Download Free Fundamentos De Educacao Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Fundamentos De Educacao and write the review.

Esta obra destina-se a professores que queiram saber mais sobre o processo educativo e a dinâmica da sala de aula. Explica quais são as tendências pedagógicas no processo ensino-aprendizagem e suas relações com a formação do professor que atua no ensino superior.
O terceiro volume de "Fundamentos da Educação" tem como fio condutor a análise do pensamento pedagógico em um período de transformações que vai da Idade Média ao século XVIII. Nessa transição, concepções pedagógicas relacionadas à formação do caráter dos indivíduos dão lugar à busca pelo desenvolvimento técnico-científico que moldaria os séculos posteriores, abrindo caminho para o Iluminismo.
Em 1845 afirmou Jules Michelet no texto O Povo: “Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação”. A América Latina, desta perspectiva, emerge historicamente no exame de políticas e teorias que primaram pela busca da associação entre estatuto legal e formação dos indivíduos, visando construir o necessário para dar concretude ao ideal pedagógico de autonomia e liberdade; ou que por vezes se mostraram contraditórias no enfrentamento entre educar para a cidadania e o comunitário e as demandas do capital internacional. Inseridos no arco temporal que contempla pensamento e políticas pedagógicas desde o século XIX ao XXI encontram-se os debates e trajetórias explorados pelos autores no VI volume da série Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões.
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de oferecer aos educadores e demais profissionais da área educacional, material pedagógico que possa contribuir para sua formação. Os diferentes títulos abrangem áreas educacionais que possibilitam reflexão acerca de conhecimentos teóricos e de prática pedagógica adequados às exigências educacionais de forma ética e competente, como é esperado na educação da atualidade. Teorias e fundamentos da educação, em sua 2a edição, versa sobre questões educacionais que permeiam o cenário diverso e complexo deste século. Ao mesmo tempo, destaca temas que formam a base teórica da educação desenvolvida ao longo da história por meio de seus principais estudiosos. Aborda a diversidade, a tecnologia e seu impacto na educação no período pandêmico, como palco de questionamentos e apresentação de fatos que permearam e permeiam o novo contexto educativo. A obra enfatiza a educação do século XXI, salientando a visão de educação planetária como elemento aglutinador entre sujeito, escola e sociedade.
A série Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões chega ao volume V, problematizando historicamente o papel da educação, do professor e sua formação em relação aos saberes e fazeres indispensáveis para o exercício consciente de seu trabalho numa perspectiva emancipadora. Não se trata de um manual de saberes e fazeres metodológico e nem é esta a sua pretensão, antes tem como propósito provocar posicionamentos em relação a uma educação que traz uma historicidade, contribuições para se ref¬letir sobre os valores no tempo e a prospecção por caminhos que ampliem o olhar sobre as possibilidades de reivindicar e lutar por uma educação transformadora, ainda que em contextos adversos. Como o próprio homem que se redescobre em cada etapa de sua existência, também o conhecimento de si e do mundo vai se desdobrando sobre distintas perspectivas, construindo-se e reconstruindo-se numa ação comunicativa dinâmica, uma vez que as solicitações de demandas, necessidades e arranjos sociais são condicionadas e o condicionam a mobilizar-se na história e com a história.
Em 1845 afirmou Jules Michelet no texto O Povo: "Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação". A América Latina, desta perspectiva, emerge historicamente no exame de políticas e teorias que primaram pela busca da associação entre estatuto legal e formação dos indivíduos, visando construir o necessário para dar concretude ao ideal pedagógico de autonomia e liberdade; ou que por vezes se mostraram contraditórias no enfrentamento entre educar para a cidadania e o comunitário e as demandas do capital internacional. Inseridos no arco temporal que contempla pensamento e políticas pedagógicas desde o século XIX ao XXI encontram-se os debates e trajetórias explorados pelos autores no VI volume da série Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões.
Este livro foi produzido com o objetivo de disponibilizar aos educadores brasileiros e de outros países de Língua Portuguesa mais uma porção do precioso trabalho que é parte da fonte primária da Educação por Princípios – o livro Go, Ye, Therefore, and teach all Nations, escrito pelo Dr. Paul Jehle. Paul Jehle apresenta neste livro a surpreendente informação de que já há mais de 6 décadas vem sendo denunciado o fracasso dos métodos de alfabetização que partem da palavra inteira em vez de partir da letra e do som. Simples assim – os métodos que funcionavam foram substituídos por outros que não funcionam. Apesar das denúncias, rios de dinheiro têm sido gasto em pesquisas e em treinamento de educadores nos métodos que conduzem milhões de crianças ao fracasso escolar. Algumas autoridades no assunto não admitem que houve um retrocesso. Muitos falam em educação progressiva. Outros dizem que o saber atual é apenas "diferente" do anterior, não significando que seja pior ou melhor. Afinal, o conceito de qualidade é também defendido como relativo – qualidade é aquilo que você decide que é bom. O que era considerado como alta qualidade no ensino anos atrás, não tem nada a ver com a qualidade que desejamos hoje. É assim que o assunto da qualidade na educação tem sido estabelecido.