Download Free Aprendizagem Docente Na Educacao Superior Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Aprendizagem Docente Na Educacao Superior and write the review.

A fim de compreendermos a aprendizagem docente no ensino superior, especificamente no contexto do estágio curricular supervisionado, realizamos uma análise interpretativa das narrativas advindas do processo dialógico vivido com os professores orientadores. Esses colaboradores contribuíram para refinarmos nosso olhar em relação aos sentidos produzidos tanto no âmbito das trajetórias formativas quanto no âmbito do trabalho pedagógico, ou seja, das dinâmicas didáticas construídas no espaço-tempo da aula-orientação. A escuta e a leitura atenta, cuidadosa e responsável dos textos constituídos a partir das falas nos levaram às unidades de significação que marcaram a práxis pedagógica desses orientadores. Nessa perspectiva, almejamos promover a reflexão e suscitar a tomada de consciência sobre o próprio movimento de aprendizagem e, por conseguinte, das possibilidades para a elaboração de novos saberes, ações e habilidades interpessoais que, ao serem compartilhados, qualificam a docência de todos os participantes desse encontro formativo, assim como os sentidos e movimentos se ampliam e se configuram em aspectos que podem orientar a inovação no processo de desenvolvimento profissional docente.
Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando o ensino superior, Marcos Masetto propõe aqui reflexões importantes para que a relação ensino-aprendizagem na universidade seja efetiva. A obra aborda diferentes aspectos da atividade do professor, como o planejamento curricular, os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis hoje e a interação entre professores e alunos.
A investigação sobre a formação continuada de professores foi desenvolvida no contexto da educação superior no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba (MG), Brasil. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa adotou os procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e um questionário exploratório aplicado aos professores no IFTM. Na pesquisa bibliográfica e documental, foram identificados e analisados os conceitos: formação continuada docente, ação educativa, processos formativos, modelo de formação de professores. O materialismo histórico dialético consistiu no referencial epistemológico. A pesquisa de campo pôde identificar e ressaltar os desafios: o teórico e o prático, o individual e o coletivo, a formação e o ensino, o objetivo e o subjetivo, vividos pelos professores no IFTM que estão presentes na proposta formativa. Os resultados apontam que as trajetórias formativas docentes, em um contexto institucional organizado para essa finalidade, compõem o modelo de (trans)formação continuada capaz de desencadear o aprender ser professor. Essa aprendizagem tem que ser planejada na perspectiva de uma ação-reflexão conjunta que irá construir uma pedagogia para o ensino superior, envolvendo a aprendizagem e o desenvolvimento de ser professor. O modelo de (trans)formação docente está alicerçado na cultura institucional e na identidade docente, inserido no contexto nacional atual da Educação Profissional e Tecnológica.
Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando o ensino superior, Marcos Masetto propõe aqui reflexões importantes para que a relação ensino-aprendizagem na universidade seja efetiva. A obra aborda diferentes aspectos da atividade do professor, como o planejamento curricular, os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis hoje e a interação entre professores e alunos.
