Download Free Linguistica Aplicada E Ensino De Linguas Dialogos Contemporaneos Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Linguistica Aplicada E Ensino De Linguas Dialogos Contemporaneos and write the review.

A coletânea “Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos” reúne onze capítulos que demonstram resultados de pesquisas desenvolvidas por diversos pesquisadores e outros em formação, interessados em promover um diálogo com a linguística aplicada e o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e interfaces com os estudos literários. Estes pesquisadores são também professores que atuam em diversas modalidades de ensino, tais como: educação básica, graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Portanto, no exercício docente cada professor-pesquisador que contribui para o debate propiciado por esta coletânea, significa e ressignifica a formação inicial e continuada de professores de línguas e o ensino-aprendizagem de línguas. Com esta coletânea esperamos projetar o fortalecimento da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas, apontando, assim, as contribuições dos professores-pesquisadores a revelar suas preocupações e perspectivas de trabalho.
A publicação deste importante compêndio, que reúne 13 capítulos, marca o momento pelo qual a Educação, de modo geral, e a Universidade Pública, no Brasil, atravessam. Nesse sentido, à margem de uma sociedade dita contemporânea, cujo clamor é pelo ineditismo e vertiginoso desenvolvimento científico, observa-se o eco das inúmeras vozes, das vivências e adversidades. Sabe-se bem que os enfrentamentos e resistências não são de agora! Dessa forma, a tônica da obra apresentada aponta para o ensino-aprendizagem de línguas-culturas – Espanhola, Francesa, Inglesa e Orientais, bem como destaca a constituição identitária desses profissionais em diferentes frentes. (Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes)
Neste livro estão reunidos artigos de professores e pesquisadores que abordam variados aspectos dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil hoje. Numa tomada ampla de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, os textos versam sobre temas relacionados às práticas de sala de aula, à conceituação e utilização de tecnologias nesse e para esse contexto e ao ser docente. Essa variedade de olhares teóricos e de temas materializa um pouco do caráter transdisciplinar e diverso das pesquisas e diálogos epistemológicos que têm enriquecido os estudos em Linguística Aplicada no país e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que com eles caminham juntos, tais como os que ocorreram antes e durante a elaboração dos textos desta coletânea e que reverberam em suas linhas. Muitas das considerações apresentadas pelos autores permitem entrever um convite para o desvelamento de aspectos não óbvios dos processos de ensino de línguas estrangeiras, aspectos relacionados a temas constantes de nossas discussões, como o funcionamento semântico da língua inglesa, as condições e determinações da utilização de tecnologia na construção e circulação dos saberes, a utilização do livro didático. Pelos olhares dos autores, lançados de dentro da própria sala de aula de formação para a docência e a partir da prática, tais temas têm iluminadas fissuras que se constituem como particularidades que, tornadas mais visíveis e compreendidas, podem fazer toda a diferença nos processos de ensino e na significação da aprendizagem por parte dos alunos de línguas estrangeiras. Os trabalhos aqui reunidos visam, portanto, contribuir para reflexões tanto nas pesquisas em Linguística Aplicada quanto para as que acontecem como efeito das inquietações dos atuais e futuros professores da área da linguagem.
