Download Free Glossario De Ciencia Da Informacao E Educacao Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Glossario De Ciencia Da Informacao E Educacao and write the review.

Esse glossário é resultado parcial da pesquisa de doutorado realizada na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Programa de Filologia e Língua Portuguesa, financiado pela Capes. É o segundo volume da série de glossários que pretendem apresentar os principais termos de interface com a Ciência da Informação, presentes nas áreas que estabelecem relações multi- e interdisciplinares.
Esse glossário é resultado parcial da pesquisa de doutorado realizada na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Programa de Filologia e Língua Portuguesa, financiado pela Capes. É o primeiro volume da série de glossários que pretendem apresentar os principais termos de interface com a Ciência da Informação. Neste volume são apresentados termos da área da Comunicação Social, subárea das Ciências Sociais Aplicadas I, assim como a Ciência da Informação. Ambas, por pertencerem a mesma área e grande área, compartilham de objetos de estudo e procedimentos metodológicos comuns, uma vez que estabelecem entre si relações multidisciplinares. Nos próximos volumes teremos termos das áreas da Educação, Administração e Ciências da Computação, áreas apontadas pela pesquisa com maior ocorrência de conceitos presentes na Ciência da Informação.
Glossário de termos acadêmicos e de educação, reúne vocabulário altamente especializado e engloba desde termos simples, como aprovado (pass), passando por várias outras combinações, tais como aprovado com distinção/mérito (pass with honors/merit), dispensado sem crédito (course waived without credits (being) awarded), nomes de disciplinas pouco encontradas em currículos, até tabelas representativas dos sistemas educacionais americano e britânico, revelando, assim, uma preocupação não apenas linguística, mas também pragmática e cultural.
O trabalho é de caráter exploratório e tem como base a análise qualitativa dos neologismos selecionados nos cinco periódicos mais bem classificados no Qualis/CAPES no último decênio. O corpus de exclusão constituiu-se a partir de obras lexicográficas da área e da Base de Pesquisa em Ciência da Informação (BRAPCI), a partir das funcionalidades do mecanismo de busca linguístico WebCorp. O mapeamento das áreas de interface resulta da seleção de neologismos e da delimitação de contextos terminológicos da BRAPCI, e de artigos do Portal de Periódicos da Capes.
A terminologia de Ciência da Informação em inglês e português, em um conjunto de 1.132 termos, é aqui apresentada para uso de alunos, docentes, pesquisadores e profissionais bibliotecários e arquivistas que necessitam compreender com mais precisão e profundidade o significado de termos técnicos que fazem parte do cotidiano cada vez mais globalizado de bibliotecas e arquivos. É com esse intuito que a Professora Doutora. Mariangela Braga Norte elaborou este Glossário uma vez que se deparou com a dificuldade de seus alunos de graduação de Biblioteconomia e Arquivologia, na disciplina "Inglês Instrumental", quanto à competência linguística de termos técnicos em inglês e seus significados em português. O esforço em garantir a aprendizagem e a competência lingüística de seus alunos o tema da pesquisa realizada durante o Programa de Estágio Docente de Pós-Doutorado na University of Leeds, Inglaterra, sob orientação do Prof. Dr. John Holmes, que resultou na elaboração deste glossário. A autora tem a formação adequada que lhe propicia realizar com competência a elaboração de um glossário como este, pois além de seu pós-doutorado tem mestrado e doutorado na área de Letras e Livre-Docência sobre "Experiência Docente: Leitura em Língua Inglesa e Termos Técnicos na Ciência da Informação". A forma simples e correta de apresentação do glossário demonstra que o objetivo principal é fornecer aos leitores interessados um instrumento de trabalho atualizado e apropriado para o campo da Ciência da informação. Termos como Virtual Library (cf.p.99), que aparecem na literatura estrangeira mais amiúde pelo seu significado inovador, são potencialmente instigantes ao exercício profissional de bibliotecários e às pesquisas em andamento em Ciência da Informação. Neste glossário, a exemplo de vários outros termos, a definição tem a devida garantia literária e é feita com uso de citações de textos consagrados na literatura publicada sobre o assunto para fornecer ao leitor uma compreensão que vai além da simples tradução do termo. Mas, para outros termos a autora também coloca seu conhecimento à disposição para preencher o campo definitório quando a literatura não oferece condições para isso, ou quando existe mais de uma definição, organiza-as de modo consistente e para facilitar ainda mais a compreensão do leitor, inclui exemplos e remissivas. A inserção da Professora Doutora Mariângela Braga Norte na área de Ciência da Informação se deve não só pela sua convivência com os colegas do Departamento de Ciência da Informação, no qual me incluo com respeito e admiração, mas, sobretudo, pela sua afinada convivência com a sala de aula o que proporciona a devida garantia de uso deste glossário que é, certamente, muito bem vindo. (Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita, Titular do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília.)
