Download Free Politicas Publicas De Educacao Especial Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Politicas Publicas De Educacao Especial and write the review.

Essa obra é composta por um texto dissertativo resultante da pesquisa apresentada à Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) no Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu (PPGE). Cientificamente, ela traz contribuições para o cenário acadêmico ao abrir espaço para outras discussões e aprofundamento teórico acerca da Educação Especial e suas transformações paradigmáticas. Também, nos permite compreender a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, o que é de grande relevância social, na medida em que modelos educacionais excludentes podem ser superados em defesa de relações sociais democráticas, do acesso e produção do conhecimento e da vida em comunidade. Assim sendo, nos interessa saber: de que forma os documentos oficiais da Educação Especial orientam o planejamento da prática pedagógica do Segundo Professor de Turma? A pesquisa caracterizou-se pelo enfoque histórico-crítico e por uma abordagem metodológica qualitativa, delimitada em duas etapas principais: a revisão bibliográfica e a análise documental. Sinta-se convidado a aprofundar os estudos sobre tais questões e a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do professor e da educação especial que ofertamos. Inclua-se nessa luta.
Focalizando as relações entre as pessoas com deficiências e a educação brasileira, esta obra identifica e analisa criticamente as variadas medidas educacionais para essa população, desde aquelas de caráter eminentemente assistencial até as de educação escolar. Com um acurado registro dos principais fatos e momentos históricos, traça a evolução do atendimento educacional aos alunos com necessidades no Brasil, bem como explicita e discute as ideologias presentes nas políticas públicas e nas ações governamentais nessa área.
Neste livro, O professor de apoio: reflexos e desdobramentos das políticas públicas de inclusão na educação especial, em breve histórico, remetemo-nos ao contexto da inclusão pelos movimentos sociais e às iniciativas de políticas públicas iniciadas na década de 1990 até aos momentos contemporâneos sobre a prática de um mercado neoliberal e a globalização mundial, seguindo o entendimento do filósofo francês Michel Foucault no que define como "discurso". Não se trata do que as lutas ou os sistemas de dominação o definem, mas a motivação sobre aquilo por que se luta e pelo que se quer tomar poder. Nesse contexto o discurso da inclusão no contexto educacional tem se constituído de forma cada vez mais densa e tomado como verdadeiro, e ir contra esse discurso é ir contra as tendências do que se convencionou como normal. Dessa forma, o papel do professor de apoio para estudantes público da educação especial na concepção de uma educação inclusiva, e as políticas públicas referentes à atuação desse profissional, são recentes no contexto do cenário da educação brasileira e merece ser analisado. Neste livro abordamos a análise do discurso nas diferentes redes de ensino do país de forma sintética, mas especificamos as abordagens políticas e práticas discursivas decorrentes nas redes de ensino de âmbito federal, estadual e municipal de Uberlândia/MG. O diferencial desta obra está na análise do discurso entre o que se tem de políticas públicas na rede municipal de ensino de Uberlândia com as práticas discursivas observadas em duas escolas – campos de pesquisa na atuação dos professores de apoio e no contingente de profissionais envolvidos com a presença desse profissional na escola. Será uma forma de incluir os estudantes com deficiência na rede regular de ensino ou uma forma de controle sobre esses estudantes para que o discurso da inclusão seja fortalecido? Será que é uma prática de inclusão ou a presença do professor de apoio em sala de aula age na contramão do discurso da proclamada inclusão escolar?
Este livro aborda de maneira especial a história, a gestão e as políticas da Educação Inclusiva no Brasil com a finalidade de revelar os contextos e as lutas das pessoas com deficiência no país, desde as primeiras propostas de atendimento às políticas mais atualizadas de ensino, bem como parte das reflexões investigativas que todo leitor atento busca adquirir conhecimentos e complementá-los nas ações inclusivas brasileiras. Em cada capítulo são demonstradas concepções diferenciadas, de trabalho com as políticas educacionais e públicas da Educação Inclusiva no Brasil. Além disso, a mudança semântica de Educação Especial para Educação Inclusiva também tem espaço na discussão e nos trabalhos que compõem a obra. Esta obra destina-se a professores, estudantes e pesquisadores que queiram se aventurar no trabalho de reconhecimento das propostas inclusivas, partindo das concepções históricas, das mudanças educacionais, das questões de gerenciamento à valorização das pessoas com necessidades especiais nas experiências acessíveis e nas políticas educativas inclusivas.
A educação especial fora, até meados do século XX no Brasil, uma responsabilidade de instituições educacionais especializadas que se organizaram devido à atuação de pais e adeptos à causa das pessoas com deficiências, tanto em âmbito público como privado, tornando-se importante integrante na trajetória da educação inclusiva brasileira. A presente pesquisa aborda a história da educação especial no Brasil articulada às políticas públicas de educação. Apresenta a trajetória da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE desde seu início em 1954 na cidade do Rio de Janeiro e como se instalou no Estado de Mato Grosso do Sul. Descreve como se deu a institucionalização da APAE na cidade de Naviraí-MS, tornando parte importante na história da Educação Especial no Brasil e como essa instituição tem se operacionalizado e colaborado com a inclusão educacional do Público Alvo da Educação Especial – PAEE. Esta obra traz também a leitura de uma experiência exitosa da antiga APAE de Contagem-MG que, através de um trabalho diferenciado, transformou-se em Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS e dessa forma colaborou para a inclusão das crianças e adolescentes atendidos por essa instituição.
Nesta obra discutimos a operacionalização da perspectiva inclusiva de Educação Especial, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com base nos dispositivos legais que subsidiam a orientação inclusiva de educação e inspirados no pensamento de Theodor Adorno, problematizamos a operacionalização do AEE numa expectativa de provocar reflexões não somente para que fins ele é necessário, mas também para onde ele deve conduzir enquanto elemento pujante no combate à exclusão no contexto educacional. Dessa maneira, questões como a problematização da organização da escola na perspectiva da educação inclusiva, o papel político da educação, e a operacionalização do AEE com vistas à desbarbarização, serão debatidos à luz da Teoria Crítica. O livro aborda temas atuais com clareza e precisão de conceitos, terminologias e informações. Nessa perspectiva, desponta-se enquanto referência relevante para produções acadêmicas e construção de uma práxis educativa humanizadora e emancipatória.