Download Free Alfabetizacao Matematica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online Alfabetizacao Matematica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental and write the review.

O número de publicações na área da aprendizagem da matemática ainda é menor do número de livros e artigos que são publicados na área da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, essa diferença já foi bem maior. Há uma crescente preocupação entre educadores e pesquisadores na área do ensino e aprendizagem da matemática em divulgar seus trabalhos, oferecendo recursos para o avanço na educação matemática. Contribuem para essa motivação, por um lado, a progressiva importância da matemática na atualidade, tanto na vida diária das pessoas, quanto no domínio das tecnologias; por outro lado, os alarmantes índices de fracasso na aprendizagem da matemática. É nessa perspectiva, que se insere esta publicação, indicada a professores do ensino fundamental, que desejam conduzir sua prática considerando o desenvolvimento da cognição matemática dos alunos, os princípios da própria matemática e a importância de contextualizar a matemática na vida diária. O livro é apresentado em dois grandes blocos, que oferecem um caminho profícuo para o aprofundamento teórico e o aprimoramento da prática. O primeiro é dedicado aos fundamentos teóricos do ensino-aprendizagem da matemática. O segundo apresenta diferentes exemplos ilustrativos de projetos matemáticos específicos, identificando objetivos, descrição das atividades, recursos, avaliação, consideração das necessidades especiais. Interligando os dois blocos está a permanente preocupação com significado e compreensão, com a intenção de oportunizar atividades que façam sentido e que estejam conectadas com a realidade dos alunos e é demonstrado o quanto as práticas mecanicistas do ensino tradicional da matemática podem ser nociva para eles. Do Prefácio escrito por Clarrisa S. Golbert
O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental consiste em um frequente desafio para professores, do mesmo modo que o ensino da língua materna. Com base nessa realidade, as autoras elaboram a presente obra, cujo objetivo principal é oferecer a professores e educadores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental respaldo teórico e metodológico para um ensino da Matemática que seja incentivador de aprendizagem e possibilite às crianças o desenvolvimento do pensamento teórico sobre os conceitos e as noções referentes a essa disciplina.
Neste livro, as autoras discutem o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental num movimento entre o aprender e o ensinar. Consideram que essa discussão não pode ser dissociada de uma mais ampla, que diz respeito à formação das professoras polivalentes – aquelas que têm uma formação mais generalista em cursos de nível médio (Habilitação ao Magistério) ou em cursos superiores (Normal Superior e Pedagogia). Nesse sentido, elas analisam como têm sido as reformas curriculares desses cursos e apresentam perspectivas para formadores e pesquisadores no campo da formação docente. O foco central da obra está nas situações matemáticas desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais. A partir dessas situações, as autoras discutem suas concepções sobre o ensino de matemática a alunos dessa escolaridade, o ambiente de aprendizagem a ser criado em sala de aula, as interações que ocorrem nesse ambiente e a relação dialógica entre alunos-alunos e professora-alunos que possibilita a produção e a negociação de significado.
O objetivo deste livro é ajudar os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a construírem uma prática em sala de aula, que parta de uma avalição diagnóstica do conhecimento matemático demonstrado pela criança e de suas possibilidades de avanço. Reunindo, em cada capítulo, fundamentos e propostas de intervenção pedagógica, a autora abre a possibilidade do leitor ter em mãos um material diferenciado de outros que ora apresentam abordagens puramente teóricas ou apenas sugestões de atividades, desvinculadas de uma base científica. Ao discutir acerca da construção do conceito do número, da aprendizagem do cálculo, dos caminhos para um trabalho prazeroso com problemas matemáticos e a educação financeira, dentre outras abordagens, a autora explicita o seu desejo de que a Matemática, ainda "odiada" por muitos, se transforme em instrumento de cidadania e "paixão" para as nossas crianças. Nesse sentido, as diferentes propostas de jogos e brincadeiras e a exploração de conceitos matemáticos presentes nas práticas sociais, traduzem estudos e pesquisas de mais de 40 anos que incluem, tanto experiências docentes em escolas infantis, quanto a formação de educadores e psicopedagogos em diferentes instituições de ensino superior.
