Download Free Educando Para A Vida No Pos Pandemia Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Educando Para A Vida No Pos Pandemia and write the review.

É evidente que a pandemia atingiu profundamente nossas relações familiares e profissionais, bem como nossa maneira de ver o mundo. Com o isolamento social – as aulas suspensas e novos desafios diários –, todos tiveram de se reinventar e foram obrigados a conviver com o medo da contaminação pela Covid-19 e com a ansiedade. Este livro, fruto de sólida experiência com a prática pedagógica e de profundos estudos na área de psicologia, lança luz aos diversos desafios enfrentados pelos educadores e pais neste momento: a adaptação às ferramentas tecnológicas para inserir os alunos no espaço educacional de modo interativo, o apoio às famílias no ambiente virtual, a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes fora da escola. Esta obra se destina aos diversos núcleos sociais, compreendendo seus universos particulares. A escola, neste contexto desafiador do pós-pandemia, tem o papel de não somente ser uma ponte entre o saber e o aluno, mas também o fio condutor da empatia, do amparo, da resiliência, da complacência e do amor. Este é um novo mundo, desafiador, mas que também pode ser admirável, se soubermos acolhê-lo com sabedoria.
Escrever um livro sobre a transformação da educação no pós-pandemia é uma tarefa desafiadora, mas também extremamente necessária. A crise sanitária global que atingiu o mundo em 2020 nos forçou a reimaginar quase todos os aspectos da vida cotidiana, e a educação não foi exceção. Em um momento em que escolas e universidades ao redor do mundo precisaram se reinventar da noite para o dia, surgiu a urgência de entender como a tecnologia pode não apenas substituir, mas também melhorar e enriquecer o processo educacional. Este livro nasceu da necessidade de capturar as lições aprendidas durante a pandemia e de oferecer um guia para o futuro da educação. As mudanças que testemunhamos, muitas das quais estavam apenas começando a ganhar tração antes da pandemia, foram aceleradas de forma drástica e irreversível. A integração de tecnologia no ensino, que antes era vista como uma tendência ou uma adição útil, tornou-se uma necessidade absoluta. A intenção deste livro não é apenas refletir sobre o que aconteceu, mas também olhar para o futuro e considerar como podemos aproveitar as oportunidades que surgiram dessa crise. A pandemia nos mostrou que o aprendizado não precisa estar confinado às quatro paredes de uma sala de aula. As tecnologias digitais abriram novas possibilidades para a personalização, a acessibilidade e a inovação no ensino. Este trabalho é, portanto, dedicado a todos os educadores, gestores, estudantes e pais que, apesar dos desafios, mantiveram a educação viva durante tempos tão incertos. É também uma homenagem à resiliência do setor educacional e uma visão otimista do futuro que podemos construir juntos, onde a tecnologia e a educação andam de mãos dadas para criar um mundo mais inclusivo e preparado para os desafios do século XXI.
A população mundial vive a complexidade em que as relações são líquidas e fugazes. A pandemia trouxe a certeza desta realidade de forma premente e assustadora, que põe em risco a própria vida. Ao mesmo tempo, tem trazido para as pessoas a percepção da interdependência, da necessidade do convívio pacífico e de empatia. Percebe-se então, a chegada de novos paradigmas, novas formas de ser, de conviver, de aprender e de fazer as coisas. Isto provoca novos conceitos e novos comportamentos. No que se refere à educação, já convivendo, anteriormente, com enormes desafios, a pandemia provoca o repensar outras pedagogias, outras didáticas, outros ambientes de aprendizagem, novo formato de diálogo entre alunos, professores e famílias. Neste momento histórico e crítico, a Escola está diante de contexto ampliado em apresentar ao aluno um mundo novo que ninguém ainda conhece, mas que precisa para isso, de ampliação da visão de prática social. Isto é, de criação de novos procedimentos que possam levar o aluno e o professor a aprender a vida, a realidade nas suas múltiplas dimensões, na integração com a complexidade do momento histórico, político e social, na busca de prática pedagógica diferenciada. O Brasil, como todos os outros países, foi tomado de surpresa com a Pandemia da Covid-19. Mas, antes disso, já se presenciava a desigualdade social, em função dos processos econômicos, políticos e culturais. A educação foi e continua sendo um dos maiores desafios e necessidade de busca de novas experiências, perspectivas e ações pedagógicas. Trazemos, neste livro, reflexões, como também relatos de experiências criativas e inovadoras de nossos professores, como também as questões emocionais, relacionais e práticas no que tange a manter a vida, a saúde, o aprendizado na sobrevivência durante o período crítico de Pandemia.
