Download Free Educacao Inclusiva No Brasil Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Educacao Inclusiva No Brasil and write the review.

Este livro aborda de maneira especial a história, a gestão e as políticas da Educação Inclusiva no Brasil com a finalidade de revelar os contextos e as lutas das pessoas com deficiência no país, desde as primeiras propostas de atendimento às políticas mais atualizadas de ensino, bem como parte das reflexões investigativas que todo leitor atento busca adquirir conhecimentos e complementá-los nas ações inclusivas brasileiras. Em cada capítulo são demonstradas concepções diferenciadas, de trabalho com as políticas educacionais e públicas da Educação Inclusiva no Brasil. Além disso, a mudança semântica de Educação Especial para Educação Inclusiva também tem espaço na discussão e nos trabalhos que compõem a obra. Esta obra destina-se a professores, estudantes e pesquisadores que queiram se aventurar no trabalho de reconhecimento das propostas inclusivas, partindo das concepções históricas, das mudanças educacionais, das questões de gerenciamento à valorização das pessoas com necessidades especiais nas experiências acessíveis e nas políticas educativas inclusivas.
O objetivo do livro é analisar as condições que envolvem o processo de inclusão de crianças com deficiências que frequentam os cursos de educação infantil no Brasil e na Espanha, identificando ainda como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo delas na percepção de profissionais e familiares. Ao trabalhar seu tema em dois contextos distintos - a cidade de Maringá (Brasil) e de Guadalajara (Espanha) - a autora procura também conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades para comparar os princípios norteadores da organização das instituições e das práticas docentes, assim como a disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais à luz das necessidades de uma escola inclusiva. O livro encaminha ainda uma reflexão crítica sobre o processo de exclusão no qual se insere a sociedade de forma geral, focalizando as escolas, dessa forma, como parte integrante do um conjunto maior.
Educação inclusiva no Brasil: legislação e contextos, traz uma reflexão a respeito dos contextos e as legislações que envolvem o ensino voltado para pessoas com necessidades educacionais especiais. Os autores, ao longo da obra, destacam a importância de se discutir propostas possíveis para o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, problematizando possíveis soluções diante dessa realidade no atual ensino regular, e o contexto da legislação da educação inclusiva.
Em Educação Inclusiva no Brasil: deficiência intelectual e empregabilidade trata da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nesta obra é debatida a empregabilidade dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, além de problematizar os paradigmas médicos e sociais acerca da deficiência intelectual. As questões de desenvolvimento intelectual são discutidas em algumas propostas de trabalho e orientações metodológicas a serem desenvolvidas com alunos com deficiência intelectual, promovendo a autonomia destes sujeitos e o acesso e permanência a espaços do saber. Os estudos que compõe esta obra têm a finalidade de esclarecer alguns mitos e verdades referentes à deficiência intelectual, suas reflexões destinam-se a estudantes, professores, coordenadores, pesquisadores e demais profissionais que queiram contribuir com a inclusão, pois uma escola de todos é aquela construída com todos.
Quais são as origens históricas do movimento pela inclusão social de pessoas com deficiência? Qual o papel da educação especial nesse contexto? Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais? O que dizem os textos legais sobre a educação desses alunos? Em que perspectiva deve estar assentada a formação dos professores? O debate envolvendo reflexões para as respostas a essas, entre outras questões, é estimulado nesta obra, que visa proporcionar a pais e educadores uma reflexão crítica sobre os fundamentos que permeiam a educação especial no Brasil, de acordo com os seguintes eixos temáticos: história e deficiência, políticas públicas e inclusão escolar, currículo e educação especial e formação de professores. Dessa forma, você é convidado a conhecer: as concepções e práticas relacionadas às pessoas com deficiências na história; a transição entre e a integração e a inclusão social das pessoas com deficiência; os fundamentos teóricos e legais da educação especial e da inclusão; as terminologias que definem o alunado alvo da educação especial; a organização curricular na escola inclusiva; a formação de professores no contexto da educação inclusiva.
