Download Free Formacao De Professores Do Ensino Fundamental I Comunicacao Nos Cursos A Distancia Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Formacao De Professores Do Ensino Fundamental I Comunicacao Nos Cursos A Distancia and write the review.

A Educação a Distância para a formação inicial de professores para atuação na escola básica é ainda algo muito recente e merece atenção especial, dado que na literatura sobre essa modalidade de educação praticamente não há estudos que avaliem as experiências realizadas. Este livro pretende analisar o processo de ensino e aprendizagem na EaD e as possibilidades e limitações de um curso em que o tutor tem um papel central: apoiar os alunos no seu processo de construção do conhecimento da Geometria.
O Estudo Ora Apresentado Teve Como Objetivo Geral a Elaboração de Uma Proposta de Aperfeiçoamento Pedagógico Para os Professores de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina Utilizando os Recursos de Educação a Distância Pela Internet Tal Objetivo Foi Desdobrado nos Seguintes Objetivos Específicos Identificar as Técnicas Didáticas Adotadas no Processo de Ensino Aprendizagem no Curso de Administração Avaliar a Necessidade de Realizar Um Curso de Metodologia do Ensino Superior Para os Professores de Administração da Unoesc Bem Como a Aceitação da Internet Como Canal de Interação Para Sua Execução Conceber Um Curso de Metodologia do Ensino Via Internet Trata Se de Uma Pesquisa de Cunho Descritivo e Interpretativo Pois em Um Primeiro Momento Descreveu Se as Necessidades e Deficiências dos Professores Participantes em Relação ao Tema Metodologia de Ensino Superior Para em Um Segundo Momento Interpretar Tais Resultados Considerando a Posição de Docentes em Metodologia de Ensino Superior e Educação a Distância Bem Como a Literatura Pertinente O Delineamento da Presente Pesquisa Foi o Estudo de Caso Pois Se Pretenderam Estudar em Profundidade os Docentes de Uma Instituição de Ensino Superior em Particular no Referencial Teórico Verificou Se Que a Educação a Distância Surge Como Uma das Modalidades Alternativas Para Superar as Limitações da Aula Tradicional Tendo Corno Objetivo Maior o Fato de Proporcionar o Acesso a Educação Há Um Número Maior de Pessoas Dispostas a Utilizar Esta Modalidade Não Tradicional Típica da Era Industrial e Tecnológica A Educação a Distância é Vista Como Um Processo Educacional no Qual Uma Proporção Significante do Ato de Ensinar é Realizada por Alguém em Tempo e Espaços Diferentes do Aprendiz Existem Cursos Que Possibilitam ao Professor Uma Metodologia Didática Que Auxilie na Forma de Administrar e Dirigir Suas Aulas A Docência no Ensino Superior Requer Métodos e Técnicas Que Envolvam o Aluno no Curso de Administração Isto Se Torna Uma Necessidade Premente Pois as Disciplinas Ministradas Referem Se a Teorias Extraídas das Práticas das Empresas e Deve Ser Ensinada de Tal Forma Que Permita Aos Alunos Assimilarem Tais Conteúdos em Uma Sala de Aula É Neste Aspecto Que os Dados Empíricos Comprovaram a Necessidade de Elaborar Um Curso de Metodologia do Ensino Superior Para Facilitar e Dar Suporte Aos Docentes do Curso de Administração A Posição dos Docentes em Metodologia de Ensino e Educação a Distância Permitiu Compreender Melhor o Contexto do Curso a Ser Elaborado Com Base Nestas Informações Elaborou Se Um Projeto de Curso Detalhado Que Orientará a Execução do Curso Proposto por Fim é Possível Afirmar Que os Objetivos Propostos Foram Plenamente Alcançados.