Desde o início do ano de 2020, a vida da humanidade toda mudou para sempre. A emergência do novo coronavírus, que gerou a Covid-19, afetou o cotidiano dos milhões de habitantes de nosso planeta, criando novas rotinas. Uma das práticas sociais que mais mudanças sofreu foi a educação. No nível planetário, as escolas foram fechadas. Os alunos, docentes e demais funcionários tiveram que ficar em casa. Isolados. Longe da algaravia própria dos recintos escolares. De uma hora para outra, toda a atividade educacional no mundo ficou parada. E agora... o que fazer? Aos poucos foram surgindo alternativas: abertura parcial, ensino remoto, ensino híbrido, mediação pelas TICs, entre muitas outras. Nesse contexto, a formação inicial e continuada dos educadores enfrentou grandes desafios que foi preciso superar, porque... a formação deve continuar. Neste livro são relatadas as vivências do que significa tanto ser aluno de pós-graduação quanto ter a responsabilidade de ser professor mediador de processos formativos num contexto de pandemia nas escolas públicas do Brasil. Destaca-se também a importância da promoção de situações de diálogo como ferramenta de mediação para propiciar aprendizagens. Particularmente interessantes resultam as testemunhas do que implica ser mãe e ser criança nesse contexto. Por fim, o livro traz alguns dos desafios socioemocionais que devem ser superados pelos estudantes, pelos professores e por seus formadores para conseguirem sair fortalecidos da situação difícil que todos estamos vivendo, plenos de incertezas porquanto não sabemos ainda por quanto tempo mais essa pandemia vai permanecer conosco. Portanto, convido à leitura deste livro, Testemunhas da pandemia, texto fundamental para todos os profissionais das ciências sociais e humanas.
Este livro oferece a leitura de uma coletânea de narrativas, reflexões e memórias de professores e professoras que ensinam Ciências e Matemática, especialmente, apresentando suas vivências trabalhando com ensino remoto — ou uma de tantas outras nomenclaturas dadas — durante a pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Os capítulos que compõem a obra foram escritos por professores e professoras da educação básica e do ensino superior e têm como temas situações vivenciadas, reflexões e propostas para o trabalho com ensino remoto de Ciências ou Matemática. Percebemos a necessidade de narrar e também conhecer outras narrativas a respeito do ensino dessas disciplinas no contexto da pandemia. Por isso, convidamos professores e professoras de diferentes realidades educacionais, ensino público e privado, educação básica, infantil, fundamental, ensino médio, ensino superior, graduação e pós-graduação, para escreverem narrativas sobre suas experiências com a educação levada a cabo durante esse período.
A pandemia da covid-19 trouxe para a sociedade um sem-número de transformações na forma de pensar e sobreviver a dias tão duros jamais vistos em níveis globais. A educação, como fenômeno social, não passou despercebida por essas transformações. Elas influenciaram e modificaram também o espaço escolar. A sala de aula tradicional passou por uma transformação geográfica, deixando o espaço escolar para ocupar salas, quartos, cozinhas ou banheiros nas casas ao redor do mundo. A lousa se tornou algo privado e tecnológico, com cada indivíduo usando seu celular, tablet, notebook, computador e outros dispositivos tecnológicos. Os professores foram obrigados a se distanciar fisicamente, mas ao mesmo tempo, se aproximar emocionalmente, adentrando nas casas dos alunos. O conceito de distância e presencialidade adquiriu novos significados teóricos. Para além de valorar essas mudanças, essa obra busca compreendê-las e trazer subsídios para que o leitor chegue às suas próprias conclusões quando o assunto é prática pedagógica em tempos de pandemia.