Educação Inclusiva no Brasil: surdez e ensino bilíngue discute as transformações sociais e educacionais relacionadas ao ensino bilíngue e o entendimento das especificidades das pessoas com surdez em ambiente escolar. A obra não deixa de problematizar as questões de reconhecimento da identidade e da cultura surda na escola. Assim, todos os trabalhos partem da proposta inclusiva de que é possível desenvolver integralmente os alunos, além disso, os autores discutem também a urgência dos profissionais Tradutores e Intérpretes nas salas de aulas regulares de ensino. As reflexões nesta obra destinam-se a professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais a fim de garantirem uma sociedade de todos, com todos e para todos.
A educação sempre foi a base de qualquer nação, sendo um dos princípios para a formação integral do homem em sociedade. Com o tempo, a educação teve que ser moldada através da renovação das práticas metodológicas para atender diversas necessidades. Hoje, sabemos que a aprendizagem e a relação entre o professor e o aluno que permeia o conhecimento dentro de uma instituição de ensino devem ser maiores que qualquer diferença social, a chamada educação inclusiva traz a ideia de que todos devem passar por uma unidade escolar e adquirir dela o melhor aproveitamento que se pode ter. As políticas e práticas inclusivas referem-se ao ensino de qualidade suprindo necessidades que existem na sociedade. Nesse contexto, o livro traz uma parte da história da educação no Brasil e como foi instalada a ideia de mudança no ensino para que as escolas pudessem adequar seu currículo às necessidades especiais, referindo-se a deficiências físicas e mentais, transtornos globais do desenvolvimento, defasagens de aprendizagem que estejam coligados à problemas sociais e/ou familiares, além de valorizar as diferenças dos alunos trabalhando contra a discriminação de gênero, raça e classe social. Dentro dessa perspectiva, argumenta-se sobre a formação pedagógica e a importância de se ter mais estrutura e preparação durante os cursos superiores de profissionais da educação, seguido da visão de quais são os desafios das escolas brasileiras em torná-las acessíveis desde a infraestrutura até o projeto político pedagógico e o que já funciona dentro do país, através das leis vigentes que defendem a educação inclusiva em território nacional.
Seleção cuidadosa desses escritos, sintetizando o pensamento e a obra de Emílio Figueira em mais de 30 anos de militância, oferecendo nestas páginas sua visão abrangente, opiniões e trabalhos dedicados para promover a inclusão educacional no Brasil. Elaborada para ser uma obra de consulta permanente, “Introdução Geral à Educação Inclusiva”, 2a edição revista e ampliada, 2023, é dirigida a educadores, familiares e interessados em geral. São mais de 400 páginas de história da inclusão, seus artigos, suas principais entrevistas, orientações pedagógicas práticas desde a inclusão escolar na infância até a universidade, conteúdo de aulas ministradas pelo autor, ideias e explicações de como desenvolver monografias ou trabalhos científicos sobre a temática, além de legislações internacionais e nacionais. Os professores vêm cada vez mais buscando formação específica para essa área, para conseguirem complementar melhor suas teorias e práticas pedagógicas e atender as necessidades de todos os seus alunos que vierem as suas salas. Um conhecimento possui valor sem igual atualmente, porém, com tantos conteúdos espalhados na rede de qualidades variadas, é muito difícil ter acesso a esse conhecimento de forma confiável, clara, organizada e objetiva, para todas as pessoas que desejam se introduzir no mundo da Educação Inclusiva.
The book provides an overview of state-of-the-art research from Brazil and Germany in the field of inclusive mathematics education. Originated from a research cooperation between two countries where inclusive education in mathematics has been a major challenge, this volume seeks to make recent research findings available to the international community of mathematics teachers and researchers. In the book, the authors cover a wide variety of special needs that learners of mathematics may have in inclusive settings. They present theoretical frameworks and methodological approaches for research and practice.