Download Free Estudos Linguisticos E Ensino De Linguas Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Estudos Linguisticos E Ensino De Linguas and write the review.

A realização do Seminário de Estudos Linguísticos, Literários e En- sino de Línguas (SEELLEL) se provou pela crescente necessidade, por parte dos pesquisadores, acadêmicos do curso de Letras da UEG Câmpus Morrinhos e do POSLLI, além de professores da educação básica, de refletir sobre os campos da Linguística, da Literatura e do ensino- aprendizagem de línguas. Não há como negar, na atualidade, a necessidade de se apresentar aos acadêmicos do curso de Letras e pós-graduandos, práticas outras de leitura e de trabalho com a materialidade linguística em sala de aula. Nesse sentido, o trabalho com as várias manifestações de linguagem deve ocupar um espaço singular nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares. Por essa razão, consideramos relevante que os acadêmicos tivessem a oportunidade de assistir a conferências, a palestras, a minicursos e a comunicações individuais sobre a temática do SEELLEL para que possam se conscientizar das diversas possibilidades de se ensinar e aprender Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura na contemporaneidade.
A presente obra apresenta algumas re¬flexões relacionadas ao ensino de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE) no Brasil, apontando aproximações, distanciamentos e contradições entre essas áreas. A partir de uma revisão de trabalhos de autores, que se dedicam à realidade do ensino de línguas, tece algumas considerações sobre o fato de que, apesar dos consideráveis avanços nas pesquisas nas duas áreas, esses progressos não conseguem chegar, de fato, à sala de aula nas escolas formais, sendo as aulas ainda pautadas mais em prescrição do que em interação. Diante dessa realidade, a obra procura re¬etir sobre possíveis caminhos que podem ser seguidos pelo professor, considerando a realidade apontada.
A coletânea de 11 textos que se apresenta neste segundo volume de Estudos linguísticos aplicados: interlocuções na contemporaneidade vai exatamente nessa direção: mostra não apenas estudos que conectam Teorias da Linguagem, da Cognição, de Sociedade e de Ensino de Línguas, mas também apresentam propostas de cunho metodológico, que tratam do como é possível fazer essas correlações em sala de aula. Nesta obra, a observação da formação docente, dos materiais e das práticas pedagógicas são as temáticas recorrentes. São quatro estudos sobre resultados de experiências positivas a serem compartilhadas, quatro reflexões sobre a docência e a formação de professores e três que têm como objeto de análise o livro didático.
A coletânea “Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos” reúne onze capítulos que demonstram resultados de pesquisas desenvolvidas por diversos pesquisadores e outros em formação, interessados em promover um diálogo com a linguística aplicada e o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e interfaces com os estudos literários. Estes pesquisadores são também professores que atuam em diversas modalidades de ensino, tais como: educação básica, graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Portanto, no exercício docente cada professor-pesquisador que contribui para o debate propiciado por esta coletânea, significa e ressignifica a formação inicial e continuada de professores de línguas e o ensino-aprendizagem de línguas. Com esta coletânea esperamos projetar o fortalecimento da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas, apontando, assim, as contribuições dos professores-pesquisadores a revelar suas preocupações e perspectivas de trabalho.
Ao discutir a atuação de professores de segunda língua ou língua estrangeira, este livro reúne trabalhos realizados a partir de dissertações de alunos das primeiras duas turmas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, da área de Linguística Aplicada. Os trabalhos analisam diversas situações de ensino/aprendizagem e oferecem sugestões de encaminhamento de novas investigações. Estimulam assim o desenvolvimento de novas pesquisas, fortalecendo, cada vez mais, a área de Linguística Aplicada. A coletânea é de especial interesse para a formação de pesquisadores e professores de línguas, pois apresenta estudos que discutem assuntos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes contextos escolares nacionais.
A obra Estudos Linguísticos e Literários é o primeiro volume de uma série dedicada a apresentar resultados de produções acadêmicas do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), pós-graduação vinculada ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. O Programa em questão visa à formação e a qualificação de professores de Língua Portuguesa para que atuem em sala de aula de maneira interdisciplinar, usando aparatos tecnológicos para desenvolver os conteúdos a serem estudados, ressignificando os saberes linguísticos: Língua, Literaturas e suas interfaces artísticas. Os discentes do Mestrado Profissional são professores atuantes em sala de aula que sentindo a necessidade de formação continuada, buscaram o Mestrado Profissional a fim de melhor regerem suas classes, Este primeiro volume traz boa parte da produção científica dos alunos do Mestrado Profissional, material decorrente dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e dos estudos feitos a partir de questionamentos sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente, para nativos digitais. “Estudos Linguísticos e Literários” oferece ao leitor não só artigos científicos, mas também os produtos educacionais que motivaram a escrita de cada texto, com o intuito de dividir conhecimento e auxiliar outros professores em seu mister cotidiano.
A publicação deste importante compêndio, que reúne 13 capítulos, marca o momento pelo qual a Educação, de modo geral, e a Universidade Pública, no Brasil, atravessam. Nesse sentido, à margem de uma sociedade dita contemporânea, cujo clamor é pelo ineditismo e vertiginoso desenvolvimento científico, observa-se o eco das inúmeras vozes, das vivências e adversidades. Sabe-se bem que os enfrentamentos e resistências não são de agora! Dessa forma, a tônica da obra apresentada aponta para o ensino-aprendizagem de línguas-culturas – Espanhola, Francesa, Inglesa e Orientais, bem como destaca a constituição identitária desses profissionais em diferentes frentes. (Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes)
This volume brings together a collection of papers based on presentations given at the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing, organised by the Young Researchers Group of the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) and held at Universidade NOVA de Lisboa, Portugal, on the 27th and 28th November 2015 and on the 25th November 2016, respectively. The papers are authored by young researchers in linguistics and present the results of original research in two broad areas, namely text and discourse linguistics and grammar. This volume also includes a brief history of the Forum for Linguistic Sharing written by its founders, Audria Leal, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques and Matilde Gonçalves; a keynote article on text linguistics by Matilde Gonçalves; and a keynote article on word formation by Maria do Céu Caetano. Given that it brings together contributions from different, yet complementary, subfields of linguistics, the book will appeal to a broad readership of linguists.
Mais de um século de estudos produzidos pela linguística. É a amplitude desse panorama que esta obra busca abranger, no intuito de apresentar as questões mais relevantes analisadas no interior dessa ciência. Dos pré-saussurianos aos mais recentes campos da linguística, em sua interface com outras áreas do conhecimento, aqui o leitor encontra um histórico dos estudos linguísticos que lhe possibilita visitar os principais nomes e modelos teóricos que introduziram a linguística no quadro das ciências modernas. A clareza e o didatismo da apresentação dos conteúdos evidenciam a preocupação das autoras em oferecer ao público uma obra que demonstre o fascínio que existe em conhecer a estrutura e o funcionamento da linguagem humana. Contribui também para o alcance desse objetivo a indicação de livros, sites e filmes que instigam o leitor a aprofundar-se nos temas examinados e a fazer relações com fatos e experiências de sua história pessoal. Certamente, estudantes, professores de língua e profissionais da área não deixarão de reconhecer nesta produção um importante material para consulta e atualização.