This book brings together various studies that assume phenomenology to analyze how mathematics education is affected by the experience of being in the cyberspace. The authors of the chapters included in this contributed volume work with the theoretical framework developed by authors such as Edmund Husserl, Martin Heidegger and Maurice Merleau-Ponty to investigate how mathematics is produced and comprehended in a new way of being in the world, with digital technologies. The aim of this book is not to explain the tools used and how one works with them in the cyberspace, aiming at better teaching and learning mathematics. Its purpose is to present philosophical investigations that contribute to the understanding of the complexity of the world in which we are being researchers and mathematics teachers. By doing so, Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace – A Phenomenological Approach will help researchers and mathematics teachers understand their role in a world in which the experience of teaching and learning mathematics is being radically changed by new technologies and new ways of being in this world.
As limitações das políticas públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola, aliada a um sistema educacional, que na formação de professores, não considera a responsabilidade do que é “estar como” o “diretor(a) da escola” pública municipal de ensino fundamental, mostram-nos que propostas de formação para esse profissional da educação devem ser feitas a partir da escuta sistematizada deles. Precisamos saber o que esses professores desejam para sua formação na área de tecnologia educacional. Dessa lacuna de formação é que emerge a questão: “que dimensões de aprendizagem surgem a partir das demandas de formação dos professores/gestores da rede pública de ensino fundamental quanto à apropriação e o uso das TICs na escola?”. Foram analisadas as realidades das propostas de formação para professores/gestores de forma específica em duas cidades no Brasil, localizadas no estado de Santa Catarina: Mafra e Barra Velha. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa Desenvolvimento. Os professores/gestores escolares participantes da pesquisa apontam possíveis soluções para a questão do acesso e do uso pedagógico das tecnologias na escola, no entanto, declaram-se “não estar preparados para desenvolver possíveis soluções junto à comunidade escolar” para inserção e uso das TICs. Na identificação, organização e delimitação das demandas dos professores/gestores para sua formação, descobrimos oito dimensões de desejos de aprendizagem que consideramos necessárias para a elaboração de propostas de formação para esses profissionais quando abordamos a temática TICs. São elas: pedagógica, didática, cultural, administrativa, financeira, técnica estrutural, instrumentalização off-line e instrumentalização on-line. No entanto, ao fechar esta pesquisa, enfrentamos a pandemia de Covid-19 em todo planeta, e para tentar reconfigurar nossas descobertas, dentro do campo de observação, que havíamos delimitado, chamamos para o “diálogo” existencial das tecnologias na e da escola a perspectiva da lógica dos Sistemas de Informação, enquanto utilizado para a educação.
Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1® a 4® série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula.
Aprender a gerir a educação a distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente. Exige-se, hoje, conhecimento atualizado, novo, em tempo real, proveniente de todas as partes do mundo, e que as pessoas, equipes e organizações sejam capazes de construir e utilizar esse conhecimento empregando as novas tecnologias da comunicação. Portanto, é fundamental a eficiente gestão do EAD para a formação de novos profissionais. Este livro possui os seguintes diferenciais; - Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais. - Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos. - Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD. - Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países. - É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais. - Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades. - Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.
O livro formação de professores para o uso da mídia na escola apresenta uma proposta formativa voltada aos docentes para a utilização dos diferentes meios e processos de comunicação em sala de aula na contemporaneidade. Trata-se de uma experiência empírica que rompe, de vez, com o paradigma da racionalidade técnica, pois possibilita que o professor vivencie a prática reflexiva no seu contexto escolar, mesmo diante do complexo cenário educativo. A obra explica como constituir um grupo colaborativo de docentes para uma prática transformadora, utilizando as mídias nos processos de ensino e de aprendizagem. A autora problematiza quando, como e por que usar os recursos tecnológicos a favor da formação do cidadão crítico, considerando o professor como autoformador e pesquisador de sua própria prática. Ao priorizar a dimensão política da educação, este livro discute em profundidade as questões envolvendo o discurso midiático e o contexto escolar. E vai além: vivencia a autonomia como emancipação docente por meio da experiência de seis professoras do ensino básico, que constituíram um grupo colaborativo de pesquisa para utilizar a mídia enquanto ferramenta pedagógica.