Download Free Desafios Na Formacao Do Educador Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Desafios Na Formacao Do Educador and write the review.

Nesta obra, Ruy Cezar do Espírito Santo explicita os valores que, segundo sua ampla experiência, devem nortear a educação em todos os níveis. Entre os temas abordados pelo autor estão a relação professor-aluno, o papel da família no processo de ensino-aprendizagem, a interdisciplinaridade, a ligação entre escola e comunidade e os princípios da Pedagogia Waldorf, vista pelo autor como modelo ideal de educação.
Nesta obra, Ruy Cezar do Espírito Santo busca explicitar os valores que, segundo ele, devem nortear a educação em todos os níveis. Combativo, ele denuncia o conhecimento bancário apontado por Paulo Freire como grande obstáculo à formação de seres humanos éticos e críticos. Entre os temas abordados por Ruy estão a relação professor-aluno; a importância do ensino de artes; as lendas e os mitos na educação; o papel da família no processo de ensino-aprendizagem; a problemática da disciplina exigida dos alunos; a interdisciplinaridade e a ligação entre escola e comunidade. Um dos capítulos fala, ainda, sobre os princípios da Pedagogia Waldorf, vista pelo autor como modelo ideal de educação.
Nesta obra, Ruy Cezar do Espírito Santo explicita os valores que, segundo sua ampla experiência, devem nortear a educação em todos os níveis. Entre os temas abordados pelo autor estão a relação professor-aluno, o papel da família no processo de ensino- aprendizagem, a nterdisciplinaridade, a ligação entre escola e comunidade e os princípios da Pedagogia Waldorf, vista pelo autor como modelo ideal de educação.
O Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores é um dos mais importantes eventos nacionais para a discussão do papel dos docentes e das possibilidades de melhoria de sua prática profissional nos diversos níveis de ensino. Ao compilar as comunicações e debates da sexta versão do evento, realizada em 2001, sob o tema "Formação de educadores: desafios e perspectivas para o século XXI", este livro confirma essa tradição. Os 31 textos aqui reunidos discutem temas de grande relevância para os educadores, como os aspectos politicos na produção do livro didático, a preparação técnica e a formação ético-política dos professores, as novas tecnologias na educação presencial e a distância, além da formação do professor de educação especial na perspectiva da inclusão e a diversidade cultural e indisciplina na educação contemporânea.
Atualmente sabemos bem mais sobre as diferentes formas de aprender, compreendemos que há inúmeras possibilidades de efetivação do processo de ensino e aprendizagem, ao contrário do que os educadores sabiam há um século. Além de auxiliar na busca de soluções para o atendimento satisfatório dos educandos, estes conhecimentos também nos impõem grande responsabilidade uma vez que aos olhares desavisados, que ignoram o fato de que cada indivíduo é único e, do mesmo modo, a forma como aprende, todas as repostas estão dadas pelas teorias. Neste contexto, apesar de a escola não ser o único espaço de formação e construção do conhecimento, desde a estruturação dos modernos sistemas de educação de massa no século XIX, a instituição escolar tornou-se o principal espaço de integração social e de preparação para o mundo do trabalho. Desde então, observamos a crescente transferência para a escola das questões sociais o que exige que esta, os seus autores e os meios utilizados tragam respostas às necessidades sociais emergentes. Na contemporaneidade, além dos pontos acima destacados, um dos maiores desafios é arquitetar práticas pedagógicas em que o professor articule o processo de ensino atendendo à função social e educativa que a escola possuí, ou seja, compreendendo que o ato de ensinar estimula diferentes aprendizagens. Para a concretização dessas novas abordagens e o consequente envolvimento dos alunos é imprescindível a formação continuada dos professores, o que nem sempre é possível em virtude de questões financeiras e estruturais, especialmente da rede pública. Portanto, o desafio da qualificação e atualização docente é também um ponto que afeta a educação brasileira na contemporaneidade, especialmente após a pandemia de Covid-19, que expôs a desigualdade de nossa educação. Refletir sobre estes e outros desafios característicos do contexto que vivenciamos, cujos reflexos são nítidos no campo da educação, é o ponto de partida da presente obra cujo principal objetivo é auxiliar na compreensão das questões latentes na educação contemporânea. Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões sobre a educação
O trabalho educativo é uma atividade intencional com finalidade de produzir a humanização do indivíduo e isso perpassa pelo processo formativo do professor que, a nosso ver, deve partir dos pressupostos de uma filosofia transformadora e constituinte do ser social com visão que suplante o senso comum. Nesse sentido, este livro discute o processo de Formação Continuada dos professores, as concepções que o fundamentam, as relações com as políticas públicas, possibilidades de desenvolvimento epistemológico e político, e necessidades formativas dos professores para possíveis alternativas de superação dos padrões preestabelecidos com vistas a uma formação crítica e emancipatória. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir de inquietações advindas da prática pedagógica e da vivência profissional dos pesquisadores, trazendo à luz traços marcantes do cenário em que estão imersas as relações da Formação Continuada, na realidade concreta e suas implicações na prática educativa, fatores que possibilitaram conhecer as principais perspectivas, contradições e os desafios que atualmente permeiam esse processo formativo. Por apresentar importantíssimas contribuições à área educacional, esta obra é indicada a professores, formadores, gestores e pesquisadores que buscam pensar e construir conhecimentos que contribuam para a Formação Continuada de professores da educação básica.
Criada a partir de preocupações compartilhadas em um grupo de pesquisas, esta coletânea aborda especificidades da realidade do trabalho e da formação docente no contexto brasileiro. Nesse sentido, são apresentados estudos que perpassam por temas de alta relevância atualmente, como a prática pedagógica na educação infantil, as transformações do ambiente escolar e a literatura infantil, entre outros. O objetivo é contribuir para o conhecimento sobre a formação de professores em suas diversas dimensões, tendo em vista a melhora das condições do trabalho docente no Brasil.
O presente livro, incialmente artigo evidenciou como a prática docente está atrelada à questões de sociabilidade entre equipe escolar, especificadamente professores (as), à formação (in)suficiente para atuarem como docentes e à formação continuada após a graduação para garantirem maior qualidade na educação infantil. Utilizamos o método dedutivo para analisar as informações obtidas. Quanto aos objetivos, no geral pensamos a prática do (a) professor (a) na escola no período do estágio até os cinco primeiros anos de atuação e refletimos as possibilidades de amenizar as dificuldades que encontram e especificamente Identificamos as práticas relacionadas ao período de transição de discente para docente e com ela a visão que se tem da realidade escolar; analisamos a relevância de cada desafio, seja com formação ou socialização, no campo teórico e o tipo de comportamento mais presente no início de carreira; entendemos a prática e as dificuldades com domínio de conteúdo e ausência de apoio escolar, que por sua vez, interferiria na qualidade profissional. No decurso do trabalho notamos a importância do estágio e da escola como espaço de formação. A revisão do referencial teórico mostrou que esse profissional atua em meio a dificuldades de cunho político porque não tem os mesmos benefícios dos concursados, isso inclui capacitação e formação, de nível teórico porque sem a clareza do conteúdo adequado para ser aplicado ao ensino infantil a qualidade da prática fica comprometida. Consideramos, dedutivamente, que a atuação do docente principiante necessitaria de apoio da comunidade escolar, especialmente de seus pares e companheiros de profissão, para lidarem com suas frustrações e cansaços, de programas que promovam seu desenvolvimento profissional, de melhores condições de trabalho, vínculo e valorização institucional.