Download Free Analise De Discurso Para A Critica Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Analise De Discurso Para A Critica and write the review.

Um livro para quem quer fazer análise de discurso e não sabe como Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa é um lançamento que prestigia uma teoria da Linguística que cada vez mais desperta o interesse de pesquisadores de várias áreas. Este livro privilegia uma abordagem metodológica. Os autores buscam contribuir para o debate a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que, embora não seja tão nova, tem gerado diversos desdobramentos. A própria Análise de Discurso Crítica (ADC) é uma dentre as várias vertentes no largo campo dos estudos do discurso. Nesta obra – escrita a seis mãos – o(a) leitor(a) vai encontrar uma abordagem sistemática do discurso, que busca evitar generalizações e promover análises de textos e das práticas que os produzem. Ela é composta de três partes: a primeira traz uma discussão sobre a ADC como método de pesquisa qualitativa para a crítica social; a segunda aborda a relação entre ADC e etnografia; e a terceira apresenta exemplos de análise. É, como se pretende, o método em ação, numa perspectiva didática, de modo a facilitar o uso do instrumental por pesquisadores ainda sem muita familiaridade com a abordagem.
Neste livro, as autoras estudando uma apresentação da teoria, método e aplicação analítica da ADC, sem perder de vista o público a quem interessa o assunto. Oferecem exemplos de prática de análise assim como um Glossário que descreve e sintetiza conceitos e categorias de análise textual.
Com abordagem interdisciplinar, este livro tem como objetivo discutir a teoria e o método em Análise de Discurso Crítica (ADC). Oferece caminhos alternativos para a análise de discurso de diversos tipos de texto, mostrando que muitas categorias de análise tradicionalmente estudadas são convocadas para a criação de sentidos e podem ser reorganizadas numa perspectiva textual/discursiva. De maneira didática, as autoras estabelecem o diálogo entre a Lingüística e as Ciências Sociais e exemplificam o uso possível das categorias de análise da ADC, aplicando-as diretamente a excertos de textos.
Neste livro, queremos reunir outras perspectivas em análise de discurso crítica, deixando ecoarem outros modos de compreender e fazer pesquisas nesse campo. São textos teóricos e metodológicos de mulheres que pensam os estudos críticos do discurso a partir de outros lugares, e textos de aplicação dessas abordagens por pesquisadoras e pesquisador que empreenderam um esforço de ilustração dessas perspectivas com seus dados de pesquisa. Assim, o livro se organiza intercalando três capítulos de apresentação de teorias de discurso e métodos de análise discursiva, assinados por pesquisadoras do Brasil, da Argentina e da Alemanha, e três capítulos de aplicação dessas teorias e métodos a contextos locais brasileiros. Nossa expectativa com esta obra é trazer à tona abordagens não canônicas de análise de discurso crítica, destacando suas potencialidades por meio de sua aplicação a dados situados. Já sabemos que a análise de discurso crítica é um campo heterogêneo; agora veremos a heterogeneidade em outras direções.
O foco em práticas de letramentos, nos discursos e identidades constituídos nessas e por essas práticas marca esta coletânea e destaca sua relevância no campo dos estudos linguístico-discursivos e sociais. Recomendamos a leitura desta obra a estudantes, professores e pesquisadores, bem como a todas as pessoas que tenham interesse por questões que demandam uma posição crítica de analistas e dos cidadãos em geral e que devem ser debatidas no campo da educação, como diferentes tipos de discriminação, violência e exclusão social.
Com esta obra, a autora Alessandra Coutinho Fernandes pretende fornecer ao leitor um panorama dos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC) a fim de levá-lo a refletir sobre as contribuições dessa área. Com uma linguagem acessível e didática, a autora apresenta as teorias linguísticas e sociais que embasam as pesquisas da ADC, bem como o surgimento dela – fruto do fortalecimento do paradigma linguístico funcionalista e do despontar da linguística crítica –, suas diferentes abordagens e diálogos com as outras áreas.