Formação Continuada dos Professores no Ensino Superior: conhecimento, competências e atitudes analisa a prática docente avaliando as dificuldades encontradas pelos professores nas concepções e execuções de ações didático-científico- metodológicas e demais obstáculos, especialmente quanto às formas de argumentação e interlocução que são desenvolvidas em sala de aula, na aplicação e análise de conteúdos científicos. Faz também uma reflexão sobre competências e atitudes, tomando por base as Diretrizes Curriculares Nacionais, que constituem o documento norteador da Educação Universitária, bem como autores renomados que se dedicaram à Formação Continuada dos Professores do Ensino Superior. O ensino por competências deve ser direcionado para a integralidade do fazer educação oferecendo oportunidades aos professores de aprender a fazer e aprender a ser. Trata-se também de um estudo de múltiplos casos em um Centro Universitário no interior do Ceará que objetiva delinear um panorama da formação ética nos cursos de graduação a fim de construir conhecimento relativo às mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais eticamente competentes. O marco conceitual foi construído na interface de diversos conceitos inter-relacionados, colaborando no delineamento de formação continuada qualitativa. Os sujeitos participantes foram os professores do núcleo docentes estruturante de sete cursos da área de saúde com quarenta horas semanais de atividades, perfazendo um total de vinte, entre eles, os devidos coordenadores. A coleta de dados foi estruturada em duas etapas: seis encontros de grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo baseada em Bardin (2011), pois produz sentidos e significados na diversidade da amostragem presente nessa formação continuada. Os seus principais resultados nos indicam que a maioria dos professores que participaram dos encontros de grupo focal e das entrevistas internalizou que a Formação Continuada oportuniza aos professores a reflexão sobre o caminho que percorreram; o que podem percorrer; o pensar como forma de perguntar pelos fatos; a intenção do ensino-aprendizagem; a diversidade e complexidade dos processos mentais; a gama de estratégias que o professor tem para despertar tanto em si o prazer de ensinar quanto nos alunos o prazer de aprender. Espero que vocês façam uma ótima leitura!
A condição de entrar em uma sala de aula de ensino superior, sem conhecimento pedagógico, creio que seja uma objeção para qualquer profissional. Neste livro você irá conhecer: como se deu a entrada na docência mesmo sem ter experiência para tal, quais foram as dificuldades encontradas pelos professores do curso de Administração no trabalho docente e como os saberes docentes puderam contribuir para a solução das dificuldades. A partir da concepção de que muitos docentes de curso superior utilizam e produzem saberes específicos e que tais saberes são provenientes de sua história de vida pessoal e profissional e por acreditar na importância do trabalho docente no ensino superior, a proposta foi conhecer e analisar as dificuldades e o enfrentamento das mesmas pelos professores de um curso de Administração a partir dos saberes experiências desses docentes. Esta leitura vai ao encontro de todos os profissionais que se consideram autodidatas, ou seja, pessoas que acabam criando seu próprio método de ensino e acabam fugindo ou até mesmo não conhecendo a pedagogia tradicional, afinal, a educação vem sofrendo transformações decisivas no século 21.
O trabalho em sala de aula do professor da Educação Superior tem sido motivo de grande debate e questionamento nos últimos anos. Em alguns momentos o professor é questionado pela sua prática, em outros, na sua postura teórica ou na sua tendência ideológica. Vale lembrar que ele é um dos ícones de todo o debate sobre o processo de ensino/aprendizagem, e muitas vezes, acusado do insucesso da educação, o domínio do ensino ainda está em suas mãos, conservando a tradição da educação brasileira e do pensamento ocidental. Pensando na idéia de “crisis” em que vive a educação e o professor da Educação Superior, ou seja, a situação de insegurança, instabilidade e mudanças na vida profissional, principalmente para aqueles que formam os futuros professores da escola básica, e que também formam os profissionais para o mercado de trabalho, é que propomos uma coletânea de artigos com o objetivo de analisar o processo da docência e da formação dos docentes. Queremos propor algumas reflexões sobre os temas da pesquisa, da didática e da metodologia, as políticas de inclusão, e, a questão da ética na docência e na formação, bem como os projetos inovadores da docência. Os textos que formam a obra estão organizados em dois momentos temáticos: a docência e a formação de professores, por isso, o título docência e formação de professores da Educação Superior: múltiplos olhares e múltiplas perspectivas. Trata-se da tentativa de vislumbrar e atender às múltiplas visões que envolvem a docência e a formação do docente nos últimos anos. A expansão da Educação Superior e a abertura para atuação de novos professores colaboram para a reconfiguração das concepções sobre a educação. A ideia de organizar um livro com uma temática que reflete as principais questões sobre a formação de professores da Educação Superior e sua docência surgiu a partir da realização de pesquisas e estudos sobre a temática. Os estudos e pesquisas que viemos desenvolvendo tratam da problemática ética, sociológica, filosófica, política, didática e metodológica, com reflexos tanto na forma teórica como prática da formação de professores da Educação Superior. Sendo assim, os textos apresentados na coletânea são, na sua maioria, de professores que atuam como formadores de pessoas e que têm dedicado parte de suas vidas preocupadas em formar bem o docente.
