Download Free Novas Formas De Ensinar Em Sala De Aula Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Novas Formas De Ensinar Em Sala De Aula and write the review.

O que funciona na educação? Como a pesquisa educacional encontra seu caminho até a sala de aula? Como podemos aplicá-la para ajudar todos os nossos alunos? Perguntas como essas surgem na maioria das escolas, e os educadores nem sempre têm tempo para encontrar respostas. O livro que inspirou milhões de profissionais a aprimorarem sua prática pedagógica agora retorna em sua 3ª edição, totalmente revisada, atualizada e ampliada — com atenção especial a diversidade, equidade e inclusão. Seus autores trazem uma análise dos principais achados da ciência cognitiva para a educação e propõem um conjunto de 14 estratégias de ensino que têm efeitos positivos significativos sobre a aprendizagem dos alunos, oferecendo ferramentas eficazes para todo professor usar em sala de aula.
O que funciona na educação? Como a pesquisa educacional encontra seu caminho até a sala de aula? Como podemos aplicá-la para ajudar todos os nossos alunos? Perguntas como essas surgem na maioria das escolas, e os educadores nem sempre têm tempo para encontrar respostas.O livro que inspirou milhões de profissionais a aprimorarem sua prática pedagógica agora retorna em sua 3a edição, totalmente revisada, atualizada e ampliada — com atenção especial a diversidade, equidade e inclusão. Seus autores trazem uma análise dos principais achados da ciência cognitiva para a educação e propõem um conjunto de 14 estratégias de ensino que têm efeitos positivos significativos sobre a aprendizagem dos alunos, oferecendo ferramentas eficazes para todo professor usar em sala de aula.
Este livro ajudará os professores a criar uma nova sala de aula, conectada com os novos tempos, necessidades e capacidades dos alunos.
A forma com que os indivíduos estabelecem suas relações com o mundo tem mudado constantemente. As Novas Mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) proporcionam maneiras diferenciadas no que diz respeito às práticas destes indivíduos, sejam essas em momentos de lazer, de estudo ou de trabalho. Os ambientes virtuais, através das mídias interativas, possibilitam a conexão de diferentes áreas do conhecimento e a convergência dos meios na potencialização dos mais variados campos, especialmente a partir da internet. Hoje em dia não basta apenas a disposição de plataformas como forma de repositório de conteúdos. A interatividade é o ponto chave nesta nova era, focando, principalmente, a participação ativa dos usuários. Esta conexão entre professores e alunos, entre produtores e usuários das mídias inaugura um tempo em que a imersão e a participação são essenciais na geração das informações e na construção do conhecimento. Considerando este cenário, os capítulos que compõem este eBook trazem reflexões importantes para o momento atual em que a convergência das mídias e as novas tecnologias têm gerado desafios antes impensados, tanto para o campo da comunicação quanto para o da educação. A superação nas diversas áreas em que se refletem acerca de formatos diferenciados para que se estabeleçam novas práticas sociais e culturais é uma constante não somente para os profissionais em formação, mas para os usuários ávidos por novidades e na expectativa por serem inseridos neste mundo cada vez mais tecnológico, interativo e participativo. É nesse sentido que esta obra apresenta em suas páginas estudos e análises que vão além da fronteira do tradicional, incentivando ações inovadoras a partir dos dispositivos tecnológicos com os quais somos todos os dias confrontados.
A transformação digital da sala de aula é inevitável – vivemos novos tempos, novas formas de pensar e, consequentemente, de ensinar e de aprender. No livro A sala de aula digital, Fausto Camargo e Thuinie Daros reúnem 42 estratégias pedagógicas pautadas em metodologias ativas que auxiliarão os professores – da educação básica ao ensino superior – a renovarem suas salas de aula digitais ou híbridas.
Apesar de haverem opiniões adversas sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula mais especificamente o uso de celulares no ensino; acreditamos que estas novas ferramentas só vêm para agregar, facilitar e disseminar o aprendizado no meio educacional. É relevante abordarmos este assunto, pois, inúmeras instituições de ensino encontram-se, com baixos índices de aprendizagem, mesmo apesar delas, possuírem boas estruturas físicas e bons professores, mesmo assim: estas instituições não conseguem alcançar seus objetivos. A proposta deste trabalho durante o seu desenvolvimento é chamar a atenção do meio educacional dizendo-lhes que: além das preocupações que devem ter com aspectos fundamentais para o pleno funcionamento, como por exemplo: contratação do corpo docente, calendário letivo, mão de obra e entre outros, os educadores devem concentrar e depositar a sua atenção nas novas metodologias de ensino embargadas na tecnologia móvel. A problemática aqui discutida é a falta de estrutura tecnológica das salas de aula das escolas públicas brasileiras; onde basicamente elas são compostas de quadro, giz e professor. Estrutura esta que limita tanto o educador na arte do ensino, quanto também os alunos que em determinadas situações têm apenas noções superficiais dos assuntos apresentados em classe. Para um possível nivelamento e equilíbrio destes pontos negativos presente no ensino público é necessário primeiramente que se façam investimentos em novas tecnologias, no caso aqui abordado em tecnologias móveis, de forma que se crie uma estrutura adequada que se torna um suporte para a utilização destas novas formas de se transmitir o saber de forma interativa, online, compacta e objetiva utilizando os próprios celulares dos alunos. A segunda proposta é a adaptação ou adequação dos atuais métodos tradicionais de ensino, em novas formas e métodos de transmissão do saber através da utilização dos smartphones dos próprios alunos. Não se esquecendo do ponto mais importante deste processo, que é a inclusão e a capacitação do instrumento viabilizador do mundo educacional, que são: os professores; de maneira que seja possível que este profissional ministre uma aula interativa, online, compacta e objetiva utilizando os próprios celulares dos alunos.
A educação é um processo natural, ela se fundamenta no desenvolvimento interno do aluno. As crianças são boas por natureza, elas têm uma tendência natural para se desenvolverem. Existe um distanciamento entre todos os seres humanos, este distanciamento precisa ser reduzido com elementos tirados da realidade conforme diz Pestalozzi. Neste sentido, o arquiteto representa a arte de construir esteticamente e funcionalmente estruturas com embasamento cultural, filosófico, estrutural, se tornando uma ciência pluridisciplinar. A arquiteto busca saber do distanciamento entre o ser humano e os meios em que vive atuando de forma pluridisciplinar e realizando assim uma exegese para então reformular o espaços, tornando-os confortáveis e contextualizados com a realidade do homem da atualidade. O docente assim como o arquiteto reconhece a distância entre ele e o aluno?, trazendo consigo embasamento cultural, filosófico, estrutural para construir sua aula, analisar seus alunos, a cultura em que vivem pois hoje existe a necessidade dos professores se adatarem com os alunos diante da distância que os separam.