquisa neste livro a partir da visão privilegiada dos docentes. Tomando como referência esta temática, o livro, “COVID-19: Educação e a Ótica Docente”, apresenta relevantes debates sobre os impactos da pandemia da COVID-19, por meio do prisma analítico da comunidade docente, com o objetivo de discutir os desafios e possibilidades da Educação lato sensu e tomando como foco a complexa realidade brasileira. Fruto de um trabalho coletivo engendrado por dez pesquisadoras e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e experiências docentes, oriundos de instituições públicas e privadas das regiões Nordeste e Sudeste do país, a presente obra traz um rico olhar multidisciplinar sobre as repercussões da pandemia, bem como as transformações da área educacional sob o olhar docente. Organizado em sete capítulos, o presente livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e robustecidos por uma diversidade de apreensões empíricas. Por um lado, a caracterização metodológica das distintas pesquisas apresentadas neste livro é identificada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e por uma abordagem qualitativa quanto aos meios, tendo no método teórico-histórico-dedutivo o fundamento para a utilização de distintos procedimentos de levantamento e análise de dados. Por outro lado, as discussões sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional são articuladas por cinco diferentes marcos teórico-conceituais aglutinadores, respectivamente identificados pela percepção dos docentes, a prática pedagógica em tempos de pandemia, os desafios e trilhas alternativas de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como a saúde mental docente. Construída por meio de uma abordagem que concilia teoria e empiria, bem como focalizada em uma aprazível leitura, a presente obra é indicada para um amplo público, seja de acadêmicos e profissionais da área educacional, seja de pais e alunos, contribuindo assim para a valorização de novos conhecimentos sobre a realidade educacional tão pouco explorada e impactante no contexto da pandemia da COVID-19.