Download Free As Cidades Brasileiras E O Patrimonio Cultural Da Humanidade Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online As Cidades Brasileiras E O Patrimonio Cultural Da Humanidade and write the review.

A obra é um estudo inédito sobre a Convenção Relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, cuja originalidade é reconhecida, inclusive, pela Unesco, organização que lidera a cooperação internacional pela preservação do patrimônio cultural e natural da humanidade. O livro de Fernando Fernandes da Silva identifica com maestria a estrutura, o funcionamento e os mecanismos da Convenção da Unesco, demonstrando a sua ação protetora em relação aos bens culturais. Referência para estudiosos e operadores da proteção ao rico patrimônio cultural brasileiro, a edição revista e ampliada, realizada em parceria com a Edusp, ganhou apresentação de Eduardo Szazi.
A cidade patrimônio cultural da humanidade é também de seus moradores? A instigação levou à pesquisa sobre patrimônio, aqui investigado como memória social construída com pedra, histórias, saberes e personagens, em constante re/des/construção. Urbanismo, produção cultural, economia criativa e políticas públicas são áreas exploradas e analisadas por meio de diversas vozes. O livro é embasado na escuta, na literatura antropológica e traduzido para uma narrativa com experiência prática na área cultural. A obra quer provocar no leitor reflexões sobre as cidades complexas e pretende levá-lo a pensar em ações de educação, arte e cultura como engrenagens de mudança nas estruturas sociais.
O livro traz uma abordagem sobre o processo de conversão de Mariana em cidade-patrimônio no período entre 1938 e 1967, convencionalmente chamado de "fase heroica" do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir do mapeamento e da análise das relações entre os agentes do Estado incumbidos de operacionalizar a proteção do patrimônio cultural da cidade e seus habitantes, o livro tem o objetivo de olhar sincronicamente tanto para as medidas de preservação e conservação do espaço urbano quanto para os processos que provocaram a transformação da cidade, evidenciando-se, dessa forma, as tensões entre valores culturais e econômicos e entre tradição e modernidade na complexa realidade da cidade brasileira.
Na história das políticas culturais no Brasil, as da área do patrimônio são as que possuem uma larga trajetória. Nas décadas de 1970 e 1980, intensifica-se a criação de leis no âmbito municipal. O conceito de patrimônio cultural, em especial o local, é objeto de constante disputa entre os mais diversos atores sociais. Um cuidadoso trabalho de recomposição da trajetória da institucionalização da preservação do patrimônio em Juiz de Fora nos é apresentado nesta obra. Recompondo e analisando os rumos percorridos pelas políticas locais, referentes ao patrimônio material e imaterial e, ainda, mapeando as especificidades surgidas ao longo do tempo, assim com a diversidade de tratamento fornecida por diferentes gestões públicas e atores sociais, este trabalho se apresenta para os leitores como um importante estudo de caso, que lhes permite compreender um pouco mais sobre o lugar do patrimônio cultural na sociedade brasileira contemporânea.