Download Free Contribuicoes Da Analise De Discurso Critica No Brasil Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Contribuicoes Da Analise De Discurso Critica No Brasil and write the review.

Um livro para quem quer fazer análise de discurso e não sabe como Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa é um lançamento que prestigia uma teoria da Linguística que cada vez mais desperta o interesse de pesquisadores de várias áreas. Este livro privilegia uma abordagem metodológica. Os autores buscam contribuir para o debate a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que, embora não seja tão nova, tem gerado diversos desdobramentos. A própria Análise de Discurso Crítica (ADC) é uma dentre as várias vertentes no largo campo dos estudos do discurso. Nesta obra – escrita a seis mãos – o(a) leitor(a) vai encontrar uma abordagem sistemática do discurso, que busca evitar generalizações e promover análises de textos e das práticas que os produzem. Ela é composta de três partes: a primeira traz uma discussão sobre a ADC como método de pesquisa qualitativa para a crítica social; a segunda aborda a relação entre ADC e etnografia; e a terceira apresenta exemplos de análise. É, como se pretende, o método em ação, numa perspectiva didática, de modo a facilitar o uso do instrumental por pesquisadores ainda sem muita familiaridade com a abordagem.
Este livro retoma o trabalho de Carlos Henrique Escobar, autor que, nas décadas de 1960 e 1970, traduziu, discutiu e difundiu estudos franceses que articulavam marxismo com Linguística e apontavam as relações entre discursos, sujeitos e ideologias. Dialogando com os trabalhos de Althusser e Pêcheux e apontando lacunas e reinterpretações da obra de Saussure – décadas antes dos consagrados estudos de Simon Bouquet –, Escobar propunha uma Ciência dos Discursos Ideológicos assentada em Marx, Saussure e Freud, considerando a língua como um produto histórico-ideológico e o discurso como materialização da ideologia. Esse primórdio da Análise do Discurso no Brasil com base marxista, porém, foi interrompido pela força da repressão ditatorial. O projeto teórico e político que se construía foi colocado à força em suspenso, e Escobar experimentou o afastamento, a prisão e o exílio. Ao tirar do esquecimento as contribuições desse grande estudioso brasileiro da linguagem, João Kogawa mostra como foi danoso o silenciamento de uma reflexão de base marxista sobre o discurso – imposto não apenas pelos antimarxistas, mas também por determinados grupos de esquerda que se reputavam guardiões de uma suposta ortodoxia. A grande contribuição deste livro reside, portanto, em reconhecer que, embora a Análise do Discurso seja essencialmente um aparato técnico que se desenvolveu e se institucionalizou nos anos 1980 no Brasil, foi em meio a lutas, situações de pobreza e exclusão intelectual, perseguições, torturas e violência nas prisões que seus fundamentos foram inicialmente levantados.
Com esta obra, a autora Alessandra Coutinho Fernandes pretende fornecer ao leitor um panorama dos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC) a fim de levá-lo a refletir sobre as contribuições dessa área. Com uma linguagem acessível e didática, a autora apresenta as teorias linguísticas e sociais que embasam as pesquisas da ADC, bem como o surgimento dela – fruto do fortalecimento do paradigma linguístico funcionalista e do despontar da linguística crítica –, suas diferentes abordagens e diálogos com as outras áreas.
Dando sequência ao volume anterior (organizado pelos professores Ida Lucia Machado e Renato de Mello), este livro reúne catorze trabalhos que foram apresentados em conferências e mesas-redondas no III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, realizado pelo Núcleo de Análise do Discurso (NAD) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras da UFMG, de 1o a 4 de abril de 2008.Tendo como eixo temático Emoções, Éthos e Argumentação, o referido simpósio teve como seus principais objetivos: 1) promover uma ampla discussão sobre os ethé analítico-discursivos, ligados a diferentes objetos e situações de comunicação; 2) avaliar a importância de uma Análise do Discurso que se preocupe com o papel das emoções no âmbito dos estudos discursivos; 3) ampliar a compreensão de aspectos argumentativos inseridos na língua e no discurso.Com esta nova coletânea, esperamos dar, uma vez mais, nossa contribuição para os estudos do discurso, fornecendo ao leitor um panorama geral do que vem sendo desenvolvido nesse amplo domínio nas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior e, ao mesmo tempo, divulgando os resultados de um evento dos mais significativos no contexto internacional da atualidade.