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Avaliação das aprendizagens para professores da educação superior apresenta e se propõe a discutir as diferentes dimensões que abarcam a avaliação realizada pelo(a) professor(a) em sala de aula. A proposta é oferecer ao leitor e à leitora uma visão ampliada, por meio de um olhar flexível, que possibilite compreender os macroefeitos – advindos das políticas públicas – e os microefeitos – advindos das definições curriculares – como norteadores das ações que impactam o espaço da sala de aula. O objetivo desta obra é oferecer fundamentação teórico-prática para que o(a) professor(a) assuma o controle desses impactos, avaliando para além do medir e punir, tornando-a aliada do processo de aprendizagem e formação de seus alunos e suas alunas. No âmbito da prática da sala de aula, o livro se propõe a ultrapassar as considerações teóricas e contribuir para o cotidiano do(a) professor(a), ampliando informações, oferecendo ideias e abrindo um novo leque de significados para a ação de avaliar.
A obra resulta de uma pesquisa que tem como foco de investigação a universidade e a aprendizagem significativa, ouvindo professores universitários sobre os saberes por eles produzidos, em sua ação pedagógica. O estudo faz um recorte em relação ao tema, envolvendo três eixos fundantes: A Universidade e a Formação de Professores, os Saberes da Profissão Docente e a Aprendizagem Significativa. O trabalho constitui-se num estudo qualitativo em que foram utilizados questionários (narrativas escritas) com os alunos concluintes dos referidos cursos e entrevistas semiestruturadas (narrativas orais) com professores que atuam nesses cursos, todos profissionais reconhecidos pela sua capacidade de promover e ampliar aprendizagens significativas no seu aluno. A pesquisa revelou que os alunos em formação reconhecem que a universidade contribui, de forma relevante, com a construção de aprendizagens significativas, advindas das concepções, da organização, das atitudes, e dos saberes que constituem o professor formador, elementos amplamente explicitados na obra. O estudo permitiu compreender o quão complexa é essa tarefa, pois pensar a formação, no espaço das instituições de ensino superior, implica em aprender a ensinar, concentrando ações que promovam aprendizagens que façam sentido para professores e alunos. Acredita-se que esta pesquisa contribui com a área da educação por abordar uma temática inesgotável, a formação de professores, colaborando com o trabalho destinado aos cursos de licenciatura.
O livro oferece aos leitores conceitos e práticas relativos a métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas, aplicando-se a vários conteúdos, áreas de conhecimento e níveis escolares. Destina-se, portanto, a uma grande gama de educadores, tanto os do ensino fundamental e médio, nas diversas séries e disciplinas, quantos os do ensino superior, em cursos de formação docente, especialmente em Didática, Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado. Interessa também a estudos de Didática em cursos superiores das áreas biomédica, tecnológica e de ciências sociais. Nas áreas de Pedagogia e licenciaturas, o livro aplica-se à formação acadêmica e continuada de professores nas escolas. Os textos aqui reunidos orientam-se pelo princípio da relação prática-teoria-prática, que, segundo os estudos didático-pedagógicos atuais, é de grande relevância para a aprendizagem significativa. Para estreitar as articulações entre prática e teoria, cada texto é acompanhado de uma série de questões de aplicação. Assim, estes métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas são dedicados a professores de todas as áreas, com expressiva admiração pelo seu trabalho e reconhecimento dos desafios que enfrentam no cotidiano de seu fazer docente. - Papirus Editora