Download Free Educacao Inclusiva No Brasil Vol 3 Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Educacao Inclusiva No Brasil Vol 3 and write the review.

Em Educação Inclusiva no Brasil: deficiência visual e tecnologias encontramos o processo de escolarização e de letramento das pessoas com deficiência visual, partindo da classificação dos sujeitos com cegueira e com baixa visão. Também é discutida na obra e que merece urgente reconhecimento nas práticas pedagógicas são as formas de leitura e de escrita mediatizadas pela inserção do Braille nas experiências alfabetizadoras e de letramentos. O Braille simboliza apenas uma das inúmeras tecnologias assistivas para que as pessoas com deficiência visual tenham as mesmas oportunidades que os demais sujeitos, bem como acesso a utilização de fontes ampliadas, de acordo com as necessidades dos sujeitos inclusos no espaço escolar. Esta obra destina-se a estudantes, professores e pesquisadores na (re)construção do contexto da educação inclusiva no país.
Educação inclusiva no Brasil: legislação e contextos, traz uma reflexão a respeito dos contextos e as legislações que envolvem o ensino voltado para pessoas com necessidades educacionais especiais. Os autores, ao longo da obra, destacam a importância de se discutir propostas possíveis para o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, problematizando possíveis soluções diante dessa realidade no atual ensino regular, e o contexto da legislação da educação inclusiva.
Este livro aborda de maneira especial a história, a gestão e as políticas da Educação Inclusiva no Brasil com a finalidade de revelar os contextos e as lutas das pessoas com deficiência no país, desde as primeiras propostas de atendimento às políticas mais atualizadas de ensino, bem como parte das reflexões investigativas que todo leitor atento busca adquirir conhecimentos e complementá-los nas ações inclusivas brasileiras. Em cada capítulo são demonstradas concepções diferenciadas, de trabalho com as políticas educacionais e públicas da Educação Inclusiva no Brasil. Além disso, a mudança semântica de Educação Especial para Educação Inclusiva também tem espaço na discussão e nos trabalhos que compõem a obra. Esta obra destina-se a professores, estudantes e pesquisadores que queiram se aventurar no trabalho de reconhecimento das propostas inclusivas, partindo das concepções históricas, das mudanças educacionais, das questões de gerenciamento à valorização das pessoas com necessidades especiais nas experiências acessíveis e nas políticas educativas inclusivas.
Educação Inclusiva no Brasil: surdez e ensino bilíngue discute as transformações sociais e educacionais relacionadas ao ensino bilíngue e o entendimento das especificidades das pessoas com surdez em ambiente escolar. A obra não deixa de problematizar as questões de reconhecimento da identidade e da cultura surda na escola. Assim, todos os trabalhos partem da proposta inclusiva de que é possível desenvolver integralmente os alunos, além disso, os autores discutem também a urgência dos profissionais Tradutores e Intérpretes nas salas de aulas regulares de ensino. As reflexões nesta obra destinam-se a professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais a fim de garantirem uma sociedade de todos, com todos e para todos.
Em um contexto de crescente abertura das agendas educacionais para distintos temas, sujeitos e rotinas pedagógicas, o presente livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Métodos e & Práticas”, tem o objetivo de corroborar com a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio de um conjunto de estudos que se fundamenta na pluralidade do pensamento e na valorização do respeito e da inclusão da alteridade nos ambientes educacionais. Partindo de uma diversificada contribuição analítica, alicerçada no campo epistêmico da Educação, esta obra tem o objetivo de apresentar o estado da arte sobre a operacional concretude empírica de métodos e práticas educacionais, subsidiando assim conteúdos e debates para a construção de uma práxis educacional direcionada, tanto para os sujeitos com deficiência (Educação Especial), quanto para a inclusão da alteridade dentro do ambiente escolar (Educação Inclusiva). Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido a várias mãos por uma rede internacional de vinte e quatro pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Básico e Superior do Brasil, Colômbia e Espanha, este livro traz uma privilegiada imersão comparativa sobre as temáticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva a partir de diferentes recortes teóricos e da análise empírica em distintas realidades socioespaciais. Organizada em oito capítulos, escritos nas línguas portuguesa e espanhola, a presente obra fornece uma instigante agenda de estudos sobre métodos e práticas empregados como rotinas na Educação Especial e Inclusiva, possibilitando assim a troca comparativa de experiências em razão de discussões construídas a partir de diferentes realidades empíricas e recortes teórico-metodológicos. Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas da Educação Especial e Inclusiva com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados. A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de potenciais leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelo campo da Educação Especial e Inclusiva.
