Download Free A Recepcao Da Epistemologia De Fleck Pela Pesquisa Em Educacao Em Ciencias No Brasil Book in PDF and EPUB Free Download. You can read online A Recepcao Da Epistemologia De Fleck Pela Pesquisa Em Educacao Em Ciencias No Brasil and write the review.

Este artigo apresenta um estudo que investigou a recepção da epistemologia de Ludwik Fleck pela pesquisa em Educação em Ciências. Foram analisadas teses e dissertações produzidas no período de 1995 a 2010, em programas nacionais de pós-graduação. Os dados apontam que na década de 1990 surgiram os primeiros estudos e que há uma concentração de trabalhos em instituições do Sul do Brasil, notadamente na UFSC, especialmente na área da Educação em Ciências, estando o maior volume de estudos concentrados nos eixos emergência de um fato científico, formação de professores e análise da produção acadêmica. Destaca-se a significativa contribuição das categorias epistemológicas estilo de pensamento, coletivo de pensamento e circulação intra e intercoletiva de ideias no processo de produção do conhecimento.
Este livro compartilha os principais resultados de investigações e discussões promovidas por pesquisadoras(es) de alguns grupos de estudos e pesquisas em Ensino de Ciências no Brasil a fim de que estudiosas(os) da educação, professoras(es) e licenciandas(os) possam vislumbrar aproximações entre a pesquisa acadêmica e a prática escolar, visando uma educação científica mais crítica. Os textos apresentam reflexões e resultados das propostas de recursos didáticos, metodologias e abordagens não tradicionais, proposições de reconfigurações curriculares e análises epistemológicas e teórico-metodológicas de diferentes referenciais que estão sendo pesquisados no interior dos grupos de estudos e pesquisas. Nesse sentido, as(os) autoras(es) compartilham resultados de investigações e discussões produzidas em algumas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências, realizadas pelos docentes e discentes universitários nos cursos de licenciatura e programas de pós-graduação, e seu impacto na formação de professores e no ensino básico. Para guiar as reflexões sobre esta questão, trazemos discussões atuais, que têm ganhado expressão na Educação Científica e Tecnológica, tais como: a Alfabetização Científica e Tecnológica; a pesquisa na Fenomenologia e na Hermenêutica no contexto da Análise Textual Discursiva; a Metacognição; a epistemologia de Fleck e a cultura maker; a Teoria Ator-Rede de Latour; a Divulgação Científica; a Reconfiguração Curricular na perspectiva: da Interdisciplinaridade e Práticas Interdisciplinares, do Cenário Integrador e da Abordagem Temática Freireana; a Educação do Campo; a Pesquisa Baseada em Design/Projeto e o Ensino por Investigação.
This volume, The Brazilian Studies in the Philosophy and History of Science, is the first attempt to present to a general audience, works from Brazil on this subject. The included papers are original, covering a remarkable number of relevant topics of philosophy of science, logic and on the history of science. The Brazilian community has increased in the last years in quantity and in quality of the works, most of them being published in respectable international journals on the subject. The chapters of this volume are forwarded by a general introduction, which aims to sketch not only the contents of the chapters, but it is conceived as a historical and conceptual guide to the development of the field in Brazil. The introduction intends to be useful to the reader, and not only to the specialist, helping them to evaluate the increase in production of this country within the international context.
This volume explores communication in organizations and advances the theory that an organization is both a pragmatic and cognitive construction. It is written for scholars in organizational communication, org studies, management, and related fields.
Four communications scholars from the University of Montreal grapple with the disparity between the basically positive view of communications and information technology as a whole and less than enthusiastic responses to specific implementations of it. They discuss the basic concepts of structuration theory and communication as its modality, technol