Download Free Metodologias De Ensino Aprendizagem Na Formacao Do Professor Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Metodologias De Ensino Aprendizagem Na Formacao Do Professor and write the review.

A formação de professores, inicial ou continuada, clama por um olhar mais atento por parte de todos envolvidos na área da Educação. A história brasileira, sobretudo, nas últimas décadas, tem tido avanços e retrocessos que refletem na situação atual. Nesta obra, futuros professores, docentes experientes e todos envolvidos no processo de aprender-ensinar, ensinaraprender, são convidados a refletir sobre caminhos que apontam para uma educação da melhor qualidade. Os capítulos abordam aspectos da educação infantil aos últimos anos do ensino fundamental, em uma perspectiva de debater sobre a formação docente e suas práticas. Aproveitem a leitura!
O presente trabalho analisa a influência da metodologia de ensino dos professores e a relação com os estilos de aprendizagem dos alunos, com base na relação entre a prática metodológica e a aprendizagem significativa dos mesmos. Algumas inquietações surgiram ao longo do aprofundamento da temática, que visa saber: os professores estão preocupados em adequar suas práticas ao estilo de aprendizagem dos alunos? Os alunos aprendem da mesma forma e ao mesmo tempo? De que forma os professores podem adequar suas práticas ao estilo de aprendizagem dos alunos? Os estudos que movem essa discussão mostram a importância de as práticas docentes estarem relacionadas ao modelo de aprendizado dos alunos. No entanto, diante de um estudo pouco debatido e de tão grande importância, ressaltamos a necessidade de manter o debate sobre a relevância de relacionar a metodologia docente à forma como os alunos aprendem.
Este livro aborda as metodologias de ensino na formação dos professores da educação básica, sobretudo do ensino fundamental I. A obra enfatiza as questões que envolvem a formação de quem ensina, ampliando a ideia corrente de que se deve aplicar técnicas e procedimentos didáticos como única possibilidade da ação pedagógica, inclusive na construção de outras possibilidades que resultem em aprendizagem e que envolvam e incluam a dimensão dialógica para criar, questionar, analisar, conhecer a partir da relação entre aluno, professor e todos os que participam do processo educativo.
Refletir sobre as políticas de formação de professores, o papel do professor, o encaminhamento e concretização do processo de ensino e de aprendizagem do aluno, para poder refletir criticamente sobre elas, de modo a compreender os princípios e formas de sua operacionalização são discussões emergenciais e imprescindíveis a todos os profissionais que de uma forma ou de outra atuam no campo educacional, sejam eles professores do ensino básico, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação ou de pós-graduação. Dessa forma, para pensar em uma educação que tenha condições de promover mudanças significativas no aluno, faz-se necessário investir na formação de professores e compreender as políticas educacionais que interferem e direcionam tanto o campo educacional quanto o trabalho do professor. Assim, temos um mosaico de olhares sobre a formação de professores, onde os autores revelam diferentes preocupações para o campo educacional, evidenciando o compromisso social de cada um frente às questões relacionadas ao ensino, à formação de professores, ao cotidiano escolar e às atuais políticas educacionais que interferem e direcionam os caminhos da educação. Os capítulos apresentados neste livro têm, portanto, a pretensão de despertar no leitor significativas reflexões sobre as políticas de formação de professores. Nesse sentido, certamente contribuirão para a discussão da temática evidenciada, discutindo os aspectos relevantes de tais políticas públicas e como elas podem impactar possíveis ações e intervenções na realidade escolar e soluções para os problemas emergentes na prática pedagógica escolar.
Sob um cenário de formação continuada de professores de ciências da educação básica, no âmbito das metodologias de ensino aqui consideradas, discutir-se-á o uso de Alfabetização Científica, Mapas Conceituais, Atividades Experimentais, Temas (Geradores) e Resolução de Problemas com maior profundidade, além de outras, panoramicamente, a partir de elementos indissociáveis aos processos didáticos para ensino-aprendizagem, ou deles emergentes, na coleta, organização, tabulação, sistematização, socialização e análise de dados, qualitativos ou quantitativos, objetivos ou subjetivos. Nesse propósito, referenciais foram definidos como condizentes à estruturação de uma base teórica considerada como satisfatória ao ensino de Ciências, a partir dos fundamentos pedagógicos de David Ausubel, epistemológicos de Thomas Kuhn e metodológicos de Philippe Perrenoud. Dessa forma, nosso principal objetivo consistiu, a partir de uma investigação dos saberes e dos fazeres do público-alvo, vinculados aos processos de ensino-aprendiza- gem em Ciências, propor e desenvolver metodologias de ensino que aproximem esses saberes-fazeres do referencial teórico aqui adotado como adequado a um ensino de ciências que se mostre significativo ao educando, constituindo-se de concepções e ações que privilegiem e endossem a pesquisa como critério condicional à relação ensino-aprendizagem em Ciências. Em suma, consideramos que um processo de ensino, desencadeado e desenvolvido por ações e procedimentos de pesquisa, mediado por um projeto e consolidado por um Seminário, é capaz de ressignificar o saber e o fazer de quem ensina e de quem aprende, particularmente, considerando-se o Ensino de Ciências.
