Download Free Formacao Inicial E Continuada De Professores Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Formacao Inicial E Continuada De Professores and write the review.

O livro “Formação inicial e continuada de professores: políticas e desafios” reúne uma série de textos escritos por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior – públicas e privadas, cujo objetivo é discutir a formação inicial e continuada de professores, a partir das políticas educacionais brasileiras que, por hora, representam um grande desafio para a melhoria da qualidade da educação básica. A formação inicial ocorre nos cursos de licenciatura em diversas áreas, mas, de acordo com os estudos aqui apresentados, por mais que as instituições de ensino superior vêm aperfeiçoando os currículos e os processos formativos, trata-se de um processo que exige continuidade ao longo da vida profissional do docente, por meio da formação continuada que ocorre em diferentes momentos e espaços. Embora, somente a formação inicial e continuada não garantam a resolução dos problemas educacionais que existem no contexto brasileiro, muitos ações, como as apresentadas no conjunto de textos desse livro, têm feito a diferença nos processos formativos de professores e, por isso, apresenta-las, contribui para leituras e modelos de trabalho tanto para estudantes como para profissionais já graduados que buscam pelo aperfeiçoamento e outras aprendizagens para o desenvolvimento profissional, de forma a melhorar seus processos formativos, melhor compreender as políticas educacionais, assim como a importância da formação nos níveis teórico e prático.
Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica é o quarto livro produzido pelas equipes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que trabalharam no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A UFT participa deste Programa desde seu início em 2006, desenvolvendo programas, projetos, ações e produções voltadas para o fortalecimento das licenciaturas por meio do estreitamento das relações com a Educação Básica. Esta obra é um dos produtos das ações desenvolvidas no âmbito do projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT, aprovado no edital 019/2013/CAPES. Os coordenadores que estiveram à frente do Prodocência na UFT, neste último projeto, apresentam e discutem os caminhos e descaminhos percorridos (e ainda por percorrer) do Programa na Universidade. Em seguida, apresentam duas seções, a saber: 1) Contribuições da Educação Matemática para a sala de aula e 2) Práticas pedagógicas: brinquedoteca, diário reflexivo e o ensino de música. Na primeira seção, o foco maior dos trabalhos foi direcionado para a prática de ensino do professor que ensina matemática para crianças, jovens e adolescentes na educação básica. Na segunda seção, os trabalhos transitaram sobre o papel da ludicidade, do brinquedo, da prática reflexiva, da valorização dos saberes e da cultura local no contexto da formação inicial do pedagogo e do profissional que ensina música. Esperamos, com esta obra, contribuir para que as práticas dos professores da Educação Básica, as práticas iniciais dos professores que ainda estão em processo de formação inicial, desenvolvidas na Licenciatura em Artes (Teatro), em Matemática e em Pedagogia, bem como as práticas dos formadores de professores, possam ser transformadas em ações que valorizem a participação dos alunos, que valorizem os saberes experienciais e culturais dos diferentes contextos escolares e da própria profissão docente, que promovam situações criativas, prát
A formação de professores ocupa centralidade no campo das discussões sobre educação e política educacional. Esta obra apresenta a socialização de resultados de pesquisa e estudos em andamento que focalizam a formação de professores, inicial e continuada, em distintos âmbitos, quais sejam: práticas, políticas educacionais e suas distintas proposições. Nessa perspectiva abarca pesquisas que dialogam com diferentes matrizes teóricas e metodológicas e que propõe análises sobre a política educacional para a formação inicial e continuada de professores, seus distintos percursos formativos e as proposituras em torno dessa temática.
A formação de professores vem assumindo posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas, bem como nas investigações e publicações da área. O estudo da questão da formação continuada de professores envolve um número considerável de autores que aponta a insuficiência da formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor e a necessidade de se levar em conta o saber do professor e a escola como lócus de formação docente. Esse consenso põe em destaque a necessidade de se pensar uma formação continuada que valorize tanto a prática realizada pelos docentes no cotidiano escolar quanto o conhecimento que provém das pesquisas realizadas na universidade, de modo a articular teoria e prática na formação e na construção do conhecimento profissional do professor. Tendo essa perspectiva como pano de fundo, procurei, neste trabalho, caracterizar a formação continuada de professores que acontece na escola fundamental pública do municípiodo Rio de Janeiro. A suposição inicial é a de que essa formação acontece em experiências formalizadas de educação continuada, mas também, e, especialmente, no cotidiano do espaço escolar. Nesta perspectiva, o foco da pesquisa esteve dirigido à formação continuada que acontece no interior da escola, nos diferentes momentos e instâncias em que há trocas entre professores e destes com outros profissionais da escola. Para realizar o objetivo de caracterizar a formação continuada de professores, procurei investigar e cotejar a formação continuada de professores em escolas de ensino fundamental organizadas em ciclos, nas dimensões macro e mesossocial de análise. Na dimensão macrossocial, foram utilizados os dados do SAEB 2001 (Sistema Nacional de Avaliação da Escola Básica) para descrever e explorar algumas das características da formação continuada oferecida pelas escolas públicasmunicipais freqüentadas pelos alunos cariocas. Na dimensão mesossocial, foi feito um estudo de caso da formação continuada oferecida numa escola pública de ensinofundamental do nosso município.