A emergência de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe repercussões multidimensionais e transescalares e se tornou responsável por significativas mudanças na realidade humana, devido ao transbordamento de uma série de crises do campo epidemiológico para outras áreas, com significativos efeitos assimétricos no tempo e no espaço, incluindo de modo preocupante no campo de Educação. Tomando como foco a relação da pandemia com a Educação, o presente livro, “Educação, Ensino Superior e a pandemia da COVID-19” tem como objetivo geral analisar os impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior desde a emergência e rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 a partir de uma leitura combinada de temas. Esta obra foi realizada com a participação de um seleto grupo de quinze pesquisadores do campo de Educação de distintas nacionalidades e origens institucionais em universidades públicas e privadas, demonstrando a relevância de um trabalho coletivo com contribuições das agendas de pesquisa que partem de estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil até chegarem ao México. A natureza exploratória, descritiva e explicativa deste livro é o alicerce para uma abordagem qualitativa em termos de análise dos impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior advindos da difusão da pandemia da COVID-19, trazendo assim um olhar engajado dos pesquisadores e sujeitos sociais em suas realidades educacionais que combina a abstração e empiria Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma convergente lógica discursiva dedutiva que se fundamentou no uso de diferentes recortes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos para levantar e analisar os dados e informações sobre a relação COVID-19, Educação e Ensino Superior em cada um dos capítulos com temáticas empíricas específicas. O núcleo ontológico deste livro fundamenta-se no estudo da relação entre a pandemia da COVID-19 entre o campo Educação, focalizando seu olhar específico no Ensino Superior, por meio de um conjunto de capítulos que versaram respectivamente sobre os seguintes temas: formação e educação integral; pedagogia da pandemia; Ensino Superior pré-pandemia e pós-pandemia; gestão do Ensino Superior; bem como, ensino remoto, educação a distância e aulas por vídeo conferência no Ensino Superior. Ao conciliar a pluralidade autoral, teórica e metodológica, esta obra é indicada para um amplo público de leitores, tendo sido escrita com uma linguagem que concilia a tecnicidade científica ao jargão popular, de modo a apresentar-se como uma leitura instigante ao debate multidisciplinar e amplamente acessível, tanto para um público leigo, quanto para um público especializado de pesquisadores e acadêmicos da área educacional.
A emergência de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe repercussões multidimensionais e transescalares e se tornou responsável por significativas mudanças na realidade humana, devido ao transbordamento de uma série de crises do campo epidemiológico para outras áreas, com significativos efeitos assimétricos no tempo e no espaço, incluindo de modo preocupante no campo de Educação. Tomando como foco a relação da pandemia com a Educação, o presente livro, “Educação, Ensino Superior e a pandemia da COVID-19” tem como objetivo geral analisar os impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior desde a emergência e rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 a partir de uma leitura combinada de temas. Esta obra foi realizada com a participação de um seleto grupo de quinze pesquisadores do campo de Educação de distintas nacionalidades e origens institucionais em universidades públicas e privadas, demonstrando a relevância de um trabalho coletivo com contribuições das agendas de pesquisa que partem de estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil até chegarem ao México. A natureza exploratória, descritiva e explicativa deste livro é o alicerce para uma abordagem qualitativa em termos de análise dos impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior advindos da difusão da pandemia da COVID-19, trazendo assim um olhar engajado dos pesquisadores e sujeitos sociais em suas realidades educacionais que combina a abstração e empiria Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma convergente lógica discursiva dedutiva que se fundamentou no uso de diferentes recortes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos para levantar e analisar os dados e informações sobre a relação COVID-19, Educação e Ensino Superior em cada um dos capítulos com temáticas empíricas específicas. O núcleo ontológico deste livro fundamenta-se no estudo da relação entre a pandemia da COVID-19 entre o campo Educação, focalizando seu olhar específico no Ensino Superior, por meio de um conjunto de capítulos que versaram respectivamente sobre os seguintes temas: formação e educação integral; pedagogia da pandemia; Ensino Superior pré-pandemia e pós-pandemia; gestão do Ensino Superior; bem como, ensino remoto, educação a distância e aulas por vídeo conferência no Ensino Superior. Ao conciliar a pluralidade autoral, teórica e metodológica, esta obra é indicada para um amplo público de leitores, tendo sido escrita com uma linguagem que concilia a tecnicidade científica ao jargão popular, de modo a apresentar-se como uma leitura instigante ao debate multidisciplinar e amplamente acessível, tanto para um público leigo, quanto para um público especializado de pesquisadores e acadêmicos da área educacional.