Fruto da VII Jornada Acadêmica do Laboratório de Estudos Polifônicos (VII JEP), realizada no dia 31 agosto de 2018, na Universidade Estadual de Goiás - Campus Morrinhos, este livro propõe/ apresenta diálogos por vezes vistos como impertinentes. Isto porque são reunidas pesquisas responsivas e responsáveis que, no ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira), buscam romper com as bordas/limites/barreiras disciplinares. Assim, para além de abordar temas caros à Linguística Aplicada (LA) e à Análise do Discurso (AD), sob perspectivas teórico-metodológico[1]analíticas da língua(gem), os trabalhos aqui organizados visam ensejar sobretudo algumas (im) possibilidades de enlaces epistemológicos entre a LA e os estudos do discurso. Voltada a uma agenda de pesquisa cada vez mais comprometida com uma noção situada de linguagem, a LA e a AD - tal como praticadas no cenário brasileiro - trazem, para o bojo de suas discussões o “sujeito” inscrito em práticas de língua(gem), interessando-se por investigações sobre a materialidade do corpo, interseccionando construções indenitárias de gênero, de sexualidade, de raça e de classe, a partir de abordagens que envolvam multiletramentos, translinguagem, decolonialidade, dentre outras
Nas últimas décadas, a Linguística Aplicada (LA) tem ganhado forte destaque no cenário nacional e internacional. Basta olhar para os programas de congressos, simpósios e especializações para perceber que, cada vez mais, a academia tem se dedicado a discutir problemas concernentes a essa área. Assim, nosso objetivo nesta obra é lhe apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a LA e mostrar os principais enfoques que costumam ser explorados nesse contexto. Acompanhe-nos neste estudo e descubra você também os motivos pelos quais a LA tem chamado tanta a atenção de pesquisadores na atualidade.
O livro surge no período de isolamento físico da quarentena e propõe uma conversa com colegas-pesquisadores, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada, sobre temas que atravessaram o trabalho e a prática pedagógica do professor de línguas nesse período. A coletânea adota novos estilos de narrativa, exercícios reflexivos e diferentes dispositivos teóricos para pensar a prática colaborativa dos sujeitos envolvidos, visando contribuir para a formação auto-sustentada dos leitores e (futuros) profissionais da área de línguas.
A coletânea Linguagens, sociedade e cultura: diálogos contemporâneos. Trata-se, portanto, de um potente encontro dialógico de dez trabalhos oriundos da interlocução entre treze pesquisadores/as de áreas afins ao campo da linguagem (linguística e literatura), tais como: estudos discursivos, educação, música, história, memória, ensino de língua, interculturalidade e, novas tecnologias; constituindo, dessa forma um interessante – e necessário – diálogo sobre linguagens, sociedade e cultura na contemporaneidade.
A realização do Seminário de Estudos Linguísticos, Literários e En- sino de Línguas (SEELLEL) se provou pela crescente necessidade, por parte dos pesquisadores, acadêmicos do curso de Letras da UEG Câmpus Morrinhos e do POSLLI, além de professores da educação básica, de refletir sobre os campos da Linguística, da Literatura e do ensino- aprendizagem de línguas. Não há como negar, na atualidade, a necessidade de se apresentar aos acadêmicos do curso de Letras e pós-graduandos, práticas outras de leitura e de trabalho com a materialidade linguística em sala de aula. Nesse sentido, o trabalho com as várias manifestações de linguagem deve ocupar um espaço singular nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Por essa razão, consideramos relevante que os acadêmicos tivessem a oportunidade de assistir a conferências, a palestras, a minicursos e a comunicações individuais sobre a temática do SEELLEL para que possam se conscientizar das diversas possibilidades de se ensinar e aprender Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura na contemporaneidade.
Este livro é resultado dos profícuos diálogos realizados entre pesquisadores de três instituições públicas de ensino, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os autores reunidos, nesta obra, além da experiência construída pela vivência na sala de aula (em diferentes níveis de ensino), e pelo lugar que ocupam na academia, também se propõem ao desafio de buscarem o enfrentamento de questões teórico-metodológicas sobre a língua e a linguagem e a observação e análise dos fenômenos linguísticos em contextos situados de uso e práticas de interação social.
A coletânea de 11 textos que se apresenta neste segundo volume de Estudos linguísticos aplicados: interlocuções na contemporaneidade vai exatamente nessa direção: mostra não apenas estudos que conectam Teorias da Linguagem, da Cognição, de Sociedade e de Ensino de Línguas, mas também apresentam propostas de cunho metodológico, que tratam do como é possível fazer essas correlações em sala de aula. Nesta obra, a observação da formação docente, dos materiais e das práticas pedagógicas são as temáticas recorrentes. São quatro estudos sobre resultados de experiências positivas a serem compartilhadas, quatro reflexões sobre a docência e a formação de professores e três que têm como objeto de análise o livro didático.