É possível estruturar um curso de formação e diversidade partindo de um diálogo sobre diversidade e sobre formação? Essa é a pergunta central que os autores buscam responder, guiados pela consciência da necessidade de um currículo para formação de professores que aborde a questão da diversidade, bem como a questão identitária do professor, que chega ao curso já com seus conceitos e pré-conceitos, marcas de sua trajetória de vida. Este livro pretende, então, discutir algumas questões sobre o tema "formação docente e diversidade" e sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um convite aos educadores e profissionais da educação à reflexão sobre questões como as lançadas por Miguel Arroyo, em seu capítulo introdutório: O que há de novidades nesses cursos? O que podem significar esses cursos para as faculdades de Educação e as universidades em que acontecem? Que indagações trazem para a construção e o repensar da teoria pedagógica? Ou, resumindo, em que sentido a diversidade presente em nossa sociedade e em nossas escolas interroga a formação docente?
Esta coletânea é composta de vinte e um primorosos artigos acadêmico-científicos abordando de forma crítico–reflexiva a temática de formação de professores(as) sob diferentes ângulos e perspectivas, quais sejam: educação a distância, formação continuada, tecnologias midiáticas de informação e comunicação, fundamentos teórico-práticos, processo ensino-aprendizagem, docência no contexto da pandemia de Coronavírus (COVID-19), capacitação docente, atendimento educacional especializado, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, conteúdos curriculares, mediação pedagógica, práticas pedagógicas docentes, políticas públicas educacionais, representações sociais, paradigmas pedagógicos da docência e saberes docentes. Os assuntos trazidos a lume são oriundos de uma seleta compilação de estudos e investigações acadêmico-científicas, pesquisas de campo, inquietações pessoais e profissionais, práticas pedagógicas e relatos de experiências docentes realizados por renomados(as) professores(as) bacharéis, tecnólogos(as), licenciados(as), especialistas, mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as) pesquisadores(as) do campo educacional e de áreas afins, cujo objetivo primordial é fazer uma espécie de devolutiva social acerca de suas produções científicas e socializar/democratizar os conhecimentos científicos, tendo em vista a melhoria da qualidade da Educação no Brasil, a ampliação do arcabouço teórico concernente à formação de docentes, o avanço tecnológico e o progresso social em sentido amplo. Trata-se, pois, de uma obra científica de valor incalculável, leitura relevante e utilização recomendável em todos os cursos de formação inicial e continuada de professores(as), podendo servir como rica fonte de estudos (individuais e coletivos), debates, seminários temáticos, análises crítico-reflexivas e recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento de futuras pesquisas acadêmico-científicas sobre formação docente em suas múltiplas matizes. Que este belíssimo livro possa, de modo direto ou indireto, contribuir para o alcance promissor de tais propósitos idealizados. E seja identificado, lido, relido, divulgado, (re)conhecido e referenciado.
Reúne reflexões sobre práticas e experiências de professores do ensino superior e da educação básica relacionadas à formação dos educadores brasileiros. A obra se divide em três partes: formação inicial de professores; formação dos educadores do campo; e formação continuada de professores. Analisa cursos de licenciatura, observando experiências na formação de professores no espaço universitário, e a formação docente no espaço rural, enfatizando as modalidades de educação do campo, educação quilombola e educação escolar indígena. Além disso, os ensaios discutem questões referentes ao livro didático e iniciativas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ou mestrados profissionais, que demandam alunos com comprovado exercício da docência.
As experiências analisadas circunscrevem a discussão da docência, sua formação, preparação e construção de saberes legitimados por processos específicos que reverberam em favor da importância da avaliação institucional na educação superior, sem preterir a pesquisa e a extensão, dando igualmente legitimidade aos compromissos institucionais que revelam atenção às inquietações internas e externas implicadas na docência como profissão na contemporaneidade. O destaque em questão advém de ações, programas e políticas institucionais eticamente referenciadas, constituídas e materializadas por compromissos epistemológicos/educacionais e sociais, que transversalizam a missão e a visão institucional. Revelam processos de escuta aos reclames internos, externos e ao entorno das instituições, acolhimento respeitoso tanto ao discente quanto ao docente, o que evidencia que a atuação do profissional, do professor da educação superior, vai muito além das convicções e limitações, nutre-se e fortalece-se pela formação inicial e continuada, superando a ilusão do notório saber, e/ou a supremacia da dimensão formativa em detrimento de uma ou de outra perspectiva. Os esforços institucionais apresentados reiteram a formação inicial e continuada permanente como necessidade, como exigência no e para o exercício da docência na Educação Superior de forma ímpar!
O livro Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas traz à tona discussões e análises sobre a avaliação do programa de formação continuada de professores desenvolvido no interior das escolas públicas estaduais paranaenses. As autoras discutem, a partir do olhar dos pedagogos, as potencialidades, fragilidades e contradições presentes na modalidade de formação continuada denominada "Semana Pedagógica". O texto organiza-se em duas partes: uma teórica, traduzindo-se num documento histórico e político, que traz conhecimentos específicos das áreaa de Avaliação Educacional e Avaliação de Programas Educacionais, assim como fundamentos legais e normativos sobre as políticas de formação continuada de professores; e outra empírica, revelando dados, depoimentos e comparações realizados pelos profissionais que vivenciaram essa modalidade de formação, nos períodos de 2007-2010 (Governo Requião) e 2011-2014 (Governo Beto Richa). A obra propõe reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico, a formação docente, a avaliação de políticas e programas educacionais e permite, ainda, análises e ponderações feitas entre duas lógicas de governo e suas respectivas concepções de formação continuada de professores. Voltada para gestores públicos, estudantes, professores e pesquisadores em Avaliação Educacional e Formação de Professores, a leitura configura-se como um rico instrumento de estudo e discussão sobre as políticas de formação docente, e ressalta a necessidade de avaliação dessas políticas, dando voz aos profissionais que dela participam.