Download Free Educacao Sexual No Dia A Dia Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Educacao Sexual No Dia A Dia and write the review.

Este livro apresenta fatos e situações do dia a dia relacionados à sexualidade, ocorridos nas escolas e também em casa, coletados nos cursos e palestras ministrados pela autora. Muitas são as dúvidas e perguntas que permeiam a mente das pessoas adultas. Quando a criança faz uma pergunta, devemos responder só o que ela pergunta? Para falar de sexo, temos que esperar a criança perguntar? Com que idade podemos começar a falar sobre sexo para as crianças? Como explicar de onde vêm os bebês? Como explicar o que é camisinha, o que é parto normal, o que é sexo oral? Como explicar com serenidade? Como podemos superar nossas dificuldades para lidar com perguntas e situações do dia a dia? Por meio dos fatos relatados, a autora esclarece esta e outras dúvidas de mães, pais e professores/as, delineando os princípios básicos da Educação Sexual, seja em casa, na escola ou nas demais instituições. Em torno de cada fato, a autora analisa se o/a educador/a lidou de forma válida ou não, esclarece por que, e propõe modelos de como falar, de como lidar com várias situações. Não tem o intuito de fornecer uma "receita", como forma única de lidar, mas procura, sim, mostrar possíveis alternativas. Ainda, por meio desta obra, o leitor pode ser auxiliado a reeducar-se sexualmente, repensando a sua visão sobre a sexualidade, construída ao longo da vida. Esta obra foi editada em Braille, em 2013, em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de Florianópolis.
Neste livro é apresentado um modo pelo qual a Educação Sexual pode ser tratada na Escola, para crianças e jovens, em distintos níveis de escolarização – na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Este livro apresenta princípios políticos voltados a uma educação de respeito às diferenças e de positivação das muitas identidades assumidas, hoje, pelos sujeitos sociais, decorrentes de sua sexualidade, seu gênero, de sua inserção étnico-racial, de sua aparência física, etc. O sucesso da Educação Sexual voltada às/aos adolescentes, sobretudo naquilo que muitas/os desejam tão enfaticamente – um comportamento sexual seguro e preventivo em relação à gravidez indesejada e/ou às DST/HIV e aids –, começa por reflexões e ações no âmbito da infância. As contribuições reflexivas dos textos apontam para uma Educação Sexual comprometida com a problematização social e com a permanente crítica das práticas educativas. Esperamos que este trabalho, além de original, possa ser útil, suscite muitas inquietações e motive a ação escolar para os temas propostos.
De forma clara e objetiva, a autora mostra como e porque a Educação Sexual emancipatória pode ser um trabalho de grande alcance social, não se constituindo apenas no ensino da biologia e fisiologia do sexo. É leitura fundamental para graduandos, pós-graduandos e profissionais de Psicologia, Pedagogia, Biologia, Serviço Social e Saúde e para professores das diferentes áreas e de vários níveis de ensino.
Um guia abrangente para famílias com filhos de 0 a 10 anos de idade sobre como abordar com eles a sexualidade, de maneira aberta e respeitosa, fortalecendo laços e promovendo diálogo. Educar é falar, é estar disponível e sensível às necessidades e curiosidades próprias da infância – e a educação sexual é crucial para o desenvolvimento saudável das crianças. Neste livro, Marcos Ribeiro, renomado especialista brasileiro em sexualidade, oferece conselhos valiosos para auxiliar pais e cuidadores quando as crianças expressam interesse sobre esse tema. Desde o desenvolvimento da sexualidade nas diferentes fases da infância até questões como relacionamentos afetivos, equidade de gênero, prevenção à violência sexual e proteção, a obra aborda uma ampla gama de tópicos de modo acessível e prático. Com sugestões enriquecedoras, mostra às famílias como conduzir conversas naturais no dia a dia, criando um ambiente de aprendizado mútuo e fornecendo às crianças a possibilidade de conhecer melhor o próprio corpo, cuidar dele e, assim, crescerem com mais confiança e informação.