Download Free Representacoes Sociais E Evasao Em Espacos Educacionais Nao Escolares Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Representacoes Sociais E Evasao Em Espacos Educacionais Nao Escolares and write the review.

Este livro tem como objetivo discutir sobre as representações sociais existentes entre os profissionais da educação que organizam práticas educativas de capacitação profissional em espaços não escolares com jovens e adultos de camadas empobrecidas e suas relações com o fenômeno da evasão educacional que acontece nestes espaços socioeducativos. Assim sendo, o autor propõe a revisão de um estudo de abordagem psicossocial na teoria das Representações Sociais sobre a evasão em oficinas de capacitação profissional em uma instituição educacional não escolar confessional. A partir dos resultados expostos neste livro acredita-se que a sua contribuição para pedagogos, professores, educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos, gestores e outros sujeitos envolvidos com as realidades sócio educacionais brasileiras, seja de que questionamento, e inquietação, sobre as suas práticas educativas com as camadas empobrecidas abrindo-se, assim, às novas possibilidades de atuação frente aos problemas inerentes a evasão educacional em todos os espaços educacionais, escolares ou não, presentes na sociedade brasileira.
Neste terceiro volume, Práticas socioeducativas em espaços escolares e não escolares, as discussões trazidas por educadores sociais, professores da educação básica e do ensino superior e, por pesquisadores da área de Pedagogia e da Educação Social versam sobre a Pedagogia Social como ferramenta de práticas em diferentes espaços. Dessa forma, os textos contribuem para as seguintes discussões neste campo teórico: a educação social e as práticas escolares, a potencialidade de situações educativas extraclasse contribuindo para a profissionalização de jovens, a relação educacional e as questões étnico raciais, as relações de práticas educativas na área da saúde e do turismo, o espaço não escolar como característica do trabalho do Pedagogo e a contribuição do campo teórico da Pedagogia Social na Europa para pensarmos sobre as possíveis construções da Educação/Pedagogia Social no Brasil. Com isso, o intuito desse material é contribuir para a discussão do campo teórico da Pedagogia Social possibilitando, assim, a formação de professores e educadores sociais, assim como a formação inicial dos futuros profissionais que atuarão em espaços educacionais escolares e não escolares.
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. [...] e de tanto se acostumar, se perde de si mesma” (Marina Colasanti). Na rotineira organização dos espaços escolares, hoje, em 2024, quem entra numa escola quase não se lembra o que foi vivido durante a pandemia. Evitamos lembrar da escola vazia e dos significados construídos mediante o medo das crianças voltarem para a escola ainda durante a pandemia. Mas quais eram esses significados, o que esperávamos desses espaços, como imaginávamos as aulas nesse contexto? Embora lembrar desse contexto traga lembranças difíceis, é preciso pensar nas (re) significações que essa realidade nos trouxe na tentativa de retirar dessas vivências lições que nos façam enriquecer a educação. Esta obra trata-se de um chamado à reflexão da dura realidade que vivemos para readequar objetivos educacionais, espaços e práticas escolares em prol de uma sociedade pós-pandêmica mais cooperativa.
Rural issues are currently attracting unprecedented levels of interest, with the debates surrounding the future of 'traditional' rural customs and practice becoming a significant political concern. However, the problem of racism in rural areas has been largely overlooked by academics, practitioners and researchers who have sought almost exclusively to develop an understanding of racism in urban contexts. This book aims to address this oversight by examining notions of ethnic identity, 'otherness' and racist victimisation that have tended to be marginalised from traditional rural discourse.
Taubman offers interdisciplinary ways to understand the educational reforms underway in urban education, teaching, and teacher education, and their impact on what it means to teach. He maps the totality of the transformation, taking into account the constellation of forces shaping it, and proposes an alternative vision of teacher education.