Download Free Estudos Linguisticos E Ensino De Linguas Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Estudos Linguisticos E Ensino De Linguas and write the review.

A realização do Seminário de Estudos Linguísticos, Literários e En- sino de Línguas (SEELLEL) se provou pela crescente necessidade, por parte dos pesquisadores, acadêmicos do curso de Letras da UEG Câmpus Morrinhos e do POSLLI, além de professores da educação básica, de refletir sobre os campos da Linguística, da Literatura e do ensino- aprendizagem de línguas. Não há como negar, na atualidade, a necessidade de se apresentar aos acadêmicos do curso de Letras e pós-graduandos, práticas outras de leitura e de trabalho com a materialidade linguística em sala de aula. Nesse sentido, o trabalho com as várias manifestações de linguagem deve ocupar um espaço singular nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Por essa razão, consideramos relevante que os acadêmicos tivessem a oportunidade de assistir a conferências, a palestras, a minicursos e a comunicações individuais sobre a temática do SEELLEL para que possam se conscientizar das diversas possibilidades de se ensinar e aprender Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura na contemporaneidade.
A presente obra apresenta algumas re¬flexões relacionadas ao ensino de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE) no Brasil, apontando aproximações, distanciamentos e contradições entre essas áreas. A partir de uma revisão de trabalhos de autores, que se dedicam à realidade do ensino de línguas, tece algumas considerações sobre o fato de que, apesar dos consideráveis avanços nas pesquisas nas duas áreas, esses progressos não conseguem chegar, de fato, à sala de aula nas escolas formais, sendo as aulas ainda pautadas mais em prescrição do que em interação. Diante dessa realidade, a obra procura re¬etir sobre possíveis caminhos que podem ser seguidos pelo professor, considerando a realidade apontada.
A coletânea de 11 textos que se apresenta neste segundo volume de Estudos linguísticos aplicados: interlocuções na contemporaneidade vai exatamente nessa direção: mostra não apenas estudos que conectam Teorias da Linguagem, da Cognição, de Sociedade e de Ensino de Línguas, mas também apresentam propostas de cunho metodológico, que tratam do como é possível fazer essas correlações em sala de aula. Nesta obra, a observação da formação docente, dos materiais e das práticas pedagógicas são as temáticas recorrentes. São quatro estudos sobre resultados de experiências positivas a serem compartilhadas, quatro reflexões sobre a docência e a formação de professores e três que têm como objeto de análise o livro didático.
A coletânea “Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos” reúne onze capítulos que demonstram resultados de pesquisas desenvolvidas por diversos pesquisadores e outros em formação, interessados em promover um diálogo com a linguística aplicada e o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e interfaces com os estudos literários. Estes pesquisadores são também professores que atuam em diversas modalidades de ensino, tais como: educação básica, graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Portanto, no exercício docente cada professor-pesquisador que contribui para o debate propiciado por esta coletânea, significa e ressignifica a formação inicial e continuada de professores de línguas e o ensino-aprendizagem de línguas. Com esta coletânea esperamos projetar o fortalecimento da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas, apontando, assim, as contribuições dos professores-pesquisadores a revelar suas preocupações e perspectivas de trabalho.
Ao discutir a atuação de professores de segunda língua ou língua estrangeira, este livro reúne trabalhos realizados a partir de dissertações de alunos das primeiras duas turmas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, da área de Linguística Aplicada. Os trabalhos analisam diversas situações de ensino/aprendizagem e oferecem sugestões de encaminhamento de novas investigações. Estimulam assim o desenvolvimento de novas pesquisas, fortalecendo, cada vez mais, a área de Linguística Aplicada. A coletânea é de especial interesse para a formação de pesquisadores e professores de línguas, pois apresenta estudos que discutem assuntos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes contextos escolares nacionais.
A obra Estudos Linguísticos e Literários é o primeiro volume de uma série dedicada a apresentar resultados de produções acadêmicas do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), pós-graduação vinculada ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. O Programa em questão visa à formação e a qualificação de professores de Língua Portuguesa para que atuem em sala de aula de maneira interdisciplinar, usando aparatos tecnológicos para desenvolver os conteúdos a serem estudados, ressignificando os saberes linguísticos: Língua, Literaturas e suas interfaces artísticas. Os discentes do Mestrado Profissional são professores atuantes em sala de aula que sentindo a necessidade de formação continuada, buscaram o Mestrado Profissional a fim de melhor regerem suas classes, Este primeiro volume traz boa parte da produção científica dos alunos do Mestrado Profissional, material decorrente dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e dos estudos feitos a partir de questionamentos sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente, para nativos digitais. “Estudos Linguísticos e Literários” oferece ao leitor não só artigos científicos, mas também os produtos educacionais que motivaram a escrita de cada texto, com o intuito de dividir conhecimento e auxiliar outros professores em seu mister cotidiano.
A publicação deste importante compêndio, que reúne 13 capítulos, marca o momento pelo qual a Educação, de modo geral, e a Universidade Pública, no Brasil, atravessam. Nesse sentido, à margem de uma sociedade dita contemporânea, cujo clamor é pelo ineditismo e vertiginoso desenvolvimento científico, observa-se o eco das inúmeras vozes, das vivências e adversidades. Sabe-se bem que os enfrentamentos e resistências não são de agora! Dessa forma, a tônica da obra apresentada aponta para o ensino-aprendizagem de línguas-culturas – Espanhola, Francesa, Inglesa e Orientais, bem como destaca a constituição identitária desses profissionais em diferentes frentes. (Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes)
Mais de um século de estudos produzidos pela linguística. É a amplitude desse panorama que esta obra busca abranger, no intuito de apresentar as questões mais relevantes analisadas no interior dessa ciência. Dos pré-saussurianos aos mais recentes campos da linguística, em sua interface com outras áreas do conhecimento, aqui o leitor encontra um histórico dos estudos linguísticos que lhe possibilita visitar os principais nomes e modelos teóricos que introduziram a linguística no quadro das ciências modernas. A clareza e o didatismo da apresentação dos conteúdos evidenciam a preocupação das autoras em oferecer ao público uma obra que demonstre o fascínio que existe em conhecer a estrutura e o funcionamento da linguagem humana. Contribui também para o alcance desse objetivo a indicação de livros, sites e filmes que instigam o leitor a aprofundar-se nos temas examinados e a fazer relações com fatos e experiências de sua história pessoal. Certamente, estudantes, professores de língua e profissionais da área não deixarão de reconhecer nesta produção um importante material para consulta e atualização.