Mais de 700 verbetes nas áreas de finanças, economia, bancos, mercado de capitais, e bolsa de valores. Cada verbete se faz acompanhar do tempo correspondente em inglês. Um índice reverso lista os termos em inglês com seu equivalente em Português para facilitar a consulta a esses vocábulos ingleses, esclarecendo seu sentido e uso no Brasil.
Aplicacao da metodologia e principios da terminologia com o objetivo de identificar problemas no vocabulario brasileiro em Ciencia da Informacao. Elaboracao de um glossario na area, cujas entradas de termos incluem os seguintes dados: termo, categoria gramatical, fonte, definicao e equivalentes em ingles e frances. Os termos foram coletados no periodico " Ciencia da Informacao" (1972-1983) e no "Catalogo de Teses e Dissertacoes em Ciencia da Informacao e Biblioteconomia" do IBICT, publicado em 1982, incluindo-se os suplementos 1 e 2.Concluiu-se que a terminologia brasileira em Ciencia da Informacao se apresenta ainda em fase de formacao, sem tendencias nitidas a uniformizacao.
Driven by such tools as big data, cognitive computing, new business models, and the internet of things, the overall demand for innovation is becoming more critical for competitiveness and emerging technologies. These technologies have become real alternatives for the market and offer new perspectives for modern project management applications. The Handbook of Research on Emerging Technologies for Effective Project Management is an essential research publication that proposes innovations for firms and markets through the exploration of project management principles and methods and the effective integration of knowledge and innovation. It encompasses academic and scientific propositions, reviews for conceptual bases, applications of theories in new market solutions, and cases of successful insertion of disruptive technologies and business models in new competitive market offers. Featuring a range of topics such as innovation management, business administration, and marketing, this book is ideal for project managers, IT specialists, software developers, executives, practitioners, managers, marketers, researchers, and industry professionals.
The field of project management experiences conceptual, technological, and decision issues when projects are created, implemented, and executed without the needed strategic connection. It is important to improve the connection between knowledge management and project management practices. The Handbook of Research on Effective Project Management through the Integration of Knowledge and Innovation bridges the gap between knowledge management and project management practices by providing both classical and modern views on their relationship. Discussing principles, practices, methods, and real case studies, this book describes the importance of aligning projects with a knowledge-based strategic plan to the benefit of practitioners, professionals, scholars, and researchers in the fields of management and information science.
Business models are regarded as a main emerging topic in the management area for opportune science-driven practical conceptions and applications. They represent how organizations are proposed and planned, as well as how they establish a market and social relations, manage strategic resources, and make decisions. However, companies must produce new solutions for strategic sustainability, performance measurement, and overall managerial conditions for these business models to be implemented effectively. The Handbook of Research on Business Models in Modern Competitive Scenarios depicts how business models contribute to strategic competition in this new era of technological and social changes as well as how they are conceptualized, studied, designed, implemented, and in the end, how they can be improved. Featuring research on topics such as creating shared value, global scenarios, and organizational intelligence, this book provides pivotal information for scientific researchers, business decision makers, strategic planners, consultants, managers, and academicians.