Este livro resulta de teses, dissertações e discussões ocorridas nas reuniões do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores são pesquisadores e estudantes, que se debruçam sobre fenômenos discursivos e partem da Análise do Discurso de linha Francesa (AD), privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau, pesquisador de destaque internacional. As discussões propostas em cada um dos capítulos firmam a interdisciplinaridade constitutiva da AD e visam a mostrar caminhos discursivos disponíveis aos autores, no processo de análise das amostras selecionadas. A obra se destina a estudantes das ciências humanas e sociais, que se interessam em refletir sobre a dimensão discursiva e interdisciplinar da AD em diferentes objetos linguístico-sociais e seus modos de dizer.
O foco em práticas de letramentos, nos discursos e identidades constituídos nessas e por essas práticas marca esta coletânea e destaca sua relevância no campo dos estudos linguístico-discursivos e sociais. Recomendamos a leitura desta obra a estudantes, professores e pesquisadores, bem como a todas as pessoas que tenham interesse por questões que demandam uma posição crítica de analistas e dos cidadãos em geral e que devem ser debatidas no campo da educação, como diferentes tipos de discriminação, violência e exclusão social.
Neste livro, queremos reunir outras perspectivas em análise de discurso crítica, deixando ecoarem outros modos de compreender e fazer pesquisas nesse campo. São textos teóricos e metodológicos de mulheres que pensam os estudos críticos do discurso a partir de outros lugares, e textos de aplicação dessas abordagens por pesquisadoras e pesquisador que empreenderam um esforço de ilustração dessas perspectivas com seus dados de pesquisa. Assim, o livro se organiza intercalando três capítulos de apresentação de teorias de discurso e métodos de análise discursiva, assinados por pesquisadoras do Brasil, da Argentina e da Alemanha, e três capítulos de aplicação dessas teorias e métodos a contextos locais brasileiros. Nossa expectativa com esta obra é trazer à tona abordagens não canônicas de análise de discurso crítica, destacando suas potencialidades por meio de sua aplicação a dados situados. Já sabemos que a análise de discurso crítica é um campo heterogêneo; agora veremos a heterogeneidade em outras direções.
This manual is the first comprehensive account of Brazilian Portuguese linguistics written in English, offering not only linguists but also historians and social scientists new insights gained from the intensive research carried out over the last decades on the linguistic reality of this vast territory. In the 20 overview chapters, internationally renowned experts give detailed yet concise information on a wide range of language-internal as well as external synchronic and diachronic topics. Most of this information is the fruit of large-scale language documentation and description projects, such as the project on the linguistic norm of educated speakers (NURC), the project “Grammar of spoken Portuguese”, and the project “Towards a History of Brazilian Portuguese” (PHPB), among others. Further chapters of high contemporary interest and relevance include the study of linguistic policies and psycholinguistics. The manual offers theoretical insights of general interest, not least since many chapters present the linguistic data in the light of a combination of formal, functional, generative and sociolinguistic approaches. This rather unique feature of the volume is achieved by the double authorship of some of the relevant chapters, thus bringing together and synthesizing different perspectives.
In this book dialogue is used as a research, knowledge-sharing and community-building tool in which participants engage with each other in reflecting upon the perspectives of self and others: challenging, complementing and contradicting each other as critical peers. The book aims to be an enactment of sociological reimagination, as a way to reimagine public conversations that inspire criticality, innovation and multimodality around the intersection of identity (self), language (mediating mechanism) and power (sociocultural domain). Each chapter illustrates the use of dialogue as a participatory research tool as a way in which the sharing of knowledge and the growth of understanding occurs through meaning- and strategy-making processes. Together they present dialogue as an integrative model of self-inquiry and social activism and provide a valuable standpoint to understand the participatory nature of our very effort to question and investigate our sense of self in the world.