Nas últimas décadas, as sociedades e as nações em todo o mundo, incluindo o nosso País, foram confrontadas com mudanças e desafios sociais, culturais, económico, tecnológico substanciais, e parece haver um consenso geral de que a educação e a formação de professores devem desempenhar um papel fundamental para atender a essas mudanças de forma adequada (Buchberger et al., 200:23). Como agentes de socialização, espera-se que os professores desempenhem um papel fundamental no desenvolvimento de uma nova identidade nos estudantes, que valorize a inclusão e a justiça social num mundo diverso e em constantes mudanças (Albee e Piveral, 2003). A questão da qualidade do ensino a nível da formação de professores deve ser abordada para que os estudantes saiam dos programas de formação de professores não apenas com habilidades de ensino adequadas, mas também apropriadas, que lhes permitam ser professores confiantes e competentes. Os formadores e os educadores transmitem conhecimentos complexos que se preocupam com o desenvolvimento dos estudantes e com o futuro da sociedade. Portanto, a tarefa de capacitar os educadores e os formadores de formadores para fornecerem uma educação de qualidade é uma tarefa gigantesca que depende não apenas dos governos, mas também das iniciativas das diferentes partes envolvidas no processo, incluindo as instituições do Ensino de Base e as do Ensino Superior. Uma vez que os professores constituem a componente mais importante do empreendimento educacional e desempenham um papel crítico no desenvolvimento social, político e económico e na transformação da sociedade, pensamos que o presente estudo constitui um importante contributo na busca de soluções que ajudem a melhorar a qualidade do processo de formação de professores e no processo de ensino em geral.
Este livro aborda as metodologias de ensino na formação dos professores da educação básica, sobretudo do ensino fundamental I. A obra enfatiza as questões que envolvem a formação de quem ensina, ampliando a ideia corrente de que se deve aplicar técnicas e procedimentos didáticos como única possibilidade da ação pedagógica, inclusive na construção de outras possibilidades que resultem em aprendizagem e que envolvam e incluam a dimensão dialógica para criar, questionar, analisar, conhecer a partir da relação entre aluno, professor e todos os que participam do processo educativo.
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Didática e metodologias ativas de ensino-aprendizagemtrata da ação didática do professor na contemporaneidade. Entre os temas apresentados, estão a evolução histórica da didática, a relevância da interação entre professor e aluno e a constituição da identidade dos professores, com foco nos saberes e nas competências. O livro discute ainda as estratégias de ensino na aplicação de metodologias ativas e sua relação com a pedagogia das competências na educação profissional. O objetivo é oferecer ao leitor uma perspectiva que o ajude a refletir sobre a importância de um enfoque didático-metodológico na formação (continuada) de professores.
O livro oferece aos leitores conceitos e práticas relativos a métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas, aplicando-se a vários conteúdos, áreas de conhecimento e níveis escolares. Destina-se, portanto, a uma grande gama de educadores, tanto os do ensino fundamental e médio, nas diversas séries e disciplinas, quantos os do ensino superior, em cursos de formação docente, especialmente em Didática, Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado. Interessa também a estudos de Didática em cursos superiores das áreas biomédica, tecnológica e de ciências sociais. Nas áreas de Pedagogia e licenciaturas, o livro aplica-se à formação acadêmica e continuada de professores nas escolas. Os textos aqui reunidos orientam-se pelo princípio da relação prática-teoria-prática, que, segundo os estudos didático-pedagógicos atuais, é de grande relevância para a aprendizagem significativa. Para estreitar as articulações entre prática e teoria, cada texto é acompanhado de uma série de questões de aplicação. Assim, estes métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas são dedicados a professores de todas as áreas, com expressiva admiração pelo seu trabalho e reconhecimento dos desafios que enfrentam no cotidiano de seu fazer docente. - Papirus Editora
O que funciona na educação? Como a pesquisa educacional encontra seu caminho até a sala de aula? Como podemos aplicá-la para ajudar todos os nossos alunos? Perguntas como essas surgem na maioria das escolas, e os educadores nem sempre têm tempo para encontrar respostas. O livro que inspirou milhões de profissionais a aprimorarem sua prática pedagógica agora retorna em sua 3ª edição, totalmente revisada, atualizada e ampliada — com atenção especial a diversidade, equidade e inclusão. Seus autores trazem uma análise dos principais achados da ciência cognitiva para a educação e propõem um conjunto de 14 estratégias de ensino que têm efeitos positivos significativos sobre a aprendizagem dos alunos, oferecendo ferramentas eficazes para todo professor usar em sala de aula.