Download Free Relacao Universidade E Educacao Basica Impactos Do Pibid Na Formacao Inicial E Continuada De Professores Da Educacao Infantil Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Relacao Universidade E Educacao Basica Impactos Do Pibid Na Formacao Inicial E Continuada De Professores Da Educacao Infantil and write the review.

A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos: “Formação, práxis e emancipação na educação escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano-FOCO”, foi fundamentada de acordo com a seguinte problemática: Quais as implicações teórico-metodológicas do Programa PIBID frente às políticas públicas educacionais brasileira para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Pedagogia-UEL, bem como para a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil? A justificativa do estudo se dá ao fato da autora dessa dissertação ter sido Supervisora do PIBID Pedagogia-UEL entre os anos de 2015-2018 e ter observado a importância do Programa para a formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica. Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID, para a formação inicial e continuada dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEL e professores da Educação Infantil. A pesquisa se fundamenta no aporte teórico metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando a análise do discurso em Bakhtin, ambas ancoradas no Método do Materialismo Histórico-Dialético. Os procedimentos técnicos elegidos foram: levantamento bibliográfico e análises realizadas em documentos oficiais das políticas públicas educacionais do Brasil. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e entrevista. O trabalho evidencia a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, trazendo a relevância desse Programa para os participantes da pesquisa, assim como determinadas fragilidades encontradas em sua execução, reforçando a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa para que ele realmente se concretize atingindo o objetivo da formação para a docência na Educação Infantil.
PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre a Universidade e a Educação Básica trata de fundamentos e práticas do PIBID em diferentes espaços. São textos produzidos por educadores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação, não apenas na condição de pesquisadores e estudiosos da área da educação, mas principalmente na condição de profissionais e futuros profissionais comprometidos com os avanços da formação dos professores, baseadas na relação entre a teoria e prática, tendo como base o diálogo entre a universidade e a educação básica. Nesse sentido, trata-se aqui de apresentar as experiências desenvolvidas neste programa em escolas públicas de diferentes Instituições de Ensino Superior, considerando que a iniciação à docência é importante na formação dos educadores em todo país e já tem apresentado resultados satisfatórios e expressivos, por oportunizar a inserção dos acadêmicos de licenciatura no cotidiano da escola pública, possibilitando a estes o exercício de uma práxis pedagógica, ainda que inicial, mas que vai amadurecendo no processo à medida que eles interagem com a realidade do ambiente escolar. Ao mesmo tempo, os textos aqui apresentados apontam para a necessidade de se redimensionar a formação inicial dos professores, pois trata-se de um esforço coletivo no sentido de provocar uma investigações mais ampla acerca das ações do PIBID como algo que pode impactar de forma positiva e direta na qualificação dos profissionais da educação e em outras dimensões da esfera social. Que a sua leitura contribua para um repensar crítico e contextualizado da realidade das escolas públicas.
Este livro se propõe a apresentar a importância da formação continuada do professor e seu impacto na qualidade do ensino na rede pública do município de Mucajaí, bem como avaliar a participação e o envolvimento dos educadores nas atividades desenvolvidas nas escolas e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Partindo destas discussões, este livro apresenta como objetivo geral avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tomando como objeto de estudo os impactos da formação continuada do professor a partir do estudo de caso na escola municipal Jesus de Nazaré no município de Mucajaí, estado de Roraima, entre os anos 2013 a 2015. Os objetivos específicos buscam conhecer as metodologias educacionais e as práticas pedagógicas usadas pelo professor e quais podem proporcionar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa demonstram que a participação do coordenador pedagógico nos resultados do ensino aprendizagem e na melhoria do IDEB dos alunos do 5º ano da escola municipal Jesus de Nazaré torna-se necessário conforme resultados apresentados pelos professores. O processo de formação continuada no município mostra-se como alternativa para fortalecer o ensino, e apresenta grande receptividade pelos professores. Aspectos apresentados nos resultados da aplicação de questionário aos professores como método usado para expor a opinião dos educadores na pesquisa demonstram que muito se tem a construir para alcançar uma educação de qualidade, é o que representa os resultados IDEB da Escola Jesus de Nazaré. Nas conclusões, esta pesquisa apresenta algumas recomendações, no que se observou que as crianças com dificuldades precisam de acompanhamento diferenciado da equipe gestora, pedagógica e multidisciplinar. A presença da família na escola e o seu envolvimento com a educação dos filhos mostra-se indispensável nesse processo. A pesquisa reforça aos educadores a importância da formação continuada como forma de fortalecer os conhecimentos no uso de novas metodologias como proposta inovadora de ensino com a finalidade de encontrar resposta para o problema, e a resolver ou amenizar as dificuldades do processo ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano da escola Jesus de Nazaré, Mucajaí/RR. A obra encontra-se dividida em quatro capítulos, incluídas a presente introdução e a conclusão. O capítulo 1 faz referência ao contexto da pesquisa, marco teórico, e os instrumentos de coleta. O capítulo 2 traz o marco teórico. O capítulo 3 aborda o marco metodológico. O capítulo 4 traz o marco analítico a partir da coleta de dados e a análise dos resultados das informações encontradas. Por fim, são tecidas conclusões e recomendações.
Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação é um livro que discute a importância do PIBID nos cursos de licenciatura da UESB de forma articulada com as escolas de educação básica, cujo principal propósito é a constituição de uma nova cultura institucional de formação de professores. Isso favorece o desenvolvimento efetivo da relação entre universidade e escola no âmbito dos cursos de licenciatura, tendo em vista que as ações formativas são compartilhadas, possibilitando a constituição de uma nova dinâmica de ensino-aprendizagem que não está pautada na atividade de sala de aula da universidade, apenas. Tampouco não está pautada na lógica da formação própria da realização dos estágios supervisionados, em que a sala de aula da escola é um grande lócus formativo, embora esta seja um dos lugares tomados pelos participantes do PIBID para o processo formativo. Neste contexto se evidenciam quatro sujeitos envolvidos na Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação: a) professor da universidade; b) professor da educação básica; c) estudantes dos cursos de licenciatura; e d) estudantes da escola parceira do PIBID. Considerando-se os percursos formativos de cada um no que diz respeito ao tempo de escolarização e às oportunidades que cada um teve em suas trajetórias de escolarização, a relação que se estabelece na microrrede é marcada pela imbricação dos três termos que compõem a ideia da microrrede: ensino, aprendizagem e formação. Todos os quatros (tipos de) sujeitos estão na linha de frente da emergência do ensinar, do aprender e do formar. Sem dúvida, o Programa constitui um espaço e uma oportunidade de o professor realizar ampla reflexão sobre docência, escola, currículo, políticas educacionais entre outros.
Este livro se propõe a apresentar a importância da formação continuada do professor e seu impacto na qualidade do ensino na rede pública do município de Mucajaí, bem como avaliar a participação e o envolvimento dos educadores nas atividades desenvolvidas nas escolas e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Partindo destas discussões, este livro apresenta como objetivo geral avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tomando como objeto de estudo os impactos da formação continuada do professor a partir do estudo de caso na escola municipal Jesus de Nazaré no município de Mucajaí, estado de Roraima, entre os anos 2013 a 2015. Os objetivos específicos buscam conhecer as metodologias educacionais e as práticas pedagógicas usadas pelo professor e quais podem proporcionar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa demonstram que a participação do coordenador pedagógico nos resultados do ensino aprendizagem e na melhoria do IDEB dos alunos do 5o ano da escola municipal Jesus de Nazaré torna-se necessário conforme resultados apresentados pelos professores. O processo de formação continuada no município mostra-se como alternativa para fortalecer o ensino, e apresenta grande receptividade pelos professores. Aspectos apresentados nos resultados da aplicação de questionário aos professores como método usado para expor a opinião dos educadores na pesquisa demonstram que muito se tem a construir para alcançar uma educação de qualidade, é o que representa os resultados IDEB da Escola Jesus de Nazaré. Nas conclusões, esta pesquisa apresenta algumas recomendações, no que se observou que as crianças com dificuldades precisam de acompanhamento diferenciado da equipe gestora, pedagógica e multidisciplinar. A presença da família na escola e o seu envolvimento com a educação dos filhos mostra-se indispensável nesse processo. A pesquisa reforça aos educadores a importância da formação continuada como forma de fortalecer os conhecimentos no uso de novas metodologias como proposta inovadora de ensino com a finalidade de encontrar resposta para o problema, e a resolver ou amenizar as dificuldades do processo ensino aprendizagem dos alunos do 5o ano da escola Jesus de Nazaré, Mucajaí/RR. A obra encontra-se dividida em quatro capítulos, incluídas a presente introdução e a conclusão. O capítulo 1 faz referência ao contexto da pesquisa, marco teórico, e os instrumentos de coleta. O capítulo 2 traz o marco teórico. O capítulo 3 aborda o marco metodológico. O capítulo 4 traz o marco analítico a partir da coleta de dados e a análise dos resultados das informações encontradas. Por fim, são tecidas conclusões e recomendações.
