Download Free Metodologias Ativas No Ensino De Matematica Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Metodologias Ativas No Ensino De Matematica and write the review.

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Metodologias ativas no ensino de matemática apresenta um conjunto de conhecimentos para o aprimoramento profissional de professores e para potencializar o engajamento dos estudantes, construindo o aprendizado de uma forma mais plena e significativa por meio da compreensão e da aplicação das metodologias ativas no ensino da Matemática. Entre os temas abordados estão: gamificação, aprendizagem baseada em jogos, sala de aula invertida (flipped classroom), aprendizagem baseada em problemas (PBL-Problem Based Solving), aprendizagem baseada em projetos (ABP), aprendizagem maker, construção de ambientes de aprendizagem. Na obra, apresentam-se procedimentos de aplicação dos temas, formas de avaliação, o papel do professor e contribuições para a aprendizagem, trazendo ainda diversos estudos de casos e aplicações reais em classes de Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é apresentar as principais metodologias ativas como estratégias de ensino para a Matemática, visando desenvolver a autonomia e a participação integral do estudante da educação básica.
A implementação da proposta do Novo Ensino Médio é um desafio para gestores, professores e estudantes. Novas práticas para o Ensino Médio: Matemática tem o objetivo de auxiliar nesta importante jornada, que exigirá grande capacidade de adaptação. Será necessário construir novas relações de ensino e aprendizagem em que o estudante é o centro do processo, ao mesmo tempo que os componentes curriculares são trabalhados de maneira cada vez mais integrada, por meio de metodologias ativas. O trabalho desenvolvido na obra ocorrerá por meio de atividades e vivências, ora individuais, ora coletivas, com base em suas experiências pessoais no que diz respeito à profissão e ao seu projeto de vida. Esperamos que este trabalho o auxilie a atuar de forma criativa, de acordo com suas possibilidades e com a realidade em que está inserido, neste importante momento em que novos parâmetros são estabelecidos visando construir um Ensino Médio que faça mais sentido para nossas juventudes, que vivem e atuam em uma sociedade mediada pelas tecnologias digitais.
Usando uma linguagem descomplicada e objetiva, esta obra propõe a acadêmicos e professores maneiras de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática em salas de aula e apresenta as novas tendências dessa área.Partindo do histórico dessa disciplina no Brasil, os autores passam pelos recursos e materiais didáticos interessantes para o ensino da Matemática e pelas teorias da aprendizagem orientadoras da prática profissional, e finalizam discutindo questões essenciais do trabalho do professor, como planejamento de aulas e elaboração e avaliação de atividades.Permeado por recursos didáticos e informativos, este livro é um material indispensável para a formação e a qualificação de futuros professores de Matemática.O que há de novo nesta edição:- Recursos de aprendizagem que contribuem para a melhor compreensão da obra.- Atividades incluídas no término de cada capítulo, com respostas no final do livro.- Indicações de leituras complementares para reforçar os conhecimentos adquiridos.- Estudos de casos com situações que aproximam o leitor da prática profissional.
O livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da Matemática, e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.
Apresentamos o volume II da Série Metodologias de Ensino em Matemática, com o subtítulo: Ações Lúdicas. Neste volume, trazemos experiências exitosas e propostas metodológicas sobre ensino de matemática focando o aspecto lúdico. Este livro faz parte da série que foi idealizada e concretizada a partir das produções realizadas por alunos e por professores do curso de especialização em Metodologias do Ensino de Matemática da UnB-UAB-CEAD, decorrentes de suas pesquisas e resultados apresentados em artigos e monografias de conclusão de curso. Nele se faz presente, a constante e crescente busca por novas metodologias para o ensino de matemática que promovam um aprendizado mais eficiente com menos entraves e dificuldades enfrentadas pelos alunos. Essa é uma discussão presente nas pesquisas e nos encontros acadêmicos de Educação Matemática. Nesse contexto, insere-se o lúdico, por sua importância no ensino em geral, e na matemática em particular, por ser presente e constatado a partir das experiências práticas vivenciadas por professores e alunos. A partir disso, idealizamos mais esse volume, intentando oferecer à comunidade acadêmica voltada para o ensino de matemática uma produção lúcida, aplicável e com precedentes de sucesso em sua aplicação. Desejamos que nossa vivência contribua para a discussão nesse cenário, e seja útil a docentes que busquem novas perspectivas e alternativas para a melhoria do ensino de matemática.