A educação sempre foi a base de qualquer nação, sendo um dos princípios para a formação integral do homem em sociedade. Com o tempo, a educação teve que ser moldada através da renovação das práticas metodológicas para atender diversas necessidades. Hoje, sabemos que a aprendizagem e a relação entre o professor e o aluno que permeia o conhecimento dentro de uma instituição de ensino devem ser maiores que qualquer diferença social, a chamada educação inclusiva traz a ideia de que todos devem passar por uma unidade escolar e adquirir dela o melhor aproveitamento que se pode ter. As políticas e práticas inclusivas referem-se ao ensino de qualidade suprindo necessidades que existem na sociedade. Nesse contexto, o livro traz uma parte da história da educação no Brasil e como foi instalada a ideia de mudança no ensino para que as escolas pudessem adequar seu currículo às necessidades especiais, referindo-se a deficiências físicas e mentais, transtornos globais do desenvolvimento, defasagens de aprendizagem que estejam coligados à problemas sociais e/ou familiares, além de valorizar as diferenças dos alunos trabalhando contra a discriminação de gênero, raça e classe social. Dentro dessa perspectiva, argumenta-se sobre a formação pedagógica e a importância de se ter mais estrutura e preparação durante os cursos superiores de profissionais da educação, seguido da visão de quais são os desafios das escolas brasileiras em torná-las acessíveis desde a infraestrutura até o projeto político pedagógico e o que já funciona dentro do país, através das leis vigentes que defendem a educação inclusiva em território nacional.
O livro A dimensão terapêutica da educação inclusiva lança um olhar sobre a vigência do paradigma inclusivo no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil, bem como as formas de sua implementação em escolas da rede pública a partir do entendimento das políticas de inclusão por parte de gestores e professores para atender alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Esse olhar está direcionado à intencionalidade estabelecida no âmbito da política pública e à sua consecução no cotidiano das escolas. O referencial teórico utilizado nesta obra constitui-se de autores dos campos da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. São feitas considerações sobre possíveis contribuições para a educação e a formação dos educadores que atuam no contexto da educação inclusiva, na perspectiva de que a escola cumpre uma função terapêutica, exercendo, assim, um papel importante no processo de inclusão do indivíduo na sociedade. A escola é um espaço de circulação social e de humanização, desempenhando um papel fundamental nas aprendizagens das novas gerações. Esta obra busca mostrar a possibilidade de se efetuar um trabalho educativo na perspectiva de uma educação terapêutica, uma vez que a escola, a partir da sua função de ensinar e educar, pode oportunizar um lugar social para a inclusão, transcendendo o direito e o cumprimento da lei que ordena todas as crianças na escola.
Integrante da Coleção Temas & Educação, este livro problematiza, dentro de um panorama geral, a crescente preocupação com a inclusão no Brasil, em especial com a educação inclusiva no país. As autoras contextualizam e discutem o conceito e as políticas de inclusão, partindo de sua noção atual e emergente e buscando entendê-la como um processo datado advindo dos muitos movimentos sociais, econômicos e culturais produzidos na história da Modernidade. A obra também revela as diferenças entre inclusão, reclusão, integração e reinserção social e traz ao leitor algumas pesquisas que possibilitam a educadores aprofundar o conhecimento sobre a educação inclusiva, além de indicar outras produções sobre o tema, que contribuem para o amadurecimento dessa discussão.
Em um contexto de crescente abertura das agendas educacionais para distintos temas, sujeitos e rotinas pedagógicas, o presente livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Métodos e & Práticas”, tem o objetivo de corroborar com a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio de um conjunto de estudos que se fundamenta na pluralidade do pensamento e na valorização do respeito e da inclusão da alteridade nos ambientes educacionais. Partindo de uma diversificada contribuição analítica, alicerçada no campo epistêmico da Educação, esta obra tem o objetivo de apresentar o estado da arte sobre a operacional concretude empírica de métodos e práticas educacionais, subsidiando assim conteúdos e debates para a construção de uma práxis educacional direcionada, tanto para os sujeitos com deficiência (Educação Especial), quanto para a inclusão da alteridade dentro do ambiente escolar (Educação Inclusiva). Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido a várias mãos por uma rede internacional de vinte e quatro pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Básico e Superior do Brasil, Colômbia e Espanha, este livro traz uma privilegiada imersão comparativa sobre as temáticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva a partir de diferentes recortes teóricos e da análise empírica em distintas realidades socioespaciais. Organizada em oito capítulos, escritos nas línguas portuguesa e espanhola, a presente obra fornece uma instigante agenda de estudos sobre métodos e práticas empregados como rotinas na Educação Especial e Inclusiva, possibilitando assim a troca comparativa de experiências em razão de discussões construídas a partir de diferentes realidades empíricas e recortes teórico-metodológicos. Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas da Educação Especial e Inclusiva com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados. A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de potenciais leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelo campo da Educação Especial e Inclusiva.
O objetivo do livro é analisar as condições que envolvem o processo de inclusão de crianças com deficiências que frequentam os cursos de educação infantil no Brasil e na Espanha, identificando ainda como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo delas na percepção de profissionais e familiares. Ao trabalhar seu tema em dois contextos distintos - a cidade de Maringá (Brasil) e de Guadalajara (Espanha) - a autora procura também conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades para comparar os princípios norteadores da organização das instituições e das práticas docentes, assim como a disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais à luz das necessidades de uma escola inclusiva. O livro encaminha ainda uma reflexão crítica sobre o processo de exclusão no qual se insere a sociedade de forma geral, focalizando as escolas, dessa forma, como parte integrante do um conjunto maior.