Neste livro, Ana Selva e Rute Borba abordam o uso da calculadora, desmistificando preconceitos e demonstrando a sua grande contribuição para o processo de aprendizagem da Matemática. As autoras apresentam pesquisas, analisam propostas de uso da ferramenta em livros didáticos e descrevem experiências inovadoras em sala de aula nas quais o uso da calculadora possibilitou avanços nos conhecimentos matemáticos dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas trazem também diversas sugestões de uso da calculadora na sala de aula que podem contribuir para um novo olhar por parte dos professores para o uso do instrumento cotidiano da escola.
Neste livro a autora aborda a Prática Pedagógica de professores no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto didático da Resolução de Problemas, tendo como horizonte a realidade de trabalho na qual os professores se inserem e as implicações pedagógicas decorrentes da sua formação, dos modelos didático-pedagógicos enunciados na prática pedagógica cotidiana, sem perder de vista, a conjuntura sociopolítica que envolve o problema da educação no país. Com o olhar da Teoria Histórico-Cultural, a investigação retratada no livro ao focalizar a Prática Pedagógica docente aborda diferentes temáticas relacionadas aos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos Anos Iniciais e revela a importância do conhecimento matemático para a consolidação dos processos de leitura e de escrita. A relevância da obra situa-se no constante diálogo com os professores, que têm a possibilidade de descrever suas angústias, dificuldades e possibilidades, num contexto em que as condições de trabalho não são favoráveis ao aperfeiçoamento da prática docente. Sem dúvida, este livro pode contribuir para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais e também nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Trata-se, também, de um material útil para a equipe de gestão das escolas e contribui para o campo de pesquisa da Educação e Educação Matemática.
This book presents, for the first time in English, the state of the art of Mathematics Education research in Brazil, a country that has the strongest community in this field in Latin America. Edited by leading researchers in the area, the volume provides the international academic community a summary of the scientific production of the thirteen working groups of the Brazilian Society of Mathematics Education (SBEM), the national scientific society that brings together researchers, teachers, students and other professionals of the area. These working groups meet every three years at the International Seminar of Mathematics Education (SIPEM) and cover the following topics: Mathematics Education in the Early Years and Primary Education (Y1-Y5); Mathematics Education in the Middle School (Y6-Y9); Mathematics Education in the High School (Y10-Y12); Mathematics Education at the University level; History of Mathematics, Culture and Mathematics Education; Digital Technologies and Distance Education; Teacher Education; Assessment and Mathematics Education; Cognitive and Linguistic Processes in Mathematics Education; Mathematical Modeling; Philosophy of Mathematics Education, Teaching Probability and Statistics; and Difference, Inclusion and Mathematics Education. Each chapter of the book presents an overview of the production of a working group and they are all preceded by an introduction by professor Ubiratan D’Ambrosio, one of the pioneers of Mathematics Education in Brazil.
Este livro tem como objetivo subsidiar professores dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático dos alunos e favorecer a compreensão de conhecimentos sistematizados em diferentes componentes curriculares. Inclui sugestões de atividades, jogos e fichas didáticas, bem como formas de registro promotoras do desenvolvimento de habilidades relacionadas a ler, a escrever e a resolver problemas – competências desenvolvidas na educação básica. A obra aborda:
Muitas pesquisas têm sido produzidas no campo da Educação Matemática sobre o ensino de Geometria. No entanto, o professor, quando deseja implementar atividades diferenciadas com seus alunos, depara-se com a escassez de materiais publicados. As autoras, diante dessa constatação, constroem, desenvolvem e analisam uma proposta alternativa para explorar os conceitos geométricos, aliando o uso de imagens fotográficas às produções escritas dos alunos. As autoras almejam que o compartilhamento da experiência vivida possa contribuir tanto para o campo da pesquisa quanto para as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.