A educação é um processo natural, ela se fundamenta no desenvolvimento interno do aluno. As crianças são boas por natureza, elas têm uma tendência natural para se desenvolverem. Existe um distanciamento entre todos os seres humanos, este distanciamento precisa ser reduzido com elementos tirados da realidade conforme diz Pestalozzi. Neste sentido, o arquiteto representa a arte de construir esteticamente e funcionalmente estruturas com embasamento cultural, filosófico, estrutural, se tornando uma ciência pluridisciplinar. A arquiteto busca saber do distanciamento entre o ser humano e os meios em que vive atuando de forma pluridisciplinar e realizando assim uma exegese para então reformular o espaços, tornando-os confortáveis e contextualizados com a realidade do homem da atualidade. O docente assim como o arquiteto reconhece a distância entre ele e o aluno?, trazendo consigo embasamento cultural, filosófico, estrutural para construir sua aula, analisar seus alunos, a cultura em que vivem pois hoje existe a necessidade dos professores se adatarem com os alunos diante da distância que os separam.
Acompanhamos, nos dias atuais, discussões a respeito de dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Básica em diferentes instâncias da sociedade brasileira. De modo geral, tais dificuldades têm sido observadas em relação aos estudantes, aos professores e às instituições de ensino. Por outro lado, a formação continuada em Educação Matemática tem contribuído para o enfrentamento dessas dificuldades, fomentando a construção de novas práticas para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os estudos na área de formação de professores que ensinam Matemática avançaram no entendimento em relação ao que pensa, sabe e sente o professor, e seus resultados apontam outra perspectiva para a formação, sendo entendida como um processo de desenvolvimento ao longo de toda a vida. A articulação entre teoria e prática, saberes específicos e saberes pedagógicos, a partir de atividades que promovem a reflexão e o trabalho colaborativo na Educação Básica são objetos de estudo e pesquisa. Metodologias de Ensino em Matemática: ações na Educação Inclusiva converge esses ideais em uma obra repleta de experiências que envolvem professores e estudantes em momentos de aprendizagem matemática.
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Metodologia de ensino de matemática apresenta uma visão moderna da educação matemática, alinhada às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às últimas tendências pedagógicas. Por meio de uma abordagem interativa, o livro guia os educadores na construção de uma aprendizagem matemática significativa e contextualizada para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os temas abordados, destacam-se a matemática para os anos iniciais, a história da matemática como ferramenta de ensino, as estratégias algébricas para resolver problemas, a visão da geometria e das unidades de medidas, os conceitos relevantes de probabilidade e estatística para leitura e interpretação do mundo, o lúdico e os jogos como estratégias de ensino, bem como a importância da avaliação em matemática. A transformação da prática docente pode ser inspiradora para os alunos descobrirem a beleza e a importância da matemática. Por isso, essa obra é ideal para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos, pedagogos, estudantes de pedagogia e licenciatura em matemática e todos os demais profissionais que buscam aprimorar suas práticas de ensino.
Transformar a educação tem sido pauta constante na contemporaneidade. A importância de repensar novos formatos para a sala de aula, espaços de aprendizagem, a necessidade de oferecer experiências significativas e engajadoras aos estudantes permeiam o fazer pedagógico, que se torna cada dia mais desafiador. A proposta deste livro é inspirar os docentes na construção de um novo olhar, em busca de uma educação que faça sentido para os alunos e que ressignifique o papel da escola por meio de metodologias ativas.