A tarefa de possibilitar de consolidar as interfaces e conexões entre a universidade e a educação básica tem de ser objeto constante e exercício dos pesquisadores em Educação. Essa tarefa se apresenta tanto no desenvolvimento de estudos, pesquisas, projetos quanto na produção de periódicos e livros que sejam divulgados com o contato entre pesquisadores, professores, gestores, profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar em geral. A universidade é constituída a partir de um alicerce composto pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Esse conjunto, no campo da Educação, objetiva compreender, analisar e contribuir na geração de políticas públicas que elevem a qualidade da educação tanto no nível básico como superior. Portanto, deve-se pensar a educação básica a partir de suas realidades, de suas necessidades e de sua condição objetiva. O esforço dos pesquisadores em Educação é o de contribuir na construção de uma qualidade socialmente referenciada. A presente obra objetiva apresentar estudos, pesquisas, trabalhos e projetos realizados por alunos de graduação, do mestrado, do doutorado, de professores do ensino superior que estudam a educação básica. Temas como qualidade, gestão democrática, avaliação, educação integral, cidadania, financiamento, formação inicial e continuada, realidade social, fracasso e sucesso escolar, além de inserir estudos sobre jovens em situação de risco social são apresentados e discutidos nesta obra. Sua concepção originou-se de uma perspectiva de construir uma práxis pedagógica em que contribuam no sentido da superação os muros e entraves que distanciam a universalidade e educação básica, em especial neste momento em que as políticas neoliberais novamente avançam sobre a sociedade brasileira.
This book builds upon Stephen J Ball's previous work in the field of education policy analysis. It subjects the ongoing reforms in UK education to a rigorous critical interrogation. It takes as its main concerns the introduction of market forces, managerialism and the National Curriculum into the organization of schools and the work of teachers. Ball argues that these reforms are combining to fundamentally reconstruct the work of teaching, to generate and ramify multiple inequalities and to destroy civic virtue in education. The effects of the market and management are not technical and neutral but are essentially political and moral. The reforms taking place in the UK are both a form of cultural and social engineering and an attempt to recreate a fantasy education based upon myths of national identity, consensus and glory. The analysis is founded within policy sociology and employs both ethnographic and post-structuralist methods.
Singing has been a characteristic behaviour of humanity across several millennia. Chorus America (2009) estimated that 42.6 million adults and children regularly sing in one of 270,000 choruses in the US, representing more than 1:5 households. Similarly, recent European-based data suggest that more than 37 million adults take part in group singing. The Oxford Handbook of Singing is a landmark text on this topic. It is a comprehensive resource for anyone who wishes to know more about the pluralistic nature of singing. In part, the narrative adopts a lifespan approach, pre-cradle to senescence, to illustrate that singing is a commonplace behaviour which is an essential characteristic of our humanity. In the overall design of the Handbook, the chapter contents have been clustered into eight main sections, embracing fifty-three chapters by seventy-two authors, drawn from across the world, with each chapter illustrating and illuminating a particular aspect of singing. Offering a multi-disciplinary perspective embracing the arts and humanities, physical, social and clinical sciences, the book will be valuable for a broad audience within those fields.
Are you considering or already training to become a teacher? Do you want to know more about the variety of types of training on offer? Do you need reassurance that you are on the right path? Or would you just like to see how others cope with their teacher training? If so, this lively book, built on the experience of thousands of people just like you, is exactly what you need. Written by experts with backgrounds in teaching, supporting teacher learning and researching teacher training, and based on a major study of nearly 5,000 beginner teachers, it provides an authentic insight into what lies ahead when becoming a teacher. The book, which incorporates extensive conversations with large numbers of student and newly qualified teachers, will also serve as the ideal course companion when undertaking your Initial Teacher Training programme. It includes practical ideas and strategies for coping with various aspects of life as a student teacher, for example, dealing with pupil behaviour, building and managing relationships with mentors and other teachers in schools, and finding and obtaining a first teaching post.
Learning by design guide.