Download Free Formacao De Professores Para O Uso Da Midia Na Escola Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Formacao De Professores Para O Uso Da Midia Na Escola and write the review.

O livro formação de professores para o uso da mídia na escola apresenta uma proposta formativa voltada aos docentes para a utilização dos diferentes meios e processos de comunicação em sala de aula na contemporaneidade. Trata-se de uma experiência empírica que rompe, de vez, com o paradigma da racionalidade técnica, pois possibilita que o professor vivencie a prática reflexiva no seu contexto escolar, mesmo diante do complexo cenário educativo. A obra explica como constituir um grupo colaborativo de docentes para uma prática transformadora, utilizando as mídias nos processos de ensino e de aprendizagem. A autora problematiza quando, como e por que usar os recursos tecnológicos a favor da formação do cidadão crítico, considerando o professor como autoformador e pesquisador de sua própria prática. Ao priorizar a dimensão política da educação, este livro discute em profundidade as questões envolvendo o discurso midiático e o contexto escolar. E vai além: vivencia a autonomia como emancipação docente por meio da experiência de seis professoras do ensino básico, que constituíram um grupo colaborativo de pesquisa para utilizar a mídia enquanto ferramenta pedagógica.
Um mapeamento do terreno brasileiro, por meio da análise de um programa de formação denominado “Mídias na Educação” e, observação in loco de programas e políticas de orientação do uso das tecnologias nas escolas portuguesas expressa que a função como educador é contribuir para que as tecnologias e mídias no espaço da escola e da sala de aula sejam problematizadas e significadas pedagogicamente.
Esta obra é fruto da disciplina Mídia-Educação, ministrada pelo professor Eli Lopes da Silva, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática da Educação Superior, ofertada pelo Senac de Santa Catarina aos docentes de suas faculdades e unidades operativas. O objetivo da disciplina, que também se tornou objetivo desta obra, é a reflexão, tanto do ponto de vista teórico quanto prático do uso das tecnologias, sobretudo aquelas digitais, nas práticas pedagógicas de professores dos diversos níveis de ensino, bem como a formação docente para atuar com estas tecnologias. O livro é destinado principalmente a professores que tenham interesse na utilização das tecnologias aqui apresentadas para melhorar a qualidade de suas aulas, objetivando a aprendizagem dos alunos, proporcionada pela relação com as tecnologias e suas diversas possibilidades de uso nas práticas pedagógicas. Outro público que pode tirar um bom proveito dos textos aqui apresentados são os professores em formação, estudantes de pedagogia e dos diversos cursos de licenciatura e, finalmente, os gestores dos diversos níveis educacionais. O que o organizador e os autores dos sete capítulos esperam é que seja fomentado o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e que todos, autores e leitores, possam trocar ideias acerca de atuação docente com o uso destes recursos. O título “MÍDIA-EDUCAÇÃO: tecnologias digitais na prática do professor” parte do princípio que a Mídia-Educação vem se configurando como uma área de conhecimento que leva em conta a associação das diversas Mídias com a Educação e, sobretudo, a formação de um professor para o século XXI que seja capaz de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas, estabelecendo uma interface entre a Educação e a Comunicação.
As limitações das políticas públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola, aliada a um sistema educacional, que na formação de professores, não considera a responsabilidade do que é "estar como" o "diretor(a) da escola" pública municipal de ensino fundamental, mostram-nos que propostas de formação para esse profissional da educação devem ser feitas a partir da escuta sistematizada deles. Precisamos saber o que esses professores desejam para sua formação na área de tecnologia educacional. Dessa lacuna de formação é que emerge a questão: "que dimensões de aprendizagem surgem a partir das demandas de formação dos professores/gestores da rede pública de ensino fundamental quanto à apropriação e o uso das TICs na escola?". Foram analisadas as realidades das propostas de formação para professores/gestores de forma específica em duas cidades no Brasil, localizadas no estado de Santa Catarina: Mafra e Barra Velha. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa Desenvolvimento. Os professores/gestores escolares participantes da pesquisa apontam possíveis soluções para a questão do acesso e do uso pedagógico das tecnologias na escola, no entanto, declaram-se "não estar preparados para desenvolver possíveis soluções junto à comunidade escolar" para inserção e uso das TICs. Na identificação, organização e delimitação das demandas dos professores/gestores para sua formação, descobrimos oito dimensões de desejos de aprendizagem que consideramos necessárias para a elaboração de propostas de formação para esses profissionais quando abordamos a temática TICs. São elas: pedagógica, didática, cultural, administrativa, financeira, técnica estrutural, instrumentalização off-line e instrumentalização on-line. No entanto, ao fechar esta pesquisa, enfrentamos a pandemia de Covid-19 em todo planeta, e para tentar reconfigurar nossas descobertas, dentro do campo de observação, que havíamos delimitado, chamamos para o "diálogo" existencial das tecnologias na e da escola a perspectiva da lógica dos Sistemas de Informação, enquanto utilizado para a educação.
O diálogo entre educação e mídias, principalmente na última década, tem oportunizado aos professores e professoras um arcabouço teórico de grande relevância para as práticas educativas contemporâneas, fomentando uma discussão que, até então, era compreendida pelo imaginário escolar como um ente abstrato, restrito ao campo teórico das tecnologias da educação e estigmatizado enquanto recursos educacionais. Atualmente, a propagação de estudos e de práticas educativas com a utilização das mídias vem resignificando não apenas o campo teórico em que as mídias estão sendo discutidas, mas subvertendo a dinâmica conceitual das práticas pedagógicas que estão sendo elaboradas no interior das escolas. Nesse contexto, este livro, de maneira simples, porém jamais simplista, apresenta oito projetos educacionais, denominados de experiências formativas, que têm como foco teórico e prático a utilização das mídias como possibilidade pedagógica de melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em escolas públicas situadas no interior do estado de Rondônia. Os projetos aqui descritos foram delineados, em sua íntegra, pelos acadêmicos do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, do Programa Mídias na Educação, promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, nos anos de 2011 e 2012, sob orientação do Prof. Paulo Cesar Gastaldo Claro.
Education has always been one of the cornerstones for societal evolution and economic growth. We are currently witnessing a significant transformation in the development of education and especially post-secondary education. The use of technology impacts the way educational content is presented and acquired in many areas. The designs of immersive educational worlds and the combination of rational and emotional educational experiences that cannot be designed in the same way in the traditional classroom will come increasingly into focus. Seen in this way the book also contributes to generalize the experience of the COVID-19 crisis and its impact to quality of learning and education. Scientifically based statements as well as excellent experiences (best practice) are necessary. This book contains scientific papers in the fields of: The future of learning Eruptive technologies in learningPedagogy of online learning Deep learning vs machine learning: opportunities and challengesReimagining and rapid transition of learning Interested readership includes policymakers, academics, educators, researchers in pedagogy and learning theory, schoolteachers, learning industry, further and continuing education lecturers, etc.
O trabalho objetiva investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em modelos e ambientes diferenciados de trabalhos com as mídias nas escolas, verificando os limites e possibilidades desses novos espaços. Situando alguns aspectos da relação entre comunicação e educação a partir dos referencias teóricos do campo da mídia-educação (Rivoltella, Fantin, Pretto), discutimos as políticas de inserção das TIC na escola (Quartiero, Sodré, Sancho) para pensar a questão da formação do professor, os saberes e as competências necessárias para atuarem em diferentes modelos de informatização das escolas. A fim de conhecer a prática pedagógica dos professores, desenvolvemos um estudo de caso em uma escola municipal de Florianópolis que apresenta uma proposta diferenciada a respeito do trabalho com as TIC, em que computadores e outras mídias foram distribuídos nas salas de aula. Verificamos que as tecnologias distribuídas nas salas de aula ainda são vistas de maneira instrumental e que o trabalho ali desenvolvido ainda é pautado na transmissão. As práticas pedagógicas observadas parecem estar isoladas e com pouca articulação entre os pares no contexto escolar, demonstrando a falta de uma formação adequada que subsidie o professor frente aos desafios da sociedade contemporânea. Por fim, destacamos que apesar de boas práticas acontecerem nas escolas, políticas públicas e investimento em formação inicial e continuada qualificada dos professores é condição fundamental para promover práticas transformadoras com as TIC para além das salas informatizadas. Isso implica ir além da inserção dos novos equipamentos nas escolas, sendo necessário pensar outras possibilidades de uso dos espaços em que as práticas pedagógicas possam configurar-se como práticas colaborativas e atualizadas com as potencialidades da cultura digital.
DIVAsserts that Brazilian mid-century educational reforms, designed to end rigid, race-based exclusions and to incorporate the poor, did so by stressing whiteness as the primary characteristic of modernity./div
A partir dos adventos tecnológicos abrem-se rumos anteriormente impensados para práticas inovadoras em todas as áreas, expandem-se as oportunidades e as possibilidades quanto à criação de caminhos diferenciados. No campo da educação não é diferente. As tecnologias têm movido tanto os estudantes quanto os professores na utilização de técnicas e meios de ensino e aprendizagem, buscando unir os conteúdos às tecnologias de forma transversal. A eficácia e a potencialização dos usos das tecnologias digitais estimulam a geração de métodos que extrapolam o espaço da sala de aula e ganham dimensões consideráveis em um universo ainda em exploração, o virtual. A criatividade, prática regularmente adotada por docentes em todos os níveis de ensino, auxilia no planejamento das aulas e, consequentemente, nas experiências mediadas pelos artefatos midiáticos, bem como no uso dos recursos didáticos como ferramentas de estímulo e facilitação do ensino. Com o intuito de abordar a formação docente e as práticas educativas é que a obra é dividida em duas partes, sendo que a primeira vai do capítulo um ao seis e a segunda do capítulo